Celebrado em 12 de junho, o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 360,22 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul. É o que indica o estudo de intenção de consumo para a data, iniciativa do Sebrae e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS). O levantamento leva em conta valores que serão usados na compra de presentes e em comemorações.
O estudo indica que a movimentação deste ano é 7% menor em relação a 2023, considerando o valor real. Segundo o presidente do IPF/MS, Edison Araújo, também conselheiro do Sebrae/MS, os empresários devem preparar as equipes, vitrines e combos especiais para chamarem a atenção dos consumidores. “A pesquisa revela que 67% dos consumidores pretendem comprar à vista e oferecer um bom desconto pode ser um chamariz para atrair o cliente, além da qualidade do produto, que é outra prioridade do consumidor. O empresário tem que inovar e aproveitar datas comemorativas como essa para refazer o caixa, melhorar o fluxo e ganhar um fôlego financeiro”, afirma.
“Teremos redução dos percentuais das pessoas que irão presentear e comemorar e a razão dessa redução é que a maioria dos entrevistados (52,67%), que não irá celebrar a data, não está namorando. O valor médio a ser gasto com comemorações também está um pouco menor, já o valor médio a ser gasto com presentes teve um leve aumento”, complementa a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Com presentes, o montante que será injetado é de R$ 189,60 milhões. O gasto médio será de R$ 247,06. Entre os que vão comprar, as opções mais apontadas foram: roupas (25%), perfumes (24%), calçados (15%) e flores (13%). As lojas do centro são a preferência dos entrevistados (65,16%) e a escolha do namorado/a vai ser essencial para a compra (25,79%).
“O Dia dos Namorados cria memórias, então, no geral, as pessoas procuram por presentes especiais para o seu par, o que faz com que a data seja propícia para movimentação no comércio local. Os pequenos negócios, como lojas de presentes, chocolaterias artesanais, floriculturas, restaurantes e entre outros ramos devem se preparar para receber esses casais em busca ‘daquele algo a mais’ para agradar os parceiros. A criatividade é um fator relevante para encantar os clientes e criar essas experiências”, pontua o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.
Comemorações
O aporte na economia com as comemorações representará R$ 170,61 milhões para o período, com gasto médio de R$ 215,49. Entre os que afirmaram que vão comemorar a data (53,30%), a maioria priorizou a celebração nos restaurantes (55%) e a segunda opção foi preparar a comemoração em casa (18%).
A pesquisa ouviu 2.015 pessoas entre os dias 29 de abril a 04 de maio nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro da pesquisa é de 5% a 6% percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está disponível na íntegra no DataSebrae.