ASN MS Atualização
Compartilhe

Cidade Empreendedora entrega PDM e mobiliza comunidade em Japorã

Prefeitura lança Plano de Desenvolvimento Municipal e define prioridades para os próximos anos
Por Michelle Araújo
ASN MS Atualização
Compartilhe

O município de Japorã recebeu, nessa quarta-feira (10), o lançamento do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), em evento realizado no plenário da Câmara Municipal. Com forte participação da população, a solenidade marcou a principal entrega do Cidade Empreendedora — programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, a Semadesc e a Prefeitura Municipal.

“É com uma imensa alegria que lançamos hoje o nosso plano de desenvolvimento municipal: um marco muito importante na construção do futuro que desejamos para nossa cidade”, celebrou o prefeito de Japorã, Vitor Malaquias. “Ao longo dos últimos meses, ouvimos moradores, lideranças, empresários, profissionais de diversas áreas e representantes da sociedade civil. Cada contribuição ajudou a identificar as necessidades reais da população e apresenta caminhos concretos para o desenvolvimento sustentável do nosso município. Com metas claras, o PDM nos guia para uma cidade mais inclusiva, mais moderna, dinâmica e preparada para os desafios dos próximos anos”, destacou.

“O PDM é um marco muito importante na construção do futuro de Japorã”, disse o prefeito Malaquias

O analista da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc), Vagner Alexandre Teixeira, destacou as potencialidades de Japorã, especialmente na agricultura familiar. “Vocês que estão aqui presentes vão ter o privilégio de conhecer o que é o PDM, o que foi planejado e que esse planejamento é para vocês, para a população. Japorã tem potencial e, ao final do programa, retornamos aqui para colher os resultados”, afirmou o analista, enfatizando que o município tem muito a evoluir por meio de um trabalho sério de planejamento e gestão.

Agricultura familiar é uma das potencialidades do território de Japorã

A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, celebrou a forte presença da população e agradeceu ao prefeito por aceitar o desafio de ingressar no Cidade Empreendedora. “O processo de desenvolvimento acontece com a participação das pessoas que vivem no território. O Sebrae facilita, traz aprendizado e apresenta métodos, mas é a adesão da população que faz o programa acontecer”, destacou. Ela também ressaltou o papel do setor produtivo: “Os empresários têm função fundamental nesse processo. Precisam se adequar, buscar qualificação e, assim, damos as mãos para transformar a realidade em Japorã”.

Para a diretora-técnica do Sebrae, Sandra Amarilha, a adesão da população é essencial para alcançar resultados

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Dorival Velasquez, também ressaltou a importância da participação da comunidade. “Acredito que o Cidade Empreendedora veio para somar, principalmente com a força e o apoio da população para impulsionar o empreendedorismo”, afirmou.

A consultora do Sebrae/MS, Salete Horst, ministrou uma palestra sobre a importância do engajamento da comunidade para a concretização das metas previstas no Plano. “O poder público municipal está, sim, envolvido o tempo todo, mas é essencial que a sociedade também participe. Um projeto só terá sucesso e alcançará seus resultados se, de fato, todos se envolverem. Todos precisam ser protagonistas da história e da transformação da realidade do município de Japorã”, enfatizou.

-

População marcou presença no lançamento do PDM

PDM em Japorã

O PDM é um instrumento de gestão estratégica que tem como proposta o alinhamento das vocações locais a entregas concretas, fortalecendo a gestão pública, impulsionando o empreendedorismo e gerando resultados mensuráveis para o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população.

O município definiu ações estratégicas em quatro eixos. Em Educação, Inovação e Capital Humano, as prioridades são fortalecer a educação empreendedora e técnica, reduzir desigualdades entre áreas urbanas e indígenas e incentivar a permanência de jovens qualificados, com projetos voltados à educação empreendedora, equidade educacional e incentivo à juventude.

No eixo de Governança, Gestão Pública e Inclusão Social, o foco é aprimorar a sustentabilidade fiscal, modernizar a gestão tributária e fortalecer organizações locais, por meio de iniciativas de equilíbrio fiscal, estruturação da associação comercial e criação de cooperativas de produtores.

Em Infraestrutura, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana, destacam-se a ampliação do acesso à água tratada nas áreas rural e indígena, oferta de terrenos sociais, estruturação do turismo sustentável e atração de novos moradores e empresas, com projetos de expansão da rede de água, regularização de terrenos, turismo cultural e promoção de investimentos.

Por fim, no eixo de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Sustentável, o município pretende estimular o consumo local, fortalecer as compras públicas, impulsionar a agroindustrialização e ampliar os serviços da Sala do Empreendedor, priorizando ações de valorização do comércio, capacitação de produtores e suporte ampliado aos empreendedores.

Clique aqui para consultar o PDM de Japorã.

Mais informações sobre o lançamento do Plano de Desenvolvimento Municipal do Sebrae/MS em outros municípios do Estado podem ser obtidas no site www.ms.sebrae.com.br ou na Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.