Cerca de 200 profissionais de comunicação que atuam no mercado sul-mato-grossense estiveram presentes na 6ª edição do SebraeJor, que ocorreu na noite dessa terça-feira (29), em Campo Grande, na sede do Sebrae/MS. Para destacar o papel crucial da produção de conteúdos que explorem o universo das micro e pequenas empresas, além de inspirar o empreendedorismo entre os participantes, o evento contou com o apoio do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Sindha MS), e trouxe uma palestra com o jornalista Chico Felitti.
Com o mote “Inspiração em pauta: Notícias que fazem história”, o SebraeJor 2024 possibilitou o acesso a novos conhecimentos por parte dos profissionais, apresentando o Sebrae/MS como um parceiro para confecção de histórias que contribuam para o sucesso dos pequenos negócios.
“Em um período pautado pela desinformação, o jornalismo exerce o papel fundamental de levar para a sociedade um conteúdo bem apurado, tendo compromisso com os fatos. Esse evento vem para falar sobre esse mercado da comunicação que está em transformação, além de deixar o Sebrae à disposição como uma fonte de informação, pois entendemos como o empreendedorismo em Mato Grosso do Sul é diverso, sendo um berço rico de boas histórias”, destacou a analista-técnica do Sebrae/MS Natalie Malulei.
Neste ano, o diferencial é que, além de Campo Grande, outras duas cidades de Mato Grosso do Sul recebem a ação: Dourados e Três Lagoas, com o objetivo de regionalizar e fortalecer o relacionamento com os jornalistas locais. Embora muitos acreditem que o mercado tradicional da comunicação esteja em crise, a verdade é que ele está se transformando e evoluindo. Para explorar essas novas direções do jornalismo e áreas correlatas, o jornalista Chico Felitti foi o protagonista da edição de 2024 do SebraeJor.
“Acho que o momento que a gente vive hoje no jornalismo é de pessoalidade. Na internet, o público se interessa pelas pessoas e isso acontece também quando falamos de jornalistas. Para ler uma notícia, por exemplo, muita gente passou a procurar o perfil do Instagram do profissional, e isso aconteceu em várias vertentes, como no jornalismo investigativo, no podcast, nos livros. Cada vez mais eu vejo colegas que, de maneira independente, criam suas próprias empresas, conseguem chegar em um público maior, se comunicar melhor e viver disso. Então, esse é um caminho possível no nosso mercado e ainda há muito espaço”, pontuou Felitti.
Ele ainda trouxe maneiras de como enxergar histórias em meio ao nosso cotidiano, através da experiência que vivenciou como profissional. O palestrante é conhecido pela produção do podcast “A Mulher da Casa Abandonada” – o mais ouvido da história do Brasil, com 5 milhões de downloads por episódio. “Uma história bem contada faz as pessoas mudarem a forma como elas veem o mundo. Precisamos afinar o nosso olhar para identificar onde estão essas boas histórias, porque elas estão aqui no nosso dia a dia, estão nas coisas que te chamam a atenção”, expôs.
Chico possui uma carreira de destaque na área, com uma década de contribuições para a Folha de São Paulo, além de publicações no Washington Post e na revista Piauí. Também recebeu os prêmios Petrobrás e Comunique-se de jornalismo, e é autor dos livros “Elke: Mulher Maravilha”, “Rainhas da Noite” (finalista do prêmio Jabuti 2023), e “Ricardo & Vânia” (finalista do Jabuti 2020).
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Momentos de inspiração marcaram a noite
Profissionais de diversas áreas e gerações do jornalismo prestigiaram o SebraeJor, dentre eles, Glaucea Vaccari, editora do site do Correio do Estado, que destacou como a palestra trouxe insights sobre formas de inovar no dia a dia. “Chico trouxe várias formas de fazer o jornalismo e quem trabalha em site, como eu, muitas vezes ainda está engessado. Como a plataforma permite que a gente explore muitas coisas, precisamos abrir a cabeça para outros caminhos e estar onde as pessoas estão. Por que não estamos no TikTok? Por que não temos um podcast? O site está na internet o que traz essa flexibilidade. Então o evento foi importante para pensar sobre isso e trazer um novo ânimo, um gás para olhar as pautas agora”, destacou.
Lucas Castro, assessor de imprensa na Secretaria de Turismo e Esporte e Cultura do Governo do Estado, frisou sobre o empreendedorismo na comunicação. “Eu achei muito interessante essa questão de que ele falou que a gente pode ser o nosso próprio empregador, nosso próprio chefe. Eu acho que é o sonho de todo jornalista, no final de contas, então foi inspirador nesse sentido, ele deu uma luz para podermos começar do zero, fazer aquilo que você gosta, aquilo que você sonha, ter aquele calor de jornalista dentro de você e conseguir ganhar dinheiro dessa forma”, pontuou.
Já Débora Ricalde, repórter do G1, reforçou como o Sebrae foi inovador na escolha do tema. “A instituição vem quebrando barreiras há muito tempo. É um exemplo, principalmente, aqui em Mato Grosso do Sul, que a gente ainda tem o jornalismo mais antigo. Ao trazer Chico, mostrou um exemplo do que a gente pode ser e do que podemos proporcionar, não só para o meio empresarial. Aprendi muitas coisas hoje, conteúdos que posso usar no meu trabalho, no site e na TV e ter tido essa experiência fez toda a diferença. Tenho pouco tempo de formada e ter tido a possibilidade de estar num lugar assim, de conviver com pessoas tão grandes quanto o Chico, foi enriquecedor”, contou Débora.
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Para mais informações sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.