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Sebrae/MS orienta donos de pequenos negócios para aumentar vendas no Dia dos Pais

Principal recomendação da instituição é planejamento para potencializar as vendas nesta data
Por Nayara Tiago
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Principal recomendação da instituição é planejamento para potencializar as vendas nesta data

No próximo dia 14 de agosto será comemorado o Dia dos Pais. A data é uma das mais importantes do calendário do comércio e abre a programação das promoções do segundo semestre, que ainda conta com o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Para os empresários que pretendem impulsionar as vendas nesse período, o Sebrae/MS orienta na implementação de algumas estratégias.

Do presente tradicional ao inovador, o Dia dos Pais traz oportunidades para os mais diferentes setores de atividades. Segundo pesquisa de intenção de consumo para a data, realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF/MS), os presentes preferidos apontados pelos consumidores foram: Artigos do vestuário (43,40%), Perfumes/loção pós barba (26,50%), Acessórios (18,90%), Calçados (15,70%), Relógio (8,60%) e Eletrônicos (6,10%).

Planejamento

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira, a palavra-chave para aproveitar a data para fortalecer os negócios é o planejamento. “Isso quer dizer que o empresário precisa preparar a equipe, ampliar a divulgação com presença digital, organizar os estoques e ativar o relacionamento com os clientes, além de entender o comportamento do consumidor para saber quais seriam as ações para melhorar as vendas”, destacou.

Como o analista disse, o planejamento começa com a gestão do estoque da empresa. Os empresários precisam se programar para não deixar faltar na prateleira esses itens que funcionam como principais atrativos da clientela. Outro passo importante é mostrar para o público potencial como o negócio se organizou para atender às expectativas dos consumidores. Nesse sentido, vale à pena investir nas redes sociais, além de utilizar os aplicativos de mensagem para falar diretamente com clientes antigos.

Uma equipe de vendedores preparada é outro passo fundamental para alcançar resultados positivos nas vendas de datas comemorativas. Além de conhecer os produtos da empresa, os funcionários precisam saber ouvir e entender as necessidades dos clientes. Afinal, o atendimento é considerado um dos principais atrativos nos estabelecimentos por pelo menos 42% dos entrevistados no levantamento do Sebrae/MS em parceria com a Fecomércio.

Quem presenteia no Dia dos Pais, muitas vezes, procura opções que atendam à sua vontade e necessidade, mas nem sempre tem em mente um presente definido na hora da compra. “Por isso, a oferta de kits pode ser uma excelente opção para os clientes indecisos ou que buscam algo mais prático. Essa pode ser uma boa estratégia para atrair novos clientes também”, finaliza o analista-técnico do Sebrae/MS.

A pesquisa de intenção de consumo para o Dia dos Pais pode ser conferida na íntegra no Data Sebrae. Mais informações aos empreendedores por meio do número 0800 570 0800.

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