ASN MS Atualização
Compartilhe

São Gabriel do Oeste lança Plano de Desenvolvimento Municipal com ações para fortalecer a economia e sustentabilidade

Iniciativa do Sebrae/MS e do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, orienta ações estratégicas para o período de 2025 a 2028
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Como parte das ações do programa Cidade Empreendedora, iniciativa voltada ao aprimoramento da gestão pública e ao fortalecimento dos pequenos negócios, o município de São Gabriel do Oeste lançou oficialmente, na noite dessa terça-feira (20), o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). A ação é executada pelo Sebrae/MS e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com a administração municipal. O lançamento aconteceu na Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste (Acisga).

O Plano de Desenvolvimento Municipal estabelece diretrizes para o período de 2025 a 2028, com foco no alinhamento das vocações locais a projetos capazes de gerar renda, oportunidades e melhoria na qualidade de vida da população. Durante o evento, autoridades locais e representantes das instituições envolvidas reforçaram a importância do PDM como um instrumento estratégico para impulsionar o desenvolvimento econômico, sustentável e social do município.

O prefeito Leocir Montanha apresentou ao público as ações que compõem o planejamento e ressaltou que o PDM é fundamental para o planejamento estratégico e o desenvolvimento de São Gabriel do Oeste. “O plano estabelece diretrizes de longo prazo voltadas à execução de ações estruturantes e ao fortalecimento do desenvolvimento local. Sua construção, com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae, permite um desenvolvimento mais harmônico, com continuidade e acompanhamento das ações ao longo dos próximos três anos, avançando não apenas no planejamento, mas também na implantação de cada meta e medida definida. Conclamo a população a participar das próximas etapas, porque quando a comunidade caminha junto com a gestão pública, as chances de acerto são maiores. O PDM é um plano pensado para o município, para as pessoas e visa garantir um futuro melhor às próximas gerações”, destacou o prefeito.

Para o prefeito Leocir Montanha, PDM visa garantir um futuro melhor às próximas gerações

Representando a Semadesc, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, enfatizou que o Governo do Estado entende que grandes projetos de desenvolvimento exigem o alinhamento entre diferentes instituições. “Essa parceria entre Governo do Estado, Sebrae e prefeituras foi pensada pelo governador Eduardo Riedel justamente para garantir que a visão estratégica do Estado e o aporte de recursos cheguem aos municípios com eficiência, por meio de diagnósticos bem elaborados e do apoio de consultores especializados. O PDM é um material de altíssima qualidade, que fortalece o desenvolvimento do município e de toda a região, ao identificar os principais pontos onde devem ser feitos investimentos públicos, seja na saúde, na cultura, no turismo ou no desenvolvimento econômico, com foco na qualidade de vida, na empregabilidade e no bem-estar da população. Planos de longo prazo só dão certo quando são bem construídos e contam com a participação da sociedade, e esse modelo, que une a capacidade técnica das instituições com o envolvimento da população, aumenta significativamente as chances de sucesso na implementação do PDM”, salientou o secretário.

Representando a Semadesc, Rogério Beretta acredita que o PDM fortalece o desenvolvimento do município e de toda a região

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destacou o papel estratégico do Plano dentro da proposta do Cidade Empreendedora em São Gabriel do Oeste. “A entrega do PDM valoriza o planejamento local, inclui as pessoas nesse processo e cria condições para que o desenvolvimento alcance não apenas os grandes investimentos, mas também os pequenos negócios, promovendo qualidade de vida para a população. Esse trabalho fortalece o plano de desenvolvimento do município ao transformar ideias em metas claras, com transparência e oportunidades para que os empresários acompanhem e participem do crescimento da cidade. O diferencial de um PDM construído de forma colaborativa está justamente no envolvimento da sociedade, do setor empresarial, da Câmara de Vereadores, da prefeitura e das cooperativas, garantindo consistência ao planejamento e deixando um legado de transformação e melhoria na vida das pessoas”, afirmou.

“Um PDM construído de forma colaborativa deixa um legado de transformação e melhoria na vida das pessoas”, declara o diretor-superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça

Também presente no lançamento do PDM, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Gabriel do Oeste (Acisga), Volmir Antônio Bernardi, enalteceu a participação ativa do setor empresarial na construção do plano. “O envolvimento da Acisga e dos empresários permitiu que o PDM fosse construído de forma conjunta, ponto a ponto, com foco em ações que realmente atendem às necessidades do município. Quando secretarias, instituições e empresas caminham juntas, cria-se um ambiente mais organizado, competitivo e favorável para quem empreende, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de São Gabriel do Oeste”, relatou.

PDM de São Gabriel do Oeste

O Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) de São Gabriel do Oeste é o principal instrumento de gestão estratégica do programa Cidade Empreendedora para o ciclo 2025–2028. O documento prevê entregas concretas que fortaleçam a gestão pública, impulsionem o empreendedorismo e contribuam para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, ressaltou que o PDM dialoga diretamente com o fortalecimento do setor produtivo local. “O plano nos deu a oportunidade de contar com o apoio do Sebrae para organizar o desenvolvimento do município, especialmente na estruturação das principais atividades econômicas, construídas de forma conjunta com a comunidade por meio dos workshops. Isso tem sido essencial avançar na elaboração de projetos, principalmente nas áreas da agricultura familiar, da indústria e do comércio. A atuação da Secretaria está voltada a conectar o planejamento às necessidades dos empreendedores, dinamizando o setor produtivo e criando condições para o progresso econômico do município”, afirmou.

A estrutura do PDM está organizada em quatro eixos estratégicos: desenvolvimento econômico e empreendedorismo sustentável; educação, inovação e capital humano; infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade urbana; governança, gestão pública e inclusão social. No eixo da “Infraestrutura, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana”, por exemplo, está previsto implantar corredores verdes e ecopontos urbanos, além da ampliação da conectividade com wi-fi nas praças. Clique aqui para consultar o PDM de São Gabriel do Oeste

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em São Gabriel do Oeste podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

-