ASN MS Atualização
Compartilhe

Para aumentar fluxo de visitantes, empresários criam Festival de Inverno de Turismo Rural

Iniciativa na rota “Caminho dos Ipês” foi pensada por empreendedores do trade turístico local, que já foram acompanhados pelo Sebrae/MS
Por Victória Amorim
ASN MS Atualização
Compartilhe

Um grupo de empresários da rota “Caminho dos Ipês”, que abrange a área central do estado, apostou no trabalho em conjunto para lançar uma iniciativa inovadora para a região: o 1º Festival de Inverno de Turismo Rural, que prevê uma programação cultural em oito empreendimentos rurais, ao longo dos meses de junho e julho deste ano, aos sábados. A proposta é aumentar o fluxo de visitantes diante da baixa temporada por conta das temperaturas mais amenas.

A empresária Elda Regina Leite Galvão de Ávila, proprietária da Estância Alegria, na área rural de Campo Grande, afirma que a iniciativa nasceu da vontade de fortalecer a Capital e municípios próximos durante o inverno. A proposta dos empresários é mostrar que também existem opções locais para aproveitar a temporada.

“Aqui no estado nós temos um turismo basicamente de águas, os nossos clientes vêm muito no verão. Eles querem ir para as fazendas, visitar, fazer as trilhas. Mas, no outono e inverno o movimento cai. Nós arrumamos tudo, trabalhamos bem, preparamos nossos produtos, participamos das missões técnicas com o Sebrae para aprimorar o empreendimento. Queremos mudar a ideia de que as pessoas precisam viajar para outros lugares no inverno”, expõe Elda.

Com comidas típicas, música ao vivo, trilhas e outras atividades de Ecoturismo, cada estância participante do Festival tem a oportunidade de apresentar a própria programação em um sábado do mês. A ideia foi inteiramente desenvolvida pelos empresários que, em grande parte, já participaram de ações do Sebrae/MS e almejam impulsionar a movimentação nessa época do ano.

Como tudo começou

Por meio de uma caravana organizada pelo Sebrae/MS para o seminário Inspira Ecoturismo, ocorrido em Bonito em 2022, os empresários se conheceram e formaram um grupo no aplicativo WhatsApp para trocarem informações. Eloiza Magna Brizuena, proprietária do Recanto da Elô, em Jaraguari, afirma que o intuito, a princípio, era promover uma rede de apoio. “No grupo falamos abertamente de todos os problemas e de qual forma poderíamos nos ajudar. Cada um traz uma forma de trabalho e inspirações”, explica.

Foi a partir desse grupo que surgiram diversas ideias para fomentar o turismo na rota Caminho dos Ipês, onde a maioria dos empresários possuem os estabelecimentos. Uma das ideias foi a “semente” para a criação do 1º Festival de Inverno de Turismo Rural na região.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Humberto Dionísio, enfatiza que o associativismo, ou seja, a união dos empresários tendo uma causa comum, é fundamental para o crescimento do trade turístico como um todo. “Quando os empresários se juntam, começam a identificar situações para melhorar os seus atrativos. Isso faz com que eles evoluam. Saber que as ações do Sebrae desencadearam isso, um amadurecimento, uma experiência grande nesses proprietários a ponto de eles desenvolverem um Festival por conta própria é muito gratificante para nós”, afirma o analista.

Dentre as iniciativas realizadas pelo Sebrae, o programa Transforma Turismo está entre as que oferece suporte para os empreendimentos do segmento, a partir de um acompanhamento para a formatação de produtos e experiências atrativas. Os participantes também desenvolvem conexões entre eles.

As expectativas para os oito empreendedores com o Festival são a visibilidade e movimentação dos empreendimentos e, especialmente, que essa programação passe a fazer parte do calendário cultural de Mato Grosso do Sul. Posteriormente, o desejo é incrementar mais empreendimentos de Ecoturismo que tenham passado pelo programa Transforma Turismo nas próximas edições.

Confira o cronograma do Festival de Inverno de Turismo Rural:

Recanto da Elo (@recanto_da_elo), em Jaraguari: 22 de junho

Sítio Harmonia (@sitioharmonicg), em Rochedinho: 29 de junho

Morada do Gavião (@moradadogaviao), em Corguinho: 06 de julho

Estância Alegria (@estanciaalegria), em Campo Grande: 13 de julho

Furnas Dionísio (@turismo.bc.furnas.dionisio), em Jaraguari: 20 de julho

Fazenda Pontal das Águas (@fazendapontaldasaguas), em Campo Grande: 27 de julho