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6ª Mostra de Turismo de Campo Grande debate inovação e sustentabilidade no setor

Realizado pela Semades em parceria com o Sebrae/MS, evento integrou a Ruraltur MS e destacou o turismo como oportunidade de desenvolvimento local
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
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Com o tema “Campo Grande, capital das oportunidades – Empreendedorismo com Sustentabilidade”, teve início nessa quarta-feira (21), no auditório do Armazém Cultural, a 6ª Mostra de Turismo de Campo Grande. O evento integra a programação da Ruraltur MS e é realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), em parceria com o Sebrae/MS.

De acordo com a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, iniciativas como a Mostra são fundamentais para conectar empresários, gestores públicos e sociedade civil em torno de um turismo inovador e sustentável, destacando a importância da colaboração entre diferentes setores. “É de imensa satisfação ter essa parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Semades, e com a Fundtur, que é uma grande parceira também deste evento. Nosso intuito é gerar conexões, promover negócios e incentivar o diálogo para que possamos fortalecer o turismo na capital sul-mato-grossense e trazer novas oportunidades para os pequenos negócios do segmento”, expôs.

Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, destacou a importância do evento para fortalecer o segmento turístico na capital sul-mato-grossense.

A relevância da Mostra foi reforçada também pelo superintendente da Semades, Luciano Barbosa Rodrigues, que destacou o papel do evento na promoção da capital como destino estratégico, principalmente, para o turismo de negócios. “Hoje discutiremos turismo não só sob o aspecto cultural, mas também como negócio. Neste ano, a Secretaria assumiu a gestão do setor, antes ligado à Cultura, e passamos a enxergar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, ressaltou.

Luciano Barbosa Rodrigues, superintendente da Semades, pontuou o turismo como ferramenta para o desenvolvimento local.

A abertura oficial do evento ocorreu às 14h e foi seguida pelo painel “Turismo na Costa Rica, o que podemos aprender para a realidade do Brasil”, que apresentou cases de sucesso no país que podem ser adaptados para a realidade sul-mato-grossense. A atividade reuniu o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira; e dois representantes de empresas do trade turístico de Bonito: a fundadora da agência receptiva Acqua Studio de Viagens, Luciana Garcia; e o diretor do atrativo turístico Abismo Anhumas, Felipe Scott.

Para o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, a experiência reforça a importância de adaptar boas práticas internacionais para a realidade local. “Hoje tivemos um painel muito interessante, em que buscamos referências diretamente de um dos maiores centros de sustentabilidade e ecoturismo do mundo: a Costa Rica. Lá, pudemos acompanhar práticas de turismo de natureza e de aventura em suas melhores nuances, desde a governança até os atrativos na ponta, como hotéis e atividades ligadas à natureza. O mais interessante é que empresários de Bonito, que participaram da missão e vivenciaram essas experiências, estão trazendo agora para a Mostra uma aplicação prática em seus próprios negócios”, destaca.

De acordo com o diretor do atrativo turístico Abismo Anhumas, Felipe Scott, o turismo de Mato Grosso do Sul tem mais potencialidades que fragilidades, e precisa avançar em integração e abertura para o mercado internacional. “Enquanto a Costa Rica vive de 95% do turismo internacional, no Brasil esse número não chega a 5%. O que para eles é uma força, para nós ainda é um desafio. Mas a pandemia mostrou o outro lado: quando o turismo internacional parou, o setor ficou zerado por dois anos, enquanto Bonito e toda a rota Bonito-Pantanal floresceram com os brasileiros que passaram a conhecer mais o próprio país. Isso prova que temos muitos pontos fortes, especialmente em Mato Grosso do Sul”, avalia.

Mediado pelo gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, painel trouxe diálogo com empresários de Bonito que participaram de missão-técnica para Costa Rica.

A empresária fundadora da Acqua Studio de Viagens, Luciana Garcia, destaca que a missão à Costa Rica trouxe aprendizados importantes, pois o país centro-americano conseguiu transformar as belezas naturais que possui em produtos turísticos de alto valor agregado, integrando sustentabilidade às questões sociais e econômicas, e a Mostra configura uma forma de compartilhar esses conhecimentos com outros empreendedores.

“A Mostra de Turismo é essencial porque ela nos ajuda a criar conexão, a ter esse entendimento, essa proximidade com pessoas que no dia a dia você não consegue encontrar. O evento proporciona essa troca de experiência entre cidades que estão começando agora e outros destinos, como Bonito, que já está no mercado há mais de 20 anos. Essa troca de informação e de conhecimento é o que vai proporcionar a expansão do turismo no Mato Grosso do Sul”, conclui.

Participantes adquirem novos olhares sobre o turismo

Para os participantes presentes no evento, o primeiro dia da 6ª Mostra de Turismo foi marcado por reflexões e novos olhares sobre como tornar o segmento em Campo Grande mais competitivo e conectado às tendências internacionais.

O estudante de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Vinicius Ribeiro, destaca que o evento representa uma oportunidade de ampliar horizontes e fortalecer o ecoturismo no estado. Ele destaca que experiências internacionais, como a viagem técnica à Costa Rica, servem de referência para cidades como Bonito e Bodoquena. “Um aspecto interessante do turismo local é que ele ainda é muito centrado em pontos específicos, enquanto outras cidades e regiões não têm tanta expressão ou oportunidade de se desenvolver em venda, marketing ou gestão turística. Por isso, iniciativas como esta são fundamentais, principalmente na Capital, para ampliar o conhecimento e incentivar novos horizontes para profissionais e acadêmicos do setor”, completa.

Para a proprietária do empreendimento de hospedaria Casa Refúgio, localizado no distrito de Camisão, Márcia Ribeiro, a Mostra permitiu refletir sobre a potencialidade do turismo como motor de transformação social e conexão com as comunidades locais.

“Aqui, geralmente, a gente associa sustentabilidade apenas ao meio ambiente, mas na Costa Rica não: envolve também a parte social e a relação direta das empresas com a comunidade em que estão inseridas. Outra questão importante é a educação ambiental. Desde pequenas, as crianças já têm essa visão de sustentabilidade, e isso faz diferença em um país pequeno, mas que tem um turismo muito maior do que o nosso. Esses painéis são importantes por isso, porque mostram práticas de fora que podemos adaptar e aplicar em Mato Grosso do Sul”.

A programação da 6ª Mostra de Turismo segue nesta sexta-feira (22), com painéis e palestras, reunindo empreendedores, representantes do trade turístico, especialistas e estudantes para discutir inovação, sustentabilidade e inclusão no turismo da Capital e de toda a região.

Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS e parceiros com o foco no turismo podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.