Os empreendedores que possuem o selo Made in Pantanal e são acompanhados pelo Sebrae/MS, por meio do programa Pró-Pantanal, marcaram presença no 1º Festival Internacional da Carne, realizado entre os dias 15 e 17 de setembro no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande. No local, foram expostos produtos genuinamente sul-mato-grossenses, valorizando a rica cultura encontrada na maior planície alagável do planeta. Na ocasião, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e a primeira-dama, Monica Riedel, visitaram a feira e prestigiaram o trabalho desenvolvido.
Dentre os empreendedores que participaram da feira, a artesã Valéria Baiaroski, marcou presença com as peças que faz em crochê com a representação da fauna pantaneira. Verificada com o selo Made in Pantanal, a empreendedora veio de Ladário para expor os produtos no festival e ressaltou a importância do evento para alcançar novos públicos.
“Trabalho com amigurumis, que são bichinhos feitos em crochê e, no meu caso, foco em animais do pantanal como tucano, capivara e jacaré. Mais do que vender meus produtos, a feira também trouxe a oportunidade de divulgar o meu trabalho para pessoas de diferentes lugares do Estado. Fiz contatos para futuras encomendas e também disponibilizei para os clientes a possibilidade de entrega gratuita, como forma de facilitar esse intercâmbio. Só tenho a agradecer ao Sebrae e ao Made in Pantanal pela oportunidade”, destacou Valéria.
Outra empreendedora que esteve presente no festival, foi Adriana Neves Costa, proprietária da “Amada Luz Velas”, de Coxim. Ela trabalha com velas aromáticas também inspiradas na fauna e flora pantaneira e pontuou como a experiência foi relevante. “Foi muito bom ver as pessoas chegando e conhecendo o meu trabalho. Estar aqui foi muito importante para o meu negócio, pois o Made in Pantanal tem aberto um leque grande de oportunidades, principalmente, para que aumente o meu alcance nas redes sociais. Quando cheguei aqui meu Instagram tinha 600 seguidores e agora tem 703, um aumento considerável para um evento. Então, só tenho palavras de gratidão”, contou a empresária.
Sobre o Made In Pantanal
Com o objetivo de dar visibilidade aos empreendedores da economia criativa e agroindústrias com produtos feitos no bioma ou que utilizam insumos pantaneiros, o “Made in Pantanal” surgiu inicialmente como um selo, lançado no ano passado. Esse registro de procedência auxilia os pequenos negócios, para que haja o desenvolvimento econômico sustentável no bioma. E, agora, a plataforma se junta a esta estratégia, integrando as ações desenvolvidas pelo Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MS e Sebrae/MT e parceiros que atua diretamente com os negócios instalados em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
Em Mato Grosso do Sul, o programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.