Entre conversas e histórias compartilhadas no salão de beleza, constroem-se elementos essenciais como autoestima e identidade. Mas, para além das transformações individuais, existe um setor que movimenta renda, gera empregos e abre espaço para milhares de pequenos negócios. É nesse mercado, que movimenta bilhões no Brasil, que empreendedoras de Mato Grosso do Sul têm encontrado não apenas uma fonte de renda, mas um projeto de vida. Com apoio do Sebrae/MS, elas mostram que talento, quando aliado à gestão e à capacitação, se transforma em empresa sustentável.
“O empreendedor que não acompanha as mudanças perde competitividade, eficiência e capacidade de inovação”, opina Lohayne Fernandes, cabeleireira e proprietária do salão de beleza Loh Fernandes Beauty, localizado em Caarapó. “Penso que aprimorar as habilidades de gestão pode elevar a qualidade dos serviços, e assim, conseguir atender melhor às necessidades do cliente”, complementa.
Lohayne explica que antes de inaugurar o seu empreendimento em 2019 foi necessário enfrentar o medo de errar. “Os maiores desafios da minha trajetória foram internos antes de serem externos. No começo, precisei vencer a insegurança e aprender a reconhecer o meu valor, entendendo que eu também precisava crescer junto com o meu negócio. Por isso, busquei conhecimento, me organizei para investir na carreira e fui trabalhando com o que tinha”, afirma.

Acreditar que o seu trabalho poderia transformar vidas foi a maior motivação de Lohayne. Na concepção da empreendedora que já atuava no setor há alguns anos, a beleza significa saúde emocional e identidade. “Enfrentei a pressão de fazer tudo sozinha e o desafio de me posicionar com mais autoridade. Comecei a confiar no meu profissionalismo e a formalização trouxe mais organização, segurança e clareza nas decisões. Mais do que um registro, foi a confirmação de que o meu sonho virou empresa com propósitos”, celebra.
Se tornar uma Microempreendedora Individual (MEI) foi o princípio da parceria estabelecida com o Sebrae/MS. Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela instituição em parceria com o Governo do Estado – via Semadesc, e Prefeitura Municipal, a cabeleireira capacitou-se em gestão financeira. “No começo eu não tinha recursos, então precisei usar o que tinha de mais poderoso: excelência e escuta. Cada cliente era atendida como única. Só que eu ainda precisava fazer promoções que atraíssem ainda mais gente para o salão”, disse.
A partir desse treinamento, ela continuou atualizando suas habilidades em marketing e vendas. “Acompanhar tendências é garantir crescimento. Incluir novos serviços e protocolos não serve apenas para fortalecer o posicionamento da marca: reflete na sua responsabilidade de cuidar da autoestima e do bem-estar das pessoas”, acrescenta.
Dinamismo

A biomédica e empreendedora, Ana Claudia dos Santos, compartilha o mesmo ponto de vista de Lohayne. “Empreendedores que não se atualizam tendem a estagnar. Empreender na beleza é acolher histórias e transformar o cuidado e o respeito em confiança. Nesse processo de crescimento, é muito importante fazer networking para divulgar o seu trabalho, expandir o conhecimento, se planejar e estar preparada sem medo de fazer escolhas para prosseguir”, acentua.
Ana já atendia em outras clínicas e franquias de estética antes de se tornar a sócia proprietária e responsável pela Clínica Refine, localizada em Campo Grande. “A clínica nasceu do desejo de unir conhecimento técnico especializado com anos de experiência prática na área da estética, oferecendo tratamentos estéticos avançados com responsabilidade, ética e foco em resultados reais. A principal motivação foi criar um espaço onde a beleza fosse trabalhada de forma natural, respeitando a individualidade de cada paciente e realçando seus traços únicos, sem excessos ou padronizações”, detalha.
Bem como Lohayne, Ana buscou o auxílio do Sebrae/MS para impulsionar suas ações. “O início da conquista dos clientes foi marcado pela dificuldade de tornar o nome Clínica Refine conhecido no mercado. Para superar isso, o apoio do programa Sebrae Delas foi bastante significativo nas áreas de gestão e posicionamento do negócio, que ajudaram a ampliar a visão empreendedora, organizar processos e tomar decisões mais estratégicas. Além disso, participei de cursos e capacitações oferecidos pelo Sebrae que contribuíram para o desenvolvimento profissional e para o amadurecimento do empreendimento”.
Neste ano, a Clínica Refine já é uma Microempresa LTDA, e, desde sua fundação, esteve formalizada. “Optei por começar já de forma regularizada, entendendo que isso traria mais segurança, profissionalismo e credibilidade desde os primeiros passos. Isso garantiu tranquilidade para atuar dentro das normas, especialmente em uma área que envolve saúde e bem-estar. A formalização fortaleceu a confiança dos pacientes, facilitou parcerias e criou uma base sólida para o crescimento sustentável do empreendimento, dando espaço para o meu aperfeiçoamento contínuo”, conclui Ana.
Para saber mais sobre as ações e projetos do Sebrae, acesse: ms.sebrae.com.br, ou entre em contato pela Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800.

