No coração do Pantanal, onde a natureza e a cultura se entrelaçam, uma tradição ganha novo fôlego e encanta turistas. Inspirada na rotina dos peões da região, a empresária Miriam Aveiro Coura criou o “Quebra-Torto”, um autêntico café da manhã pantaneiro. Servido no Refúgio Pantaneiro do Paxixi, no distrito de Camisão, em Aquidauana (MS), a experiência convida os visitantes a mergulharem na história, nos sabores e nas paisagens únicas encontradas no bioma.
O “Quebra-Torto”, tradicionalmente servido ao raiar do dia, traz à mesa iguarias como arroz carreteiro e ovo caipira, alimentos que sustentam os peões pantaneiros antes das longas jornadas no campo. Mas a proposta de Miriam vai além do paladar: ela recria o ambiente típico dos peões com uma decoração rústica. Aos sábados e domingos, entre 5h e 8h, os turistas têm a chance de saborear o café e todo este cenário.
A inauguração deste produto turístico ocorreu no dia 30 de novembro, sendo também resultado de uma parceria entre Sebrae/MS e Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi) para fomentar o turismo no Distrito de Camisão. Como parte deste trabalho, e junto aos empreendedores da região, foi lançada neste ano a Rota Serra e Charme Paxixi, que não só conecta visitantes à cultura local, mas também impacta positivamente cerca de 100 famílias e 300 pessoas envolvidas no turismo da área, que une Pantanal e Cerrado.
“Eu tinha esse desejo (de valorizar a cultura pantaneira) e de organizar tudo isso em um negócio. E veio acontecer com o apoio do Sebrae. Fui entendendo os caminhos que precisava percorrer. A gente pode sonhar, mas precisa saber os passos que devemos dar para aquilo ser materializado. Hoje a gente não pode agir com aqueles rompantes de vontade, investir esforço, recursos e sonhos e ver aquilo não dar certo. Aqui houve um investimento feito com segurança, acompanhado de consultores e analistas, e valeu muito a pena”, revela Miriam, que também é presidente da Aecopaxi.
A dedicação de Miriam com seu negócio é também compartilhada por outros empreendedores que decidiram oferecer uma experiência para visitantes do Paxixi. Todos trabalham em conjunto, com uma proposta de um negócio complementar o outro para permitir ao turista uma vivência de toda a região e ficar com vontade de visitar mais de uma vez o destino. “Nossa região tem agora um investimento para o turismo de experiência”, reforça Miram Coura.
Para proporcionar aos turistas de diferentes idades um destino que aglomera a beleza cênica com várias outras conexões e se transforma em uma viagem com experiência de vida, esses empreendedores engajaram em uma imersão para transformarem seus negócios, no programa “Criando produtos turísticos de experiência”, do Sebrae. Por meio de workshops, consultorias, mentorias e visitas-técnicas, os empreendedores incluíram cinco elementos para oferecer aos visitantes: estética (contexto com encantamento), educação (aprender algo na viagem), entretenimento, conexão (emocional e empatia) e escapismo (desligar-se da rotina).
“A região tem um potencial enorme com relação ao ecoturismo. Temos trabalhado há um tempo com os empreendedores para que estejam cada vez mais aptos a receber o turista. Ocorreu capacitação de governança para gerar desenvolvimento econômico local, foram levados cursos de condução de guias, agentes de roteiros turísticos. Os avanços já aconteceram e hoje temos empreendimentos com produtos de experiência para encantar o turista”, afirma o gerente da regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira.
Outros produtos turísticos de experiência
Dentro desse trabalho que uma experiência ajuda complementar outra, no Rancho Pé de Cedro, Roberto Araújo lançou o “Café Passado”. Com apoio de sua mãe, ele recebe os visitantes com um cheiro afetivo de lenha queimando no forno à lenha e aroma de café torrado. “O destino me trouxe aqui, quando visitei amigos e fiquei apaixonado pela região. Tem algo aqui que mexe com o sentimento das pessoas e é isso que quero oferecer também aos visitantes”, reconhece Roberto, que vive no rancho, adquire produtos para seu produto de produtores da região e oferece um café da manhã com mais de 10 itens. Ele atende reservas por esse link.
Mexer com os sentimentos do visitante é também uma proposta do Casa Refúgio – Estúdio Refúgio Criativo. Márcia Ribeiro tem uma pousada charmosa, com vista para o Mirante do Paxixi, e oferece para os turistas um mergulho para a criatividade e atividades antiestresse com a arteterapia. “Quando a gente chega e vê essa natureza exuberante que tem nesse local, a gente fica deslumbrado. Quero que o turista viva tudo isso com essa experiência de conexão da arte com a natureza”, comenta Márcia, que está nas redes sociais para reservas.
A conexão com natureza também está presente no produto birdwatching do Recanto Indaiá. Existem duas trilhas disponíveis para a observação de aves e se aproximar da vida selvagem ao ficar às margens do rio Aquidauana. Estevão Silva Costa tem o empreendimento com o pai, Antônio, e a mãe, Sandra. Ele é uma pessoa que se descobriu, pois não gostava de estar perto da natureza, mas hoje é um admirador. “Temos a chácara há quase 40 anos, mas hoje estamos aproveitando todo esse potencial que há de natureza, das aves aqui”, destaca. A visitação pode ser agendada aqui.
Junto desse trabalho na regão do Paxixi, também estão os produtos Em pleno Chá; o Walking Tour, Epopéia Pantaneira; a contemplação final de tarde no terraço e arte terapia da Cabana dos Ypês; a Violada Menina da Serra, da Eco Pousada Menina da Serra e a oficina de Flores do Deserto, do Pesqueiro 3 Marias.
Para mais informações sobre o trabalho realizado pelo Sebrae/MS na área do turismo acesse a Agência Sebrae de Notícias ou ligue para a Central de Relacionamento por meio do número 0800 570 0800.