ASN MS Atualização
Compartilhe

Destaque em âmbito nacional, Sebrae/MS é referência em conectar pequenos negócios com grandes empresas

Trabalho desenvolvido pela instituição em Mato Grosso do Sul foi reconhecido pelo Sistema Sebrae como um dos oito melhores do país
Por Natalie Malulei
ASN MS Atualização
Compartilhe

A instalação de uma grande empresa em uma região tem o poder de transformar a economia. Novos recursos e demandas geradas pela operação movimentam o mercado, impulsionando a criação de empregos e trazendo novas oportunidades às empresas locais. Ciente desse impacto para a promoção do desenvolvimento econômico, o Sebrae/MS tem trabalhado para aproximar esses empreendimentos âncoras dos pequenos negócios, além de oferecer capacitação aos empreendedores, preparando-os para atender às necessidades geradas por esse novo cenário.

Essa atuação em Mato Grosso do Sul teve início em 2008 e, de lá para cá, a instituição já firmou parceria com cerca de 20 empreendimentos âncoras e capacitou mais 2 mil pequenas empresas para tornarem-se fornecedoras. No total, mais de R$ 2,2 bilhões foram computados em geração de negócios. Um trabalho contínuo e estratégico que foi reconhecido em âmbito nacional com a premiação do Sebrae/MS como uma Unidade Federativa da instituição de destaque do programa Conexões Corporativas, executado pelo Sistema Sebrae em todo Brasil.

A premiação foi promovida em um evento de celebração dos 30 anos da iniciativa realizado, em São Paulo, nos dias 9 e 10 deste mês, pelo Sebrae Nacional. O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, esteve presente e recebeu a honraria em nome da instituição, além disso, ele também entregou a representantes de grandes empresas parceiras prêmios devido à atuação no território junto a fornecedores locais.

“Criamos conexões e possibilitamos que os pequenos empreendedores que vivem em cada região possam se qualificar e aproveitar as oportunidades. Ao vender para grande empresa, cada negócio gera mais renda, contrata mais gente e faz a roda da economia girar. Dessa forma, o Sebrae cumpre o seu papel, ajudando os empreendedores a crescerem e incluindo o pequeno negócio no processo de desenvolvimento”, destacou Mendonça.

Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, recebeu o prêmio em nome da instituição e também entregou honrarias para grandes empresas parceiras por priorizar os pequenos negócios locais.

MS em destaque

Durante a iniciativa, Mato Grosso do Sul também foi um dos cinco Estados brasileiros escolhidos para compartilhar boas práticas com as outras regiões do país. Com o tema “Integração da atuação nos níveis sistêmico-estrutural e empresarial”, a palestra foi ministrada pelo analista-técnico do Sebrae Hugo Bittar, responsável pelo programa Conexões Corporativas em MS, que apresentou o diferencial do Estado para tornar-se referência na área.

“Um dos pontos importantes é que nós incluímos a parte de Conexões em outros projetos do Sebrae, como o Cidade Empreendedora, e trabalhamos com várias parcerias em prol do desenvolvimento de um território. Além da grande empresa, do setor privado, envolvemos o poder público no processo, de modo a angariar mais recursos e suporte para apoiar o pequeno empreendedor e conquistar um melhor ambiente de negócios para essas empresas”, expôs Bittar.

Hugo Bittar, analista-técnico do Sebrae/MS, responsável pelo programa Conexões Corporativas no Estado, compartilhou com o público as boas práticas adotadas pela instituição.

Mais um diferencial para alcançar resultados expressivos está no escopo dos projetos, que consiste em requisitos e indicadores definidos pelas grandes empresas. Após identificar pequenos negócios com potencial para atender grandes empresas, o Sebrae/MS realiza um diagnóstico detalhado para mapear as melhorias necessárias. A partir desse levantamento, a capacitação é direcionada de forma personalizada, focando nas demandas específicas da empresa.

Ao final da consultoria, os negócios passam por uma nova avaliação. Em média, os indicadores de desempenho registram um avanço de 30%. Além disso, mais de mil empresas se regularizaram e se adequaram aos requisitos exigidos por grandes empreendimentos para atuar como fornecedoras.

“Dessa maneira, consolidamos a nossa atuação em indicadores, o que traz segurança para os grandes empreendimentos em relação aos potenciais fornecedores. Já para os pequenos negócios, os benefícios são maiores ainda, pois além de atenderem as exigências das âncoras, eles conseguem obter um melhor desempenho, o que trará ainda mais crescimento para o negócio”, pontuou Bittar.

Atualmente, em Mato Grosso do Sul, o Sebrae executa projetos de qualificação de fornecedores com as empresas Raízen, Arauco e Aurora. Estão em processo de implementação iniciativas em parceria com a Suzano, Bracell, Inpasa e Adecoagro. Outras informações sobre as iniciativas do Sebrae voltadas para Conexões Corporativas podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.