Quais são as vantagens do associativismo? Essas são dúvidas que podem surgir a partir da possibilidade de montar um empreendimento coletivo com base em um interesse em comum entre dois ou mais líderes de negócio. Com o objetivo de sanar essa e outras questões, o Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, recebeu a oficina “Despertando para o Associativismo” na última quinta-feira (5), para capacitar e auxiliar os empreendedores junto a esse modelo de negócio. Na ocasião participaram lideranças e empreendedores do município de Ladário.
Da teoria à prática, a oficina instruiu os participantes com os conhecimentos necessários para entender o empreendimento coletivo com foco em ações voltadas para a restauração e conservação do Pantanal. Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Larissa Ferreira, a oficina foi uma oportunidade dos empreendedores se capacitarem de forma didática e promover a integração entre as ações que ocorrem no bioma e no resto do estado. “Apresentamos uma visão geral sobre associativismo, destacando as possibilidades e os desafios presentes na forma coletiva de trabalho para os participantes”, explica.
O Pantanal é casa de animais, de rios e pessoas e, inclusive, fonte de sustento de muitos empreendedores sul-mato-grossenses, movimentando não apenas a economia do estado, como de todo o Brasil. Para dar suporte à região, existe o Pró Pantanal, que visa atuar diretamente com os negócios instalados nesse território e promover o desenvolvimento sustentável. Por isso, a ação realizada de forma gratuita em Corumbá tinha como objetivo alcançar os empreendedores pantaneiros para auxiliá-los e, consequentemente, instigar que alcancem melhores resultados econômicos para a região.
Um dos participantes, o presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas de Ladário, José Luiz Braga, afirma que a oficina foi capaz de fazê-lo entender de forma efetiva como funciona e quais são as vantagens de montar um negócio em parceria. “Eu gostei porque se trata de uma equipe em que cada um desenvolve um trabalho individual com seus talentos e criatividades, se envolvendo em um objetivo de trabalho coletivo que se completa”, reforçou José Luiz Braga.
-
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.