ASN MS
Compartilhe

Destinos turísticos de Mato Grosso do Sul são destaque em evento imersivo em SP

Sebrae e Fundtur promovem “Road Show – Mato Grosso do Sul: Especial por Natureza” para compartilhar potenciais do estado e aumentar fluxo de turistas
Por Natália Moraes
ASN MS
Compartilhe

Da exuberância e cultura regional encontradas no Pantanal aos atrativos de águas cristalinas em Bonito, Mato Grosso do Sul tem muito a oferecer no ecoturismo, turismo de natureza e turismo de aventura. Esse potencial foi apontado em evento imersivo realizado em São Paulo (SP), fruto de uma parceria entre o Sebrae/MS e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS): o Road Show 2024 – Mato Grosso do Sul “Especial Por Natureza”, ocorrido entre os dias 15 a 17 de maio, no Solar Fábio Prado (antigo Museu da Casa Brasileira).

O Road Show é um tipo de evento que proporciona um contato mais personalizado junto ao trade turístico. Neste em São Paulo, foram convidadas cerca de 250 pessoas, entre representantes de operadoras de turismo, agentes de viagens, mídia especializada e influenciadores da cidade e região. “Nossa expectativa foi mostrar para os empresários de São Paulo a importância e o tamanho de Mato Grosso do Sul para o turismo o que nós temos a oferecer”, pontuou o diretor-superintendente Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Para consolidar Mato Grosso do Sul enquanto relevante opção de destino turístico, a programação do evento imersivo incluiu ações como rodada de negócios com 30 empresários locais, apresentação sobre os produtos turísticos do estado, atividades de networking, divulgação da gastronomia com os chefs Marcílio Galeano, Lucas Caslu e Felipe Caran, além de shows com os artistas regionais Gabriel Sater e Marcelo Loureiro, entre outros.

Empresários de MS em Road Show 2024 – Mato Grosso do Sul “Especial Por Natureza”

O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, avalia que o evento foi uma estratégia importante para conectar o trade turístico de Mato Grosso do Sul com o de outras regiões. “Foi um evento inovador e disruptivo, para a gente mostrar o que temos em termos de Arte, Gastronomia, Música e claro, os nossos produtos turísticos por meio dos nossos empresários. São produtos que transitam entre a Cultura, a Natureza, Turismo; embalamos e entregamos aqui”, disse.

“Sem dúvida alguma precisamos trazer eventos como esse aqui para São Paulo para mostrar a nossa culinária e a nossa cultura que agrega a esses atrativos incríveis que Mato Grosso do Sul tem. É um evento que valoriza o nosso trade turístico”, complementa o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda.

Promoção do turismo

O estado de São Paulo é o maior emissor de turistas nacionais para Mato Grosso do Sul, com 39,7% de passageiros desembarcados no último trimestre de 2019, segundo o Observatório de Turismo de MS. Somente em 2023, desembarcaram 279.973 passageiros oriundos de SP nos aeroportos do estado. A estimativa é que, deste número, 212.000 eram turistas.

Divulgação da gastronomia com os chefs Marcílio Galeano, Lucas Caslu e Felipe Caran foi uma das atrações de evento imersivo

Com isso, para muitos empresários, participar do Road Show foi a oportunidade para tentar aumentar esse fluxo. “O que me motivou a participar desse evento é porque São Paulo é o principal polo emissor de turistas para Bonito. Então poder estar aqui significa contato com esses grandes players, e minha expectativa é fazer mais contatos e negócios e movimentar principalmente na baixa temporada”, revela a representante do hotel Bonito Ecotel, Kassilene Cardadeiro, que também é turismóloga.

As operadoras de turismo e as agências de viagens foram envolvidas em um cenário que mostrou a cultura, a gastronomia, a música e a sustentabilidade dos destinos. Como parte deste cenário, foram trazidas peças de artesanato de profissionais de Mato Grosso do Sul. Uma delas foi a da artesã Celair Ramos, mais conhecida como Buga Peralta, de Bonito, que trabalha com esculturas em cerâmica que retratam o dia a dia do homem pantaneiro e levou para o evento a exposição “Comitiva Pantaneira”.

“Fiquei muito feliz por ter a oportunidade de trazer o meu trabalho para São Paulo. É uma metrópole, uma vitrine para o Brasil e para o mundo; desse trabalho que é tão representativo para Mato Grosso do Sul e que emociona tantas pessoas. Quando o turista viaja e vai conhecer o nosso estado, quando ele adquire esse trabalho ele leva um pouco da nossa cultura e das nossas tradições”, destaca a artesã.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.