Errar faz parte do processo de empreender, assim como recalcular a rota e buscar alternativas mais assertivas. Foi esta a perspectiva apresentada aos participantes do Happy de Inovação: “Deu ruim – Vamos aprender com isso?”, ocorrido na noite desta quinta-feira (20) na Via Malte Cervejaria, em Três Lagoas. O evento foi uma realização do Ecossistema de Inovação de Três Lagoas em parceria com o Sebrae/MS.
Com formato mais informal, o Happy de Inovação reuniu empresários, interessados em empreender e a comunidade em geral para um bate-papo com três empreendedores da região. Eles compartilharam seus conhecimentos com o público, focando nos erros que tiveram em suas jornadas empreendedoras. Segundo a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, a proposta deste tipo de evento é mostrar novas formas de agir para obter sucesso nos negócios.
“O evento promovido pelo Sebrae, com o Vale de Inovação, no âmbito do ecossistema, foi fantástico. Tivemos conversas e diálogos disruptivos, falando sobre o que deu errado na empresa e trazendo também de forma descontraída o quanto é fácil recalcular a rota, remodelar o negócio, alterar aquilo que já foi decidido, mas que não estava dando certo. Eventos como esse trazem para o empresário novas formas de agir, com a possibilidade de que se ‘deu ruim’, é só voltar e fazer novamente para ser mais assertivo”, afirmou a gerente.
Escutar a história de outros empresários e seus caminhos para contornar erros foi valioso para a chef de cozinha Ana Laura Echeverria Valdez, que está começando um negócio em Três Lagoas. Para a participante, o encontro trouxe “insights” precisos. “O happy foi muito bacana, me deu vários insights, achei ótima essa troca de experiências nas dificuldades e nas resoluções de problemas. A gente ter um pouco dessa experiência de outros empresários é muito bom para uma visão de futuro”, disse.
O formato do evento, onde os participantes puderam aprender sobre empreendedorismo em um ambiente descontraído, chamou a atenção do empresário Brenner Salviano, proprietário do Salviano Restaurante. “Esse formato de evento é extremamente legal, fica algo leve, e passa a mesma informação de um evento mais formal”, destacou o empreendedor.
Mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.