Na noite dessa terça-feira (3), o município de Jardim (MS) lançou oficialmente o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) durante evento realizado no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, na Praça Getúlio Vargas. A iniciativa é conduzida pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e administração municipal, integrando as ações do programa Cidade Empreendedora. Localizada em um ponto estratégico do estado e diretamente conectada às oportunidades da Rota Bioceânica, Jardim tem se consolidado como território atrativo para turistas, circulação de produtos internacionais e novos investimentos.
Durante o lançamento, o prefeito Juliano da Cunha Miranda ressaltou que o documento representa um novo modelo de gestão, pensado para além de uma única administração. “É um marco transformador para o nosso município. O Plano Municipal é muito mais do que um plano de governo, é um plano de Estado. Ele foi construído por toda a sociedade, por comerciantes, lideranças e pelo poder público. Essa união nos permite analisar indicadores econômicos, sociais, educacionais e de infraestrutura para tomar decisões mais assertivas e errar menos. Vamos trabalhar muito para garantir dignidade, renda e esperança para cada cidadão de Jardim.”

Representando o Governo do Estado, o analista de desenvolvimento da Semadesc, Vagner Alexandre Teixeira, destacou o alinhamento do município às estratégias estaduais de bioeconomia e inovação. “Aqui em Jardim, vemos a bioeconomia e a inovação como instrumentos importantes para conectar novos empreendedores e revitalizar as oportunidades do território, especialmente com a Rota Bioceânica. Esse desenvolvimento precisa de empresários, universidades e poder público atuando juntos. O plano deixa para a Prefeitura e para a sociedade um legado de curto, médio e longo prazo e conecta o município às ações da política municipalista do Estado. A cidade empreendedora é uma ferramenta fundamental de desenvolvimento.”

Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o diferencial do Plano de Desenvolvimento Municipal está na construção coletiva e no protagonismo da comunidade local. “O PDM nasce da sociedade, de uma busca conjunta com lideranças, instituições e o setor produtivo. Ele identifica as grandes oportunidades que este território tem e organiza projetos que combinam investimentos públicos e privados. Mais do que uma entrega formal, é um instrumento para que a população se aproprie do planejamento e faça acontecer. O Sebrae seguirá como parceiro nesse processo.”

Construído a partir de escutas com lideranças, empresários, instituições e moradores, o PDM reúne um conjunto de projetos que articulam educação, tecnologia, infraestrutura e qualificação profissional. A intenção é preparar a população para as novas demandas do mercado, estimular o empreendedorismo nas escolas, ampliar o acesso à inovação e fortalecer cadeias produtivas locais, criando um ambiente mais dinâmico e competitivo para quem já empreende e para quem deseja investir no município.
Ao mesmo tempo, o plano também prevê melhorias estruturais que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Estão contempladas ações de pavimentação, drenagem, saneamento e mobilidade urbana, além da atualização do Plano Diretor. Entre as iniciativas de revitalização, destaca-se o projeto Flor&Ser, que vai transformar a paisagem urbana com a implantação de plantas ornamentais e a requalificação de espaços públicos, fortalecendo o turismo, valorizando o comércio local e tornando a cidade mais acolhedora para moradores e visitantes e com um crescimento sustentável.
PDM em Jardim
Em Jardim, o PDM organiza ações que integram desenvolvimento econômico, inovação e melhoria da infraestrutura, com prioridade para a educação e a qualificação profissional. A estratégia prevê a atuação conjunta com universidades, aproximando formação técnica, empreendedorismo e mercado de trabalho, para criar um ambiente mais favorável aos negócios e às novas oportunidades que surgem com o crescimento do município.
A visão é compartilhada pelo setor empresarial. Integrante do comitê de elaboração do plano, o empresário Bernardo Prado, da Casa Abiul, avalia que o planejamento fortalece o ambiente de negócios e cria condições mais seguras para novos investimentos.
“O PDM melhora o município e, consequentemente, o ambiente empresarial. Ele alinha o crescimento às vocações econômicas, fomenta pequenos negócios, fortalece cadeias produtivas e garante infraestrutura. É um mapa estratégico que transforma o potencial de Jardim em oportunidades concretas para quem empreende.”
Com o lançamento PDM, a expectativa é que, ao aproveitar sua posição estratégica na Rota Bioceânica e investir em inovação, qualificação e infraestrutura, o município amplie sua competitividade e se torne cada vez mais atrativo para moradores, visitantes e novos negócios.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS, no número 0800 570 0800.

