O município de Jaraguari sediou, na manhã desta terça-feira (20), o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), uma das entregas do programa Cidade Empreendedora, iniciativa voltada ao aprimoramento da gestão pública e ao fortalecimento dos pequenos negócios. A ação é executada pelo Sebrae/MS e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com a administração municipal.
Durante o evento, autoridades locais e representantes das instituições envolvidas destacaram a importância do PDM como instrumento estratégico para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município. O plano estabelece diretrizes para o período 2025–2028, com foco no alinhamento das vocações locais a projetos que sejam capazes de gerar renda, oportunidades e melhoria na qualidade de vida da população. O prefeito de Jaraguari, Cláudio Ferreira, reforçou que o plano representa um marco para o planejamento municipal.
“Quero agradecer a parceria do Sebrae no programa Cidade Empreendedora, que tem um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento dos municípios. O Plano de Desenvolvimento Municipal vem ao encontro de grandes ações que podemos implementar, tanto no desenvolvimento rural quanto no comércio urbano de Jaraguari. Trata-se de um projeto estratégico, estruturado em vários eixos, que ouve a população, identifica os principais desafios, especialmente na área econômica, e aponta soluções práticas para gerar resultados concretos. O PDM é uma ferramenta essencial de apoio à gestão municipal, que fortalece os pequenos negócios e contribui para que o desenvolvimento chegue, de fato, a todo o município”, destacou o prefeito.

Representando a Semadesc, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da pasta, Rogério Beretta, ressaltou que o PDM contribui para uma gestão pública mais eficiente e orientada a resultados.
“O Governo do Estado tem como meta o desenvolvimento e o fortalecimento dos municípios. A partir da parceria proposta pelo governador Eduardo Riedel com o programa Cidade Empreendedora, o Estado passa a apoiar os municípios com uma visão estratégica de planejamento, permitindo a construção de planos de médio e longo prazo. O objetivo é orientar os gestores públicos na promoção do desenvolvimento sustentável e na atração de empresas de outras cidades e estados. Jaraguari possui uma localização estratégica, com potencial para o fortalecimento da indústria e do comércio local, especialmente pela sua logística privilegiada às margens da BR-163. O PDM oferece as ferramentas necessárias para que, com o envolvimento da população, o município alcance os resultados esperados”, afirmou Beretta.

O diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, enfatizou que o Cidade Empreendedora atua de forma integrada com os municípios, oferecendo metodologia e acompanhamento contínuo. “Ao longo de 2025, foram desenvolvidas diversas iniciativas para identificar as vocações do município, suas prioridades e oportunidades de transformação, com base em dados técnicos, informações qualificadas e na escuta das lideranças locais e da sociedade. Hoje, lançamos o resultado dessa construção coletiva, que aponta projetos estratégicos para orientar o crescimento sustentável de Jaraguari. Esse processo só gera resultados há engajamento da população. O PDM planta a semente do futuro que o município deseja construir, fortalecendo a economia local, especialmente por meio dos pequenos negócios. Jaraguari tem potencial, e esse plano oferece as ferramentas para que o município avance sem deixar ninguém para trás”, destacou o diretor.

PDM de Jaraguari
O Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) de Jaraguari é o principal instrumento de gestão estratégica do programa Cidade Empreendedora para o ciclo 2025–2028. O documento prevê entregas concretas que fortaleçam a gestão pública, impulsionem o empreendedorismo e contribuam para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.
Durante o lançamento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Kleber Oliveira da Costa, apresentou ao público as ações que compõem o planejamento. Segundo ele, o documento foi elaborado com base nas potencialidades e necessidades do município, a partir da análise de dados socioeconômicos e da contribuição de lideranças locais, gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil. O plano está estruturado em quatro áreas estratégicas: desenvolvimento econômico e empreendedorismo sustentável; educação, inovação e capital humano; infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade urbana; e governança, gestão pública e inclusão social.
“O Plano de Desenvolvimento Municipal é resultado de um trabalho construído junto à comunidade e às lideranças locais, validado pelo prefeito, e agora apresentado à sociedade. A proposta do lançamento é justamente dar transparência ao que foi planejado para os próximos anos. Essa parceria com o Governo do Estado e o Sebrae reforça a importância do planejamento estratégico como base para colocar as ações em prática e promover um novo caminho de desenvolvimento para Jaraguari”, afirmou o secretário.

As ações previstas pelo plano estão distribuídas em eixos estratégicos. No eixo de “Educação, Capital Humano e Inovação”, por exemplo, a previsão é de implantação da Rede Municipal de Inovação Educacional, Laboratórios Maker e Biblioteca Híbrida, inclusive com a promoção de projetos-pilotos, como o Clube de Robótica. Clique aqui para consultar o PDM de Jaraguari.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Jaraguari podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

