ASN MS Atualização
Compartilhe

Mulheres empreendedoras conciliam maternidade e negócios

Empreendedoras podem buscar no Sebrae/MS suporte para a gestão, capacitação, oficinas, encontros, consultorias e mentorias
Por Laura Posterlli e Nayara Tiago
ASN MS Atualização
Compartilhe

Empreendedoras podem buscar no Sebrae/MS suporte para a gestão, capacitação, oficinas, encontros, consultorias e mentorias

Foi-se o tempo em que a maternidade era vista como um empecilho para o sucesso pessoal – toda mulher, seja ela mãe ou não, pode empreender e ser dona de seu próprio negócio, sem que isso prejudique o seu dia a dia com os filhos.

Segundo dados do Sebrae, pelo menos 71% das empreendedoras sul-mato-grossenses são mães, sendo que a maioria das empresas pertence ao setor do comércio, 58,46%. Nesse cenário, o Sebrae/MS busca atuar na profissionalização do empreendedorismo feminino por meio do suporte à gestão, capacitação, oficinas, encontros, consultorias e mentorias.

Após a maternidade, muitas mulheres fazem essa transição de carreira, de empregada para empreendedora, de acordo com a coordenadora do Sebrae Delas, projeto de empreendedorismo feminino do Sebrae/MS, Lucielle Lima. “A maternidade é um fator relevante para as mães que decidiram empreender, uma alternativa para ficar mais próxima dos filhos, além de ter mais flexibilidade de horário e a possibilidade de estar mais atenta às necessidades da família”, comentou.

Empreender, assim como ser mãe, requer esforço, paciência, dedicação e comprometimento – faz ainda mais sentido, então, que mães possam se tornar grandes empreendedoras. É o caso de sucessos como o Estampinha Ateliê, a Baby Iluminatta e o Lupland Biergarten; todos empreendimentos liderados por mães.

Je t’aime, Estampinha

Inicialmente nomeado Je t’aime, o Ateliê Estampinha é o resultado do empreendimento de duas mães: Maiara Mattia e Juliana Escobar. Mãe da Maria Flor e do Martin, Maiara trabalha também com ilustrações e, juntando as duas paixões, nasceu o Estampinha, um ateliê de quartos infantis personalizados e de estilo único. Para ela, a maternidade trouxe, acima de tudo, coragem – há quatro anos, deixou seu antigo emprego e decidiu empreender junto com a amiga, Juliana.

Como todo começo, o início do negócio também foi difícil: conciliar a maternidade, a casa e a empresa revelou-se como uma rotina puxada, que pedia disciplina e organização. No entanto, a oportunidade de acompanhar o crescimento dos filhos de perto, ligada a satisfação de tantas famílias com os serviços de seu negócio, fez tudo valer a pena.

Juliana, por sua vez, já era publicitária e especialista em marketing quando ela e Maiara decidiram criar o Estampinha. Mãe da Maria Julia e do João Vitor, ela decidiu empreender após descobrir que o mais novo tinha uma doença rara – assim, para poder ficar mais perto da família e ainda perseguir uma antiga vontade de trabalhar com o sonho de outras mães, Juliana decidiu empreender. Associou-se à amiga Maiara e, assim, nasceu o Je t’aime, que logo virou Estampinha.

O negócio cresceu e tomou forma, levando para cada quartinho um charme único, além de qualidade e praticidade – e hoje, com muita dedicação e paciência, as mães Juliana e Maiara e as empresárias Juliana e Maiara conseguem caminhar juntas.

De mãe, para mães

Camila de Rosso já não era estranha ao mundo dos negócios – dona também da Loja Iluminatta, com especialização em joias e acessórios para noivas, o foco no mundo dos casamentos logo acendeu a luz para uma outra ideia: a maternidade. Nasceu assim, a Baby Iluminatta.

Mãe do Gabriel, da Stella e da Cecília, Camila percebeu que, muitas vezes, o próximo passo após o casamento é a chegada dos filhos e, especialmente após se tornar mãe, sentiu na pele as necessidades desse público. Com suas experiências como mãe e dona de negócio combinadas, a empreendedora decidiu criar a Baby Iluminatta, uma extensão de seu negócio principal para noivas, com foco na revenda de colares mordedores estilosos que podem ser usados no dia a dia.

Hoje em dia, o negócio ganha cada vez mais força, ramificando a oferta de produtos, com adição de pulseiras, além de acessórios para maternidade, como óleos corporais e chás de amamentação. Para Camila, a satisfação maior, no entanto, vem em poder trabalhar em casa com as crianças, com segurança e afeto.

Cerveja, sombra e um jardim

Vanessa Fortti é mãe do Rodolpho, da Rafaela e do Lupland Biergarten. Após ter experiências no ramo dos negócios com uma loja infantil, ela e o marido, distribuidor de bebidas, perceberam uma oportunidade de negócios debaixo dos seus narizes – no seu quintal. Assim, nasceu o terceiro filho: a Lupland.

Instalado em um lindo jardim, o espaço conta com cervejas artesanais, porções e comida boa. Em razão da natureza noturna do negócio, o empreendimento possibilitou que Vanessa pudesse passar os dias com os filhos, conciliando tempo de qualidade e o adiantamento de demandas. Nos finais de semana, quando o movimento se torna mais intenso, a mãe e empreendedora conta com uma incrível rede de apoio para os pequenos, o que impulsionou ainda mais o sucesso de seu negócio.

Para ela, o segredo para maternidade é o mesmo para o empreendedorismo: sempre fazer diferente, com amor e sem culpa. Com essa mentalidade, a Lupland Biergarten ganha mais força a cada dia, e Vanessa pode acompanhar de perto o crescimento de seu negócio, assim como o crescimento de seus filhos.

Projeto Sebrae Delas

O “Projeto Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso”, é um programa de aceleração que tem o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

O objetivo é valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino por meio do suporte à gestão, capacitação, oficinas, encontros, consultorias e mentorias.

O currículo deste programa inclui os seguintes temas como: Expansão do Negócio; Liderança; Visão Estratégica; Finanças; Planejamento Financeiro; Clientes e Concorrência; Negociação; Vendas e Marketing; Operações e Gerenciamento.