ASN MS Atualização
Compartilhe

Integrantes do projeto Dona Della em Bataguassu lançam catálogo de peças autorais

Evento marcou a conclusão do projeto com entrega de certificados e palestra com a empresária e influencer digital Malu Pires
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Na noite dessa quinta-feira (28), as participantes do projeto Dona Della – Costura Sustentável, em Bataguassu, lançaram um catálogo comercial, que reúne peças autorais e sustentáveis, produzidas ao longo do último ano pelo grupo com o apoio do projeto desenvolvido pelo Sebrae/MS e MS Florestal, em parceria com a Bracell Social. O evento contou com a entrega de certificados para as 29 participantes pela conclusão do curso de costura, além de trazer uma palestra com empresária e influenciadora digital Malu Pires.

A gerente regional do Sebrae/MS na região Costa Leste, Josi Signori, destacou a relevância do projeto Dona Della para o município. “Este catálogo representa a materialização de sonhos e a consolidação de um trabalho árduo e colaborativo. A formalização como associação e a criação de peças autorais mostram como essas mulheres são capazes de transformar suas realidades por meio do empreendedorismo. E esse é o compromisso do Sebrae: indicar os caminhos e apoiar na jornada empreendedora”, destacou a gerente.

Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da MS Florestal, Michele Oliveira de Almeida, o projeto realizado em parceria com o Sebrae foi de suma importância para apoiar as participantes na construção de um futuro melhor. “Para nós, apoiar iniciativas como o Dona Della é mais do que uma questão de responsabilidade social: é fomentar o empreendedorismo sustentável e criar impactos positivos nas comunidades onde atuamos. Essas mulheres saem daqui hoje com muito mais do que um certificado: a certeza de que conquistaram uma nova profissão, num mercado amplo e repleto de boas oportunidades”, pontuou.

Josi Signori, gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, ressaltou a relevância da ação para trazer a inclusão produtiva das integrantes do projeto

Realizado no Centro Educacional Juventude do Amanhã (CEJA), o evento trouxe a exposição das bolsas, carteiras e sacolas produzidas pelas participantes com resíduos da indústria de celulose MS Florestal, como bags de fertilizantes e uniformes inutilizados. A criatividade de cada item pode ser vista no catálogo também apresentado aos presentes – um material de venda que agora irá apoiar o grupo no alcance de novos mercados.

O catálogo é resultado do projeto que se iniciou em fevereiro deste ano com a seleção de mulheres, algumas delas em situação de vulnerabilidade social. Para que pudessem confeccionar as peças, o grupo foi capacitado por meio de um curso de costura e recebeu uma sala para trabalhar com os equipamentos necessários. Com a conclusão da qualificação, o evento também marcou a entrega de certificados para as participantes que, atualmente, se uniram para atuar em grupo, por meio da formalização da Associação das Empreendedoras da Costura Ipê Rosa.

Além da certificação, as mulheres também receberam um apoio financeiro por parte da MS Florestal para poderem melhorar o trabalho realizado e investir no negócio. Ivone Conceição de Oliveira disse que o incentivo disponibilizado a cada participante é importante para apoiá-las nesses primeiros passos, ainda mais com a formalização da associação, que deve abrir muitas portas em relação às vendas. “Agora, somos vistas como empresárias e temos orgulho de mostrar que somos capazes de produzir peças com qualidade. Estou muito feliz e realizada”, disse.

De acordo com Miriam Bello, eleita presidente da Associação de Costura Ipê Rosa, o impacto deste projeto para ela e para as demais colegas de turma foi fundamental para que pudessem crescer. “Estamos vivendo um momento incrível. Nunca imaginei que chegaríamos tão longe, já temos encomendas até para o Rio de Janeiro! Estamos prontas para levar o nosso trabalho para muito além do que imaginávamos”, comemora.

Mulheres participantes do Dona Della Costura Sustentável celebraram o lançamento do catálogo

Já a participante Ana Nely Castello Branco pontua que a realização desse trabalho foi desafiador e a importância da conquista alcançada. “Foi uma superação para muitas de nós! Tivemos que conciliar as aulas do nosso curso com outros trabalhos, cuidar da casa, dos filhos, do marido e enfrentar tantas responsabilidades diárias. Mesmo assim, conseguimos superar tudo e chegar até aqui”, concluiu.

Conhecimento em pauta

O evento contou com uma palestra ministrada por Malu Pires, empreendedora que se destaca no mercado nacional e até internacional com sua marca de chapéus. A palestrante compartilhou sua trajetória de sucesso e inspirou as participantes. Ela contou que há dez anos, quando ainda trabalhava como advogada, decidiu que era hora de mudar os planos para poder realizar seus sonhos e escolheu um caminho profissional completamente diferente: vender chapéus feitos de palha e cheios de brasilidade.

Natural de Rio Verde, cidade do interior do Estado, ela sabia que os chapéus eram peças comuns na região, mas entendeu que aquilo que fazia parte do dia a dia dela e de sua família poderia fazer parte da vida de outras pessoas, de um jeito mais elegante. “Quando comecei minha marca, o desafio parecia grande demais. Mas é no primeiro passo que as conquistas começam. Vejo aqui um grupo cheio de potencial e criatividade, que já está fazendo a diferença no mercado. Eu saio inspirada por essas histórias e decidida em ajudá-las. Resolvi que farei a divulgação dessas sacolas e bolsas lindas nas minhas redes sociais e penso até em fechar uma parceria com a Associação de Bataguassu para trabalharmos juntas”, anunciou.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros com o foco em inclusão produtiva podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.ms.sebrae.com.br.