Para estimular a internacionalização de pequenos negócios, o Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fiems, organizou a “Missão Expo Paraguai Brasil”, levando uma delegação, composta por dez empresários de Mato Grosso do Sul, para a 15ª Expo Paraguay Brasil – o maior evento de negócios bilaterais entre os países, como uma forma de viabilizar oportunidade de mercado. O evento foi realizado no Centro de Convenções Conmebol em Luque, região metropolitana de Assunção, no Paraguai, nos dias 7 e 8 de novembro.
A caravana de Mato Grosso do Sul contou empreendedores de diferentes segmentos, como gráfico, turístico, engenharia e imobiliário. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o intuito da missão foi conectar empresas brasileiras com novas oportunidades de negócios.
“Essa é mais uma iniciativa do Sebrae/MS para apoiar o pequeno negócio no acesso à novos mercados. Diante do processo de implementação da Rota Bioceânica, Mato Grosso do Sul tem construído um importante relacionamento comercial com o Paraguai e as empresas do Estado podem se beneficiar disso, então, essa missão-técnica vem para fortalecer essa conexão e alavancar novas parcerias”, expôs Mendonça.
O presidente do Sistema Fiems e conselheiro do Sebrae/MS, Sérgio Longen, ressaltou a importância da integração com o Paraguai, abrindo portas para grandes oportunidades com o país. “É algo muito significativo para nós trazer estes empresários para conhecerem as oportunidades de integração econômica com o Paraguai. Isto mostra que, cada vez mais, estamos preparados para integração com o Mercosul, que é muito sonhada por todos os empresários”, destacou.
Nos dois dias de evento, os empresários sul-mato-grossenses tiveram a oportunidade de participar de rodadas de negócios e painéis, além de conhecer produtos e serviços expostos em uma feira binacional. Entre os participantes da missão, esteve o empresário Julião Flaves Gaúna que enfatizou a importância do evento.
“O Paraguai nos recebeu com bastante oportunidade de trabalho. Mato Grosso do Sul está crescendo e o Paraguai percebe que podemos contribuir com ele. Foi um momento muito positivo para gerar grandes negócios, observar novidades, e identificar tecnologias que podemos trazer para o nosso Estado e transformá-las em trabalho e resultados positivos”, concluiu Julião.
Outro empresário que participou da missão foi Raufi Antônio Jaccoud Marques, sócio-diretor de uma empresa de construção. Ele aponta que o evento foi relevante para estreitar as relações com os empresários do país vizinho e com a área governamental. “Temos mais de mil quilômetros de fronteira com Paraguai, dezenas de cidades com apenas uma rua como divisa, facilitando assim a nossa integração para que nós, empresários brasileiros, possamos prestar serviços e comercializar produtos com o mercado Paraguaio. A experiência foi muito boa, volto com contatos empresariais com grande chance de viabilizarmos negócios na minha área e oportunidade de desenvolver novas áreas de atuação”, assegurou.
Além dos empresários de Mato Grosso do Sul e do país vizinho, a Expo Paraguay Brasil contou com a presença de diversas autoridades, como o governador do Estado, Eduardo Riedel, o presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, e os ministros brasileiros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Mais informações estão disponíveis aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.