A 15ª edição da Semana do MEI do Sebrae em Coxim reuniu mais de 50 pessoas que acompanharam a palestra da empreendedora e influenciadora digital Manuela Ornelas, a “Manu da Peixaria”. O evento, uma iniciativa do Sebrae voltada ao microempreendedor individual, aconteceu no Sebrae, na noite dessa quinta-feira (23). Referência no mercado nacional, Manu compartilhou experiências sobre empreender e deu dicas sobre como inovar.
De forma muito descontraída, e a partir de exemplos e interação com o público, Manu da Peixaria pontuou que o empreendedor precisa acreditar em si e ter um diferencial para superar desafios e obter o sucesso. “É importante para quem está começando a empreender que ninguém começa faturando R$ 1 milhão. Eu comecei muito pequena, porém, mesmo, assim, temos que sempre dar o nosso melhor, inovar e ser diferente. Troquei meu Doutorado para abrir uma peixaria com meu pai. Ouvi muitas críticas, porém, confiei no meu produto. Busquei fazer um atendimento ao cliente como diferencial e hoje dou dicas”, salientou.
Na palestra que promoveu, “Como Vender seu Peixe – Criar Conteúdo de Valor no Digital é Para Todos”, ela destacou como “instagramar” qualquer tipo de negócio e pontuou que para criar um conteúdo de valor é preciso responder, diariamente nas mídias digitais. Usar a criatividade e a persistência são chaves nessa estratégia.
Durante a palestra, Manu abordou temas importantes e que ficarão na memória dos empresários que participaram, como é o exemplo da Elysa Cerqueira, que trabalha com vendas de roupas. “Saio daqui com a energia renovada, além de não desistir dos meus objetivos, e nunca deixar as críticas me abalarem. A Manu abriu um leque de oportunidades na minha cabeça, porque ela tem uma história que inspira a gente, principalmente quando contou que abriu outras lojas, porque eu estou começando on-line. Isso me incentivou muito”, destacou.
A empreendedora na área da estética há quatro anos em Coxim, Tatiane Vieira, afirma que se identificou com a história da palestrante. “Eu me identifiquei muito com ela. Achei no começo que [o empreendedorismo] não ia ser para mim, mas no final me surpreendi e gostei bastante. Os altos e baixos, ela mostrou isso de uma forma bem dinâmica, que é normal, que está tudo bem errar, e que é importante aprender com os erros. Já venho de um tempo tentando recolar o meu negócio, eu acho que agora, vai dar certo. Tive muitas ideias com a palestra”, pontuou.
Outra participante, a confeiteira Dalquia Pedroso de Jesus, acredita que os eventos do Sebrae são importantes para quem deseja aprimorar o seu negócio, e neste sentido, a palestra foi mais um aprendizado. “A história da Manu é envolvente. Nos transmitiu garra, além de sempre buscar caminhos para nunca desistir. Batalhar e seguir são pontos importantes para atingir o sucesso como ela conseguiu”, frisou.
Conforme a analista-técnica do Sebrae/MS, Cíntia Esgalha, a palestra magna na Semana do MEI teve o papel de justamente inspirar os donos de pequenos negócios de Coxim e região, e mostrar com exemplos práticos como seguir na jornada empreendedora.
“A palestra foi mais uma forma de mostrar, na prática, todas as possibilidades de fomentar, reinventar e alavancar o empreendimento. A Manu da Peixaria trouxe uma linguagem muito despojada, onde ela mostrou não só os acertos, mas também os erros, e isso é o que aproxima o público do palestrante. Vários empreendedores estiveram presentes, os insights foram valiosos. É esse o caminho que o Sebrae quer mostrar, sempre seguir em frente empreendendo”, reforçou a analista.
Semana do MEI
A Semana do MEI é um evento nacional, que acontece entre os dias 20 a 24 de maio. Em Mato Grosso do Sul, a programação contempla, além das palestras magnas, como foi o caso da participação de Manu da Peixaria, a promoção de oficinas, cursos e atendimento. Toda a programação é gratuita.
A programação segue com palestras magnas no interior e um mutirão de atendimentos em todo o estado, que inclui serviços de formalização, regularização, apoio na entrega da Declaração Anual e outros. São 75 pontos em MS disponíveis, como as unidades do Sebrae, Salas do Empreendedor e Associações Comerciais. Para saber onde encontrar o atendimento, basta acessar o site do evento: semanadomei.ms.sebrae.com.br.

