Lideranças de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que desde 2021, com apoio do Sebrae/MS, estão organizadas como as agências de desenvolvimento regional “Celeiro do MS”, “Fronteiras da Inovação” e “Conevale”, mobilizaram prefeitos e vereadores eleitos para os mandatos de 2025 a 2029 para participarem, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, de três fóruns regionais realizados nas cidades de Dourados, Ivinhema e Ponta Porã.
Com o objetivo de sensibilizar os representantes políticos sobre a importância da articulação e integração regional, os fóruns apresentaram planos estratégicos que reúnem as prioridades e o trabalho já desenvolvido pelas agências de desenvolvimento dessas três regiões, que abrangem 35 municípios. A programação dos eventos incluiu palestras com especialistas sobre temas de interesse dos dirigentes públicos, como os novos desafios da gestão municipal e a relevância das parcerias público-privadas para pequenos municípios.
“Baseados em levantamentos sobre as dificuldades comuns aos municípios, podemos buscar soluções para resolvê-las em conjunto. Temos muito a se fazer para a realização de projetos que busquem o desenvolvimento”, explica o vice-presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos.
Os fóruns regionais são derivados do programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional do Sebrae/MS, realizado entre 2021 e 2022, que implantou uma metodologia para mobilizar as lideranças locais em prol do desenvolvimento e melhoria dos municípios. “Uma das vertentes do Sebrae é o apoio ao desenvolvimento territorial e econômico. Com o programa LIDER, grupos foram criados com um olhar estratégico sobre o território, integrando perspectivas empresariais e do setor público para promover o desenvolvimento regional e social de forma abrangente. Todo mundo ganha com isso, as cidades crescem, o desenvolvimento acontece, mais empresas nascem, a economia gira, as cadeias empresariais e políticas são fortalecidas”, destaca Vanessa Reis, gerente da Regional Sul do Sebrae/MS.
Após a capacitação inicial, os grupos passaram a atuar de forma independente, com apoio contínuo do Sebrae. Dessa forma, como resultado do LIDER Sul, o Celeiro do MS engloba os municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Glória de Dourados, Rio Brilhante, Maracaju e Vicentina. Fruto do LIDER Fronteira, a Agência Fronteiras da Inovação envolve os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã e Sete Quedas. Enquanto o grupo Conevale uniu sete cidades da região Vale do Ivinhema (Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Angélica, Taquarussu, Batayporã e Anaurilândia) e cinco cidades que integram o Conesul (Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Tacuru).
-
Encontros Regionais
Com base nas características dos municípios que compõem o Celeiro do MS, seus principais eixos de atuação incluem o agronegócio, turismo, inovação, empreendedorismo e, recentemente, as relações internacionais visando a Rota Bioceânica. No fórum regional em Dourados, evento que também tem o nome de “3° Conexão para Transformar”, promovido em 29 de outubro no município, o presidente do Celeiro do MS incentivou os prefeitos e vereadores a ultrapassarem os limites de seus municípios.
“Integração é a palavra de ordem. A ideia é parar de pensar só no município e ver o território como um espaço de oportunidades para o desenvolvimento conjunto. Com as lideranças integradas em uma pauta de desenvolvimento, vamos conseguir construir uma agenda de desenvolvimento com estratégias e ações que de fato promovam a sustentabilidade no processo de desenvolvimento da região”, afirmou Rodrigo Trambuch.
No Conevale, que se localiza ao redor do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, o foco desde 2019, quanto o grupo começou a ser estruturado, está em ações de turismo. “Os assuntos prioritários para o Conevale são focados no fortalecimento regional e incluem temas como desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade, fortalecimento da gestão pública, e parcerias público-privadas (PPPs) que possibilitem avanços estruturais e tecnológicos. Além disso, o Conevale enfatiza o turismo e o empreendedorismo local como motores de crescimento para os municípios, buscando não apenas atrair investimentos, mas também fomentar uma economia mais diversificada e resiliente, que traga benefícios a todas as comunidades da região”, explica a integrante do Conevale, Tina Escarmanhani.
Essas prioridades foram discutidas no fórum “Perspectivas de Investimentos Públicos e Privados e os Desafios da Gestão Pública Municipal na Região Vale do Ivinhema e Conesul do MS”, realizado em 30 de outubro na Câmara Municipal de Ivinhema, onde diferentes lideranças compareceram, entre elas, o conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, que também é secretário-executivo de Ciência Tecnologia e Inovação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
“A atuação conjunta de diversos atores é fundamental para o desenvolvimento regional. Individualmente é muito mais difícil e complicado para um município ter certas conquistas. Quando a gente atua em conjunto, somamos forças e conseguimos atingir muito mais rápido os nossos objetivos”, defende a também integrante do Conevale, Sibelly Resch.
A Agência Fronteiras da Inovação, por sua vez, atua no fomento ao agronegócio, incluindo um fórum binacional, e ao turismo, com potencial para o turismo de negócios, histórico-cultural e ecoturismo. Para sensibilizar os eleitos das cidades participantes, o Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade foi realizado em 31 de outubro no Centro Internacional de Convenções.
“A Agência Fronteiras da Inovação, fruto da mobilização do Sebrae e das lideranças locais, é essencial para levar as demandas da sociedade civil aos gestores públicos. Eventos como este são oportunidades únicas para compartilhar anseios e construir, de forma colaborativa, caminhos de desenvolvimento regional. Os eleitos e demais presentes foram convidados a integrar o movimento, que cresce com a participação de todos os líderes da região”, destaca Walkiria Capusso, representante da Agência.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato por meio do contato pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.