ASN MS Atualização
Compartilhe

Feira itinerante “Minha Chance” leva capacitações e oportunidades para bairros de Campo Grande

Ação já percorreu Aero Rancho e Moreninhas e oferece serviços que beneficiam população e empresários locais. Próxima parada é no Jardim Noroeste
Por Filipi Yamashita e Natália Moraes
ASN MS Atualização
Compartilhe

Ação já percorreu Aero Rancho e Moreninhas e oferece serviços que beneficiam população e empresários locais. Próxima parada é no Jardim Noroeste

O “Minha Chance” – programa de qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul é uma ação do Sistema Fiems, em parceria com o Sebrae/MS, que está levando serviços gratuitos a diversas regiões da Capital: inscrições para cursos, atendimentos para empreendedores, encaminhamento para vagas de emprego, entre outros.

A ação já ocorreu nos bairros Aero Rancho e Moreninhas, onde mobilizou quase 3,5 mil pessoas e capacitou mais de 1,3 mil. E, neste sábado (6), a partir de 8h, o bairro Jardim Noroeste receberá a terceira edição do evento. Na primeira edição, ocorrida no dia 9 de julho, no Aero Rancho, o presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, que também preside o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS (CDE), destacou a união de esforços para a realização do programa e a expectativa em conectar pessoas a oportunidades.

Autoridades durante a abertura oficial do evento, na praça Disvaldo de Souza Bezerra, no bairro Moreninhas

“É um projeto bem estruturado, estamos iniciando no Aero Rancho e a intenção é estender para todos os bairros de Campo Grande, onde tenhamos maiores demandas dos trabalhadores. É uma ação diferenciada, porque ela está indo bairro a bairro, porta a porta, ofertando cursos e fazendo encaminhamento de emprego. Esperamos qualificar as pessoas e fazer o encaminhamento para o mercado de trabalho”, disse Longen.

Também presente na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, vice-presidente do CDE do Sebrae/MS, mencionou que o Estado vive um momento positivo na geração de empregos, porém, a população precisa se capacitar para atender às vagas.

“Mato Grosso do Sul passa hoje por um momento excepcional. Temos muitas vagas de emprego, na indústria, no comércio, na agricultura, mas, precisamos de pessoas qualificadas. Estamos oferecendo à sociedade sul-mato-grossense, a possibilidade de se qualificar, de buscar uma vaga de trabalho. Então, queremos chamar a atenção para todos, para que conheçam o programa Minha Chance”, destacou Verruck.

O diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, enfatiza a importância de qualificar a população. “Hoje, nós precisamos qualificar mão de obra. Temos pessoas que estão desempregadas e com dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. E, temos os empreendedores que estão no bairro e precisam de pessoas qualificadas. Queremos que as pessoas que moram nos bairros, acreditem que essa é uma grande chance. Estamos juntos em prol do desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”.

Um dos mais procurados, curso de Panificação mostra desde noções básicas sobre segurança do trabalho e higiene e manipulação de alimentos, até a parte prática com receitas de pães salgados, pães, doces e biscoitos

Atendimento a empresários

Como parte do Minha Chance, na semana que antecede a ação, agentes do Sebrae/MS visitam os pequenos negócios do bairro, com o objetivo de levar orientação empresarial, levantar vagas de emprego disponíveis, bem como, perguntar as principais necessidades de capacitação. A partir desta sondagem, os agentes cadastram as oportunidades encontradas no MS Contrata+, um aplicativo criado pela Fundação do Trabalho (Funtrab) que conecta empregadores e trabalhadores que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Além disso, durante o Minha Chance, o Sebrae realiza atendimento para formalização de microempreendedor individual (MEI). Outra ação, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, é a oferta de capacitações em unidades móveis, com cursos técnicos de qualificação em diversas áreas profissionais para a população, como Panificação, Costura, Solda, Construção, entre outros. Todos são gratuitos.

Na carreta de Construção Civil, alunos aprovam cursos em revestimentos e pisos, hidráulica e elétrica, entre outros

População pode solicitar “Minha Chance” em seu bairro

A escolha do bairro que receberá a ação é feita por meio de uma gincana, que leva em conta o número de inscritos por região da cidade. Interessados em participar deverão encaminhar mensagem para o WhatsApp (67) 3389-9273. Eles receberão um link com um formulário para um cadastro simples, em que deverão informar o nome, CPF, e-mail, telefone e o bairro onde moram.

O anúncio do bairro vencedor será feito no programa “O Povo na TV”, pelo apresentador Tatá Marques. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Serviço – “Minha Chance” no Jardim Noroeste

Data: 06/08/2022

Local: Rua Indianápolis com Rua Barbacena, em frente ao Mercado Juliana, no Jardim Noroeste

Horário: 8h às 13h

  • Minha Chance
  • Parceria
  • Sistema Fiems