ASN MS Atualização
Compartilhe

Empreendedores do Cerrado e Pantanal apresentam soluções em Demoday

Ciclo de aceleração reúne negócios desenvolvidos em MS e destacou projetos com potencial para impulsionar a bioeconomia
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Novas soluções para os biomas Cerrado e Pantanal ganharam destaque no evento “Demoday” dos programas Inova Cerrado e Inova Pantanal, realizado nas últimas quinta (4) e sexta-feira (5), em Campo Grande. Ao todo, 80 empreendedores participaram do processo, sendo que, 20 de cada bioma foram selecionados para apresentar seus modelos de negócio à banca de investidores convidados, encerrando um ciclo de seis meses de mentorias, capacitações e acompanhamento técnico do módulo Tração, etapa dedicada a preparar os projetos para crescer e chegarem ao mercado.

A iniciativa é promovida pelo Sebrae/MS e pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect). Os programas integram o Inova Biomas, ação nacional do Sebrae replicada nos estados conforme características regionais, e que em Mato Grosso do Sul têm foco em desenvolver soluções sustentáveis que fortaleçam a bioeconomia e promovam o uso inteligente dos recursos naturais.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o avanço das empresas revela a maturidade do ecossistema local de inovação. “Ver os negócios chegarem até aqui e apresentarem soluções a investidores mostra que estamos criando oportunidades reais, incluindo pessoas e impulsionando a bioeconomia. Nosso propósito é apoiar os pequenos empreendimentos e colocar Mato Grosso do Sul em posição de destaque no cenário nacional”, afirmou.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o avanço das empresas revela a maturidade do ecossistema local de inovação

Representando a Semadesc, Walkyria Fernandes, assessora jurídica da Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, apontou o programa como parte da consolidação das políticas públicas de inovação. “Hoje, ciência, tecnologia e inovação são pilares de governança do Estado. Trabalhamos para aproximar pesquisa, setor produtivo e bioeconomia, transformando conhecimento em soluções escaláveis e capazes de chegar ao mercado.”

“O Inova Biomas é fundamental para identificar, em cada região do país, projetos e empreendimentos inovadores capazes de gerar benefícios reais às comunidades. No caso do Cerrado e do Pantanal, Mato Grosso do Sul assume um papel central. Ao acelerar negócios e estimular novas ideias, o programa contribui para transformar iniciativas em empreendimentos sustentáveis, gerando renda, emprego e impacto positivo para as populações locais”, complementa o diretor-científico da Fundect, Nalvo Franco.

Durante o Demoday, os participantes apresentaram pitches em duas rodadas, abordando proposta de valor, impacto, maturidade e potencial de escalabilidade. A banca avaliadora contou com investidores convidados, entre eles Andresa Bicudo, do fundo Sororité Ventures, que avaliou positivamente a diversidade e a consistência dos projetos. “Participar como jurada foi uma experiência rica. Buscamos conhecer projetos fora do eixo São Paulo para entender outras realidades e oportunidades. Aqui, vimos diversidade, cultura local e propostas muito consistentes.”

Iniciativa é promovida pelo Sebrae/MS e pela Semadesc, por meio da Fundect

Destaques no Cerrado e Pantanal

Ao final das apresentações, foram reconhecidos os projetos de maior destaque. Eles receberam troféus simbólicos, além disso, o primeiro lugar de cada categoria também garantiu uma vaga no curso Empretec do Sebrae, que visa o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

No Inova Pantanal, o primeiro lugar ficou com a Nematox, empresa que atua com clínica nematológica, analisando solo e raízes para identificar nematoides e indicando manejo biológico adequado. “Ganhar o primeiro lugar no Inova Pantanal foi uma surpresa muito gratificante, esse reconhecimento é um incentivo a mais para continuarmos trabalhando”, disse na ocasião o empreendedor Carlos Eduardo de Oliveira Lima, representante da Nematox.

Já o segundo lugar foi da Fortalecer Soluções Agrícolas, e o terceiro, da Pantanal in Box. A Jornada Inspiradora reconheceu Nilza Bandeira, produtora de mel e derivados, que celebrou o reconhecimento. “Esse prêmio me mostrou que, mesmo sem computador e sem tecnologia, consigo, com a força da minha comunidade, divulgar meu trabalho e mostrar o valor do que fazemos”, pontuou.

No Inova Cerrado, a primeira colocação foi conquistada pela MonitorApis, solução criada para proteger ambientes sensíveis às abelhas e já em expansão. “O processo foi, na verdade, um reconhecimento do trabalho que já desenvolvemos há algum tempo. A nossa intenção é ampliar essa solução pelo Mato Grosso do Sul, oferecendo mais segurança e proteção para polinizadores, pessoas e processos, e contribuindo para o desenvolvimento do estado”, disse o representante da MonitorApis, Cleberson Bervian.

Em segundo lugar ficou a BEM Inteligência de Dados e, em terceiro, a Dellato Gelato Artesanal. Já a Jornada Inspiradora reconheceu Marilza Silva, da empresa Meus Cabelos, Meus Fios, que relatou o impacto da participação no programa. “Foi uma surpresa extremamente gratificante. A repercussão tem sido intensa, recebi mais de 20 mil mensagens e preciso de uma equipe para dar conta dos retornos. Inclusive do exterior, surgiram propostas de exportação e pedidos de exclusividade. Só tenho a agradecer, foi um aprendizado que ninguém me tira e a porta que se abriu para dar visibilidade ao meu produto”.

O módulo Tração concluiu um processo iniciado em 2024, quando os empreendedores participaram da etapa “Ideação” para consolidar as propostas, voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e à conservação da biodiversidade. Após seis meses de mentorias, consultorias e workshops, as equipes encerraram a aceleração com modelos de negócio mais estruturados e prontos para avançar em captação de investimentos, escalabilidade e entrada no mercado.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.