O Projeto MS Pró-Catadores, do Sebrae/MS, executado por meio do programa Sebrae Plural, superou as metas estabelecidas de 2025 ao promover a inclusão socioeconômica em dez municípios de Mato Grosso do Sul. Com o impacto positivo, a iniciativa fortalece a atuação de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis e consolida parcerias com prefeituras, contribuindo no desenvolvimento sustentável e ampliação da renda dos trabalhadores da categoria.
De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/MS, Jorge Tadeu de Barros Veneza, o projeto possibilitou a melhoria da integração entre os agentes envolvidos, tanto nos aspectos administrativos quanto na infraestrutura. Segundo ele, as capacitações realizadas por meio de consultorias também tiveram como objetivo reconhecer o papel empreendedor dos catadores e catadoras na economia circular e na promoção de uma gestão adequada dos resíduos sólidos.
“Em todo o ciclo, esteve presente o compromisso com o desenvolvimento humano, a inclusão produtiva e a transformação de realidades por meio do empreendedorismo. Por isso, aplicamos as consultorias conforme o plano de ação de cada cooperativa e associação, seguindo a metodologia da cadeia da reciclagem, que abrange diferentes dimensões, como legalização, gestão administrativa, produção e segurança, coleta seletiva, infraestrutura, além de relacionamentos e parcerias”, detalha Jorge.
Metas e realizações
Ao todo, dez organizações foram atendidas pelo Projeto MS Pró-Catadores, localizadas nos municípios de Alcinópolis, Amambai, Brasilândia, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas e Três Lagoas. Deste total, sete são cooperativas e três são associações de catadores de materiais recicláveis.

Entre as metas definidas em fevereiro de 2025 estavam o atendimento a 100 catadores, cinco cooperativas formalizadas, além do alcance de 10% de aumento no faturamento e 10% de crescimento no índice de avaliação da organização das cooperativas participantes.
Em dezembro, os resultados superaram as expectativas iniciais. O projeto atendeu 181 catadores, acompanhou sete cooperativas e três associações, registrou aumento de 16,01% no faturamento e crescimento de 22,49% no índice de avaliação da organização das cooperativas atendidas.
Impactos reais
Com o projeto, a Prefeitura Municipal de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, pôde impulsionar a parceria institucional mantida com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Alcinópolis (Coopercal).
Lucilene Martins Oliveira Cruz, Superintendente de Estudos e Controle Ambiental da mesma Secretaria, enfatiza que as orientações técnicas e estratégicas, da gestão municipal e dos consultores do Sebrae/MS, reforçaram a importância da adoção de boas práticas, planejamento e comprometimento coletivo.
“Atuamos de forma contínua no fortalecimento da cooperativa, com foco em aprimorar as condições de trabalho da equipe, apoiar à gestão e promover campanhas permanentes de educação ambiental junto à população, incentivando a adesão à coleta seletiva. Nesse sentido, o MS Pró-Catadores contribuiu de maneira efetiva para a organização e a visão profissional dos catadores. Então, reafirmamos, assim, o compromisso de seguir trabalhando de forma integrada com o Sebrae e demais parceiros da gestão pública do município de Alcinópolis”, esclarece Lucilene.

Para Cezar Henrique Amorim Rezende, auxiliar administrativo na Coopercal, a experiência de trabalho foi melhorada com a vigência do projeto na cooperativa e, da mesma forma que Lucilene, também manifesta interesse em continuar no projeto.“A nossa forma de trabalhar no administrativo e o trabalho em grupo dos cooperados melhorou bastante. Tivemos um aumento na renda e conseguimos enviar mais carga. Hoje, conseguimos participar de eventos que contribuem para a nossa valorização, como o ‘Encontro de líderes’, o ‘Transformar Junto’ e o Fórum de sustentabilidade”, conclui.
Conheça as cooperativas e associações atendidas pelo Pró-Catadores em MS

Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Alcinópolis (Coopercal); Cooperativa de Reciclagem Arara Azul de Três Lagoas (Corpazul); Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Amambai (Coopercicla); Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel do Oeste (Cooperasgo); Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Alvorada do Sul (Coopernas); Cooperativa de Trabalho e Comercialização de Materiais Recicláveis do Município de Costa Rica (Coopercori); Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sete Quedas; Associação Brasilandense de Agentes Ambientais de Brasilândia (Assobraa); Associação Cata Verde de Rio Verde de Mato Grosso; Associação Nova Limpa de Nova Andradina.
Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.

