Com o intuito de capacitar desde cedo jovens sobre as possibilidades do empreendedorismo, o Sebrae/MS promoveu na Capital uma série de oficinas, intitulada “Mentes Empreendedoras”, durante os meses de outubro e novembro. A ação foi realizada por meio do programa Educação Empreendedora, na sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), e foi destinada para estudantes de 12 a 14 anos.
A visão empreendedora pode ser ensinada ao indivíduo desde a infância, facilitando o processo de compreensão e resolução de questões no decorrer de sua formação. Pensando nisso, as oficinas abordaram diversos temas para jovens no início de sua adolescência e, consequentemente, do momento de escolha da carreira. Dentre as competências ensinadas, estão as noções sobre relações humanas, empreendedorismo digital, comunicação e marketing, além de outros assuntos introdutórios sobre empreendedorismo e profissões do futuro.
Para o consultor do Sebrae/MS, Milton Cesar, essa iniciativa é essencial para o desenvolvimento crítico e social dos jovens. “As Oficinas Mentes Empreendedoras proporcionaram um ambiente estimulante onde os alunos puderam explorar e compreender os fundamentos do empreendedorismo. Isso incluiu o desenvolvimento de pensamento crítico, criatividade e habilidades de liderança, preparando-os não apenas para oportunidades empresariais futuras, mas, também, fortalecendo suas capacidades para tomadas de decisão em vários aspectos da vida”, enfatiza.
Além de ensinar os ideais do empreendedorismo para os jovens, uma das intenções era aumentar o engajamento em atividades educacionais e encorajá-los a aplicar o aprendizado em suas aspirações futuras. “O engajamento ativo e a participação efetiva nas oficinas indicam um alto nível de interesse e absorção do conteúdo apresentado. A interação positiva e o feedback dos participantes sugerem que as oficinas não só cumpriram suas expectativas iniciais, mas, também deixaram um impacto duradouro sobre os alunos, equipando-os com conhecimentos e habilidades valiosos para seu desenvolvimento pessoal e profissional”, complementa o consultor.
A maioria dos alunos, quando questionados, enfatiza que a ação foi “divertida” por oferecer temas que não se aplicam no plano de ensino. A oficina sobre Comunicação e Marketing foi a mais citada pelos participantes, que aprovaram o conteúdo sobre criatividade, redes sociais e crescimento profissional.
O representante da ACICG, Moacir Pereira, afirma a importância dessa ação em parceria com o Sebrae/MS pela necessidade de preparar os jovens para o futuro. “Juntos, a ACICG e o Sebrae conseguiram alcançar possíveis futuros empresários que irão dar continuidade aos negócios que movimentam a economia do estado, inclusive ao empreendimento de seus pais, entregando conhecimentos que vão somar no desenvolvimento dos adolescentes que serão os próximos líderes”, acredita Moacir Pereira.
Foram realizadas, ao todo, seis oficinas, com uma média de 15 estudantes por turma. Para mais informações sobre o programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

