ASN MS Atualização
Compartilhe

Sebrae/MS apresenta oportunidades sustentáveis no Pantanal para produtores rurais

Pró Pantanal tem ações para valorizar o empreendedor pantaneiro e atuar, em parceria com a ABPO, para agregar valor à carne produzida no bioma
Por Rodolfo César - Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Pró Pantanal tem ações para valorizar o empreendedor pantaneiro e atuar, em parceria com a ABPO, para agregar valor à carne produzida no bioma

Para reunir ferramentas e instrumentos que valorizem a cultura pantaneira e o empreendedor que atua dentro do Pantanal, o Sebrae criou o Pró Pantanal. O Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal foi apresentado para produtores rurais como forma de ressaltar as oportunidades que existem de crescimento sustentável. A apresentação fez parte do evento “Um Pantanal de oportunidades: uma vitrine para o mundo”, realizado no Sindicato Rural de Campo Grande.

O programa é uma iniciativa do Sebrae para fomentar as atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. Esses setores sofreram impacto negativo diante dos incêndios ocorridos entre 2019 e 2021. A pandemia, iniciada em 2020, também causou reflexos que atrapalham empreendedores que atuam no bioma.

Rodrigo Maia, gerente da unidade de competitividade do Sebrae/MS, ressalta que o Pró Pantanal permite medidas necessárias para garantir que o empreendedor pantaneiro consiga estruturar-se e buscar desenvolvimento para o seu negócio. “No programa Pró Pantanal reunimos as melhores ferramentas e instrumentos para oferecer ao produtor rural, o empresário do turismo, o empreendedor da economia criativa todas as capacitações, consultorias e participação em eventos para que ele melhore a competitividade do negócio. Seja na parte de recursos humanos, gestão financeira, orientação de inovação. A gente quer mostrar a força do empreendedor pantaneiro”, pontua.

Dentro do eixo do agronegócio, o trabalho em parceria com a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) procura criar meios de consolidar a qualidade da carne pantaneira, bem como agregar valor a esse produto tradicional, consolidando uma produção sustentável e orgânica com certificação. Nessa esteira de contribuir para o desenvolvimento desse mercado, agora no final de maio, em Corumbá, o Sebrae/MS apoiou a realização do Festival da Carne de MS. Esse evento ocorreu dentro do Festival América do Sul e foram consumidos 500 kg de carne sustentável, adquirida de negócios sediados na Capital do Pantanal.

Parceria com a ABPO

O trabalho que envolve a ampliação dos certificados de carne sustentável e orgânica no Pantanal garante a micro e pequenos produtores rurais agregar valor ao produto. O Pró Pantanal, em parceria com a ABPO, está ofertando consultoria gratuita para que os criadores obtenham o protocolo que atesta essa qualidade da proteína pantaneira. Os pecuaristas da região que aderem à produção orgânica ou sustentável podem optar por receber pela certificação para o sistema orgânico (devem seguir a legislação de produção orgânica determinada pelo Lei Federal n° 10831) a isenção de 67% do ICMS. E para o sistema sustentável (adoção do protocolo da ABPO), isenção de 50% do ICMS.

O bioma ainda passa por um período de maior exposição ao mercado, de forma geral, por conta da transmissão da novela Pantanal, da rede Globo, que é gravada em propriedade localizada em Aquidauana (MS). Esse momento pode representar em alavanca para consolidar resultados mais satisfatórios aos empreendedores. “O Sebrae sempre esteve presente no Pantanal e a gente enxerga que o componente novela que temos agora ajuda a agregar mais valor para as atividades produtivas. Agregar mais valor representa para o produtor buscar uma certificação, implementar uma medida de boa prática, melhorar a gestão na empresa. A gente precisa recuperar toda essa atividade econômica impactada pelo fogo, pela pandemia”, ressalta o gerente da unidade de competitividade do Sebrae/MS.

Alessandro Coelho, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, enfatiza que a formação de um comitê estratégico, com reuniões regulares, permite o desenvolvimento de estratégias para conectar o Pró Pantanal com outras ações ligadas à cultura, ciência e tecnologia, negócios, a pecuária e o turismo para trabalhar no desenvolvimento sustentável do Pantanal. “Nossa ideia é que empresas como a Energisa, Sebrae, ABPO, Semagro, produtores rurais e outras entidades que se interessam na manutenção da biodiversidade e na geração de novas ações empreendedoras reúnam-se com uma periodicidade determinada, para que possamos monitorar, quantificar e acompanhar essas ações que merecem destaque”, indica Alessandro Coelho.

O evento foi realizado pela TV Morena, Sindicato Rural de Campo Grande e ABPO e ocorreu na terça-feira (7). Houve a presença de Eduardo Cruzetta, presidente da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO); Marivaldo Miranda, coordenador de pecuária da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); e Cristina Moreira da Rocha Bastos, proprietária da Pousada Pioneiro.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

  • carne orgânica
  • Pró Pantanal