ASN MS Atualização
Compartilhe

Indígenas da Aldeia Pirakuá participam de Empretec para aprimorar habilidades empreendedoras

Curso tem duração de seis dias e busca apoiar 30 participantes em diferentes vocações para negócios locais
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

A partir desta segunda-feira (18) até sábado (23), indígenas da Aldeia Pirakuá, em Bela Vista, participam do Empretec Indígena, uma capacitação que trabalha as competências empreendedoras e estimula a consolidação de uma ideia de negócio. O curso foi levado para comunidade pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania (SEC), e contou com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Bela Vista, via Sala do Empreendedor.

Localizada na zona rural, a 58 quilômetros do centro do município, a Aldeia Pirakuá é composta por mais de 530 moradores da etnia Guarani Kaiowá. Ao receberem atendimento da Sala do Empreendedor, o grupo manifestou interesse em aprender mais sobre empreendedorismo. No levantamento realizado em agosto, o Sebrae/MS identificou diferentes vocações para negócios, como favorecimento para a economia criativa por meio do artesanato com penas, sementes e outros produtos naturais; atendimento à demanda interna por serviços, como no setor mecânico; além da venda de produtos de varejo do dia a dia.

Capacitação auxilia indígenas no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e consolidação de novos negócios

Por possuir esse potencial empreendedor, a comunidade é a segunda em Mato Grosso do Sul a receber o Empretec Indígena e, ao todo, 30 pessoas participam do curso na sede da Escola Municipal Indígena Pirakuá. “Existem vários indígenas que já empreendem na comunidade em diferentes tipos de negócio e, como o local fica distante do município, trouxemos a capacitação para a aldeia como uma forma de facilitar o acesso dessas pessoas ao conhecimento. Com esse trabalho, nosso intuito é ajudá-las a consolidar negócios e aperfeiçoar a forma como já trabalham, incentivando a formalização e a geração de renda na comunidade”, destacou o analista-técnico do Sebrae/MS, Alex Schmidt.

Com o Empretec, os empreendedores indígenas da Aldeia Pirakuá, vão ter acesso à metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que no Brasil vem sendo aplicada pelo Sebrae há mais de 30 anos. Para ter o máximo de alcance no público ainda houve algumas adaptações, principalmente, em relação à linguagem. O Empretec Indígena foi aplicado pela primeira vez no Brasil, em abril deste ano, em Mato Grosso do Sul. Na data, mulheres artesãs da Aldeia Ofaié, em Brasilândia, foram contempladas pela iniciativa.

Para mais informações sobre ações de fomento ao empreendedorismo, acesse a Agência Sebrae de Notícias ou entre em contato com o Sebrae/MS por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.