ASN MS Atualização
Compartilhe

Sebrae e parceiros lançam projeto de ecossistema de inovação de Três Lagoas

Município conta agora com mapa do ecossistema de inovação, ambiente onde diversos atores voltados à inovação atuam de forma conjunta para potencializar competitividade local
Por Nayara Tiago
ASN MS Atualização
Compartilhe

Município conta agora com mapa do ecossistema de inovação, ambiente onde diversos atores voltados à inovação atuam de forma conjunta para potencializar competitividade local

Com o objetivo de desenvolver o mercado de inovação e tecnologia de Três Lagoas e região, um grupo de instituições incluindo o Sebrae/MS lançou na quarta-feira (01) o projeto do Ecossistema de Inovação do município. O evento contou com a palestra “O ecossistema empreendedor brasileiro”, ministrada por Andrei Golfeto, head de startups.

Três Lagoas agora conta com um mapa sobre o seu ecossistema de inovação, ambiente onde diversos atores públicos e privados e instituições voltadas à inovação atuam de forma conjunta para potencializar a competitividade local.

Assim, o grupo formado pelas entidades do Sistema S, representantes das pequenas e grandes empresas, organizações públicas e privadas, universidades, governos municipal e estadual e institutos de ciência e pesquisa, construiu de forma conjunta o plano de trabalho com as ações para desenvolver o ecossistema.

Presente no lançamento das atividades, a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, reforçou que o evento chamou a atenção para os benefícios econômicos e sociais que um ecossistema local de inovação pode trazer para o município. “A partir de agora, essa governança irá planejar os desdobramentos das ações para que o ecossistema evolua, criando em Três Lagoas um ambiente cada vez mais inovador”, afirmou.

O plano de ação compreendeu a elaboração de estratégias, ações e reponsabilidades de curto a longo prazo. Também foi proposto um modelo de gestão para o Ecossistema de Inovação a partir de três estratégias centrais: estimular o empreendedorismo inovador; ampliar a integração entre os atores do ecossistema e fortalecer o mercado de inovação e tecnologia de Três Lagoas.

O gerente do ISI Biomassa, João Gabriel Marini da Silva, ressaltou que o modelo proposto visa criar um ambiente de inovação para não só atender as demandas da indústria local já instalada, mas também atrair, reter e dar suporte a novos negócios e talentos que queiram inovar na cidade. “Lançamos a semente no dia 01 para a criação do Ecossistema Vale da Celulose em um evento que foi um sucesso e esperamos, passo a passo, ir encorpando este ecossistema de inovação para que este sucesso seja uma constante e possamos trazer benefícios para todos de Três Lagoas”, pontuou.

Kuesley Fernandes do Nascimento, que é sócio da startup Play Serviços, do polo da UNOPAR e colégio Mieza, também participou do encontro e comentou sobre a iniciativa. “Entendo que são vários benefícios que Três Lagoas vai receber com esse movimento do ecossistema a começar pela oportunidade do aprendizado prático dos alunos que estão na universidade, além geração de negócios e oportunidades localmente e isso implica em um desenvolvimento econômico da cidade. Outro benefício é que as grandes indústrias, como, por exemplo, Suzano e Eldorado, possam desenvolver soluções inovadoras localmente”, avaliou.

Ecossistema de Inovação

Os resultados do planejamento do ecossistema de inovação de Três Lagoas trazem informações sobre vocações, potenciais, tendências, oportunidades, atores, vertentes do radar de inovação, pontos fortes e fracos, nível de maturidade; estratégias prioritárias e plano de ação para os próximos anos.

O planejamento do ecossistema de inovação iniciou com a identificação dos setores estratégicos para o município, que são analisados a partir do cruzamento das informações entre as atividades econômicas mais representativas economicamente ao município, relacionadas à inovação e tecnologia, com o potencial tecnológico existente no município.