De Mato Grosso do Sul para Portugal, empreendedores marcaram presença no Web Summit 2024, a maior conferência da Europa em tecnologia e inovação. Para promover a internacionalização dos negócios e o acesso a tendências de mercado, o Sebrae/MS, por meio do Laboratório de Inovação e Prototipagem – Living Lab, e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) realizaram uma missão empresarial para o evento que contou com representantes de onze startups do Estado que estiveram em Lisboa entre os dias 11 e 14 de novembro.
Realizado anualmente desde 2009 e criado em Dublin, na Irlanda, Web Summit tornou-se um ponto de encontro global para trazer visibilidade às empresas, gerar negócios e promover o aprendizado dos participantes. O diretor presidente da Fundect e conselheiro do Sebrae/MS, Marcio Pereira, destaca que a interação dos empresários de Mato Grosso do Sul com empreendimentos inovadores de outros países possibilitou um networking estratégico com a criação de oportunidades para os negócios do Estado.
“Essa missão técnica foi muito importante para propiciar aos empresários intercâmbios e conexões com outras empresas do mundo e interagirem com colegas que atuam na mesma área. Além disso, puderam apresentar as suas próprias soluções e terem contato com investidores e pessoas com potencial para tornarem-se parceiros futuros. Ou seja, essas startups puderam ter acesso ao mercado global e, claro, conhecer a dinâmica de um evento com ampla magnitude, por onde passam cerca de 70 mil pessoas, o que traz um grande ganho e maturidade empresarial”, expôs Marcio.
Com a participação de 3.050 empresas, 1.066 investidores, 935 palestrantes e 2.005 representantes de mídia, o Web Summit traz uma exposição e possibilita a oportunidade de os empresários apresentarem os produtos a autoridades e possíveis clientes, fortalecendo a presença e disseminação das marcas. Nesse contexto, seis startups de Mato Grosso do Sul puderam expor as soluções que desenvolveram, além de ter acesso às tendências mais recentes em tecnologia e gestão.
Jefferson Moreira, fundador da Vordesk, uma startup de atendimento e vendas, ressaltou que a experiência já trouxe resultados e potencializou futuros negócios. “Tivemos muitas visitas no stand, mais de 50 pessoas e conversas feitas durante os 3 dias. Além disso, os contatos todos de extrema qualidade, dois investidores e cinco reais potenciais clientes, como o CEO do metrô de SP. Para nós, estar no Web Summit com a Vordesk potencializa o branding da marca para os nossos clientes. Agentes de IA são a base para o presente e futuro”, comemorou.
Apresentando soluções para empresas e indivíduos compensarem as emissões de carbono, a Co2 Life também esteve presente no Web Summit, mostrando a atuação do estado na promoção de práticas sustentáveis. O fundador Orlando Trevisan, enfatiza o impacto do networking. “Participar do Web Summit foi essencial para conectar-nos com investidores e empreendedores de diferentes setores, ampliando nossa rede de contatos e criando possibilidades de parcerias futuras”, expôs.
Validação de mercado e inovação
A participação no evento trouxe para os empresários sul-mato-grossenses uma chance única de posicionamento e validação das soluções desenvolvidas em mercados competitivos. Representando o Estado no setor da Inteligência Artificial, Renato Ishii, fundador da Alfaneo AI, foi um dos empreendedores que sentiu esse impacto e destacou a visibilidade proporcionada pela participação na conferência. “Foram mais de 145 conexões no aplicativo da Web Summit, 40 interações presenciais no stand e três reuniões estratégicas, ampliando nossa atuação com potenciais clientes e parceiros, validando nossa inovação para o mercado”, pontuou.
Outros empreendedores, como Eduardo Figueiredo, fundador da SBR Prime, empresa de rastreamento do setor agro, afirmaram que a participação no evento trouxe a validação do negócio para a internacionalização. “Nos preparamos estudando o mercado desde o Web Summit 2023 e, agora, em 2024, fechamos negócios em Portugal, comprovando que estamos prontos para atuar globalmente”, enfatizou.
Já Davi Barboza, CEO da Magnet Customer, uma plataforma de Gestão de Relacionamento, ressaltou que a experiência trouxe noções importantes para internacionalização. “No evento, reforçamos nossa visão de longo prazo e entendemos como estruturar a empresa para atender o mercado global. Ficou claro que, para expandir, precisamos desenvolver uma estrutura robusta que permita crescer de forma sustentável e atender às necessidades de clientes em diferentes regiões do mundo”, concluiu.
Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo número 0800 570 0800.
-