ASN MS Atualização
Compartilhe

3° Startup Weekend estimula o empreendedorismo inovador em Dourados

Metodologia para criação de negócios possibilita aos participantes conhecerem a realidade do empreendedorismo
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Para fomentar o empreendedorismo inovador e levantar as problemáticas da sociedade que podem se transformar em ideias de novos negócios, foi realizada a 3ª edição do Startup Weekend em Dourados, de 7 a 9 de junho. O evento envolveu públicos do empreendedorismo tradicional, área criativa, designs de tecnologias, estudantes e entusiastas da inovação em um processo desafiador de muito aprendizado e prática que teve duração de 54 horas, culminando na criação de projetos de mercado que foram premiados.

O Startup Weekend ocorreu na sede do Senai, sendo uma realização do Celeiro do MS e da Comunidade Tereré Valley, com apoio de diversas entidades, como a Semadesc, Sebrae, Senai, Senac, Ecossistema Local de Inovação, Cresol e Chiare & Mendes. Segundo a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis, essa união de entidades é importante para o fomento de novas ideias de negócios. “O evento promove a oportunidade de novos negócios na comunidade, transformando ideias em modelos de negócios, abrindo canais para os empreendedores e trabalhando as questões do escalonamento e da viabilidade para esses empreendimentos”, disse.

Para o diretor-presidente do Celeiro do MS, Rodrigo Jefferson Trambuch, enquanto uma das instituições organizadoras do evento, a proposta é gerar impactos para a economia da região Sul. “O Celeiro do MS teve a oportunidade de ser convidado para ser co-realizador junto com a equipe do Tereré Valley e apoia essa iniciativa porque temos o eixo de inovação e empreendedorismo desde o cerne da nossa organização. A Startup Weekend possibilita que as pessoas tenham ideias de negócios e coloquem em prática, saindo daqui novos negócios que irão contribuir com a cidade e terão reflexos na região como um todo”, afirmou.

Representando o Ecossistema Local de Inovação na abertura do evento e posteriormente fazendo parte da equipe vencedora desta edição da Semana, a engenheira de segurança do trabalho Adriana Ferreira Flores, também reforça o objetivo de trazer avanços para o desenvolvimento local. “Nosso intuito é transformar Dourados e região em um lugar melhor para se viver, por isso desejamos sucesso, persistência e que os participantes não deixem suas ideias morrerem”, incentivou.

Programação intensa com atividades práticas

Durante o evento, foram montadas oito equipes de quatro a sete participantes, que passaram por uma intensa programação de 54 horas de muito aprendizado e prática que resultou em um negócio inovador. Essa proposta contou com orientações de mentores e passou pelas etapas de levantamento de problemáticas da sociedade que poderiam se tornar ideias de negócios, validação com o mercado e os clientes em potencial, e elaboração de uma apresentação no formato de venda para futuros investidores. Na noite de domingo (9), essas propostas foram apresentadas para uma banca de jurados que observou principalmente a validação, a execução e o design da apresentação e o modelo de negócios.

Os vencedores foram o “Receba por mim” (1° lugar), um aplicativo para conectar quem quer receber uma encomenda, mas não pode ficar em casa no horário da entrega e quem tem disponibilidade e pode fornecer o endereço, o PsiMatch (2° lugar), uma ferramenta para aproximar profissionais de psicologia aos futuros pacientes com valores acessíveis ao público universitário, e o Connect Pet (3° lugar), um programa que oferece teleconsulta veterinária, possibilitando o barateamento do atendimento. Além de todo o aprendizado, as equipes classificadas receberam certificados, troféus e descontos em cursos do Senai.

“Foi desafiador todo o processo, tivemos que pivotar uma ideia anterior e pensamos que não tinha mais solução. Então foi tudo muito transformador, eu nem tinha expectativas de que a gente ia ganhar. Só temos a agradecer e já digo que estou muito ansiosa para participar da edição do ano que vem”, comentou Carolina Dias, da equipe criadora do Receba por mim.

“Desde o começo eu estava com muita expectativa, porque tinha participado de outra edição em Sinop (MT). Até chegar ao ‘Receba por mim’, tivemos que abandonar uma outra ideia inicial e recomeçar. Daí quando fomos fazer a validação nova e vimos os números chegando, ficamos assim: ‘Vai dar certo?’. E a resposta positiva veio. Por isso, apesar da expectativa alta, ela ainda foi superada e fiz um networking incrível. Vocês ainda vão usar nosso aplicativo”, complementou Lana Carvalho Farias, também da equipe vencedora.

Há 10 anos, a empreendedora Samanta Lopes participou de uma edição do Startup Weekend que foi a ‘virada de chave’ para sua transição da carreira corporativa para o empreendedorismo. Em Dourados, ela fez parte da equipe de mentores e destacou o surgimento de soluções para dores da própria comunidade.

“Aqui surgiram vários projetos que são interessantes não só para determinado grupo, mas que podem beneficiar mais pessoas e isso está partindo das pessoas. O movimento é democrático, porque não temos nenhuma limitação sobre o público. Nesta edição tivemos gerações totalmente diferentes trabalhando juntas e uma presença feminina significativa. Os participantes se apropriaram da metodologia de inovar e podem aplicar esse conhecimento em qualquer lugar, expandindo esse movimento nas comunidades”, ressaltou Samanta.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Josiane Bezerra, avalia que, neste processo, os participantes passaram por uma “jornada empreendedora”. “A perspectiva que tinham na sexta é muito diferente de como chegaram no domingo, por isso na premiação eles se emocionaram, foi porque venceram dificuldades. Nesta edição conseguimos ter times com muita qualidade técnica, sempre com desenvolvedores, com área criativa, marketing, então houve uma diversidade de áreas. Os participantes viram na realidade como é o mundo dos negócios e aprenderam que não basta ter a ideia e achar que ela é a solução, é preciso trabalhar para verificar se realmente vai atender a necessidade do cliente”, conclui.

Mais informações aos empreendedores estão disponíveis por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.