ASN MS
Compartilhe

Tacuru avança na desburocratização e fortalece ambiente de negócios com ações do Cidade Empreendedora

Medidas do eixo Simplificação reduzem tempo de abertura de empresas, ampliam eficiência da gestão pública e estimulam novos empreendimentos no município
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

A implementação de ações do eixo Simplificação, do programa Cidade Empreendedora, tem promovido avanços significativos no ambiente de negócios de Tacuru, ao reduzir a burocracia, agilizar processos e facilitar a abertura e a regularização de empresas. Essas iniciativas geram resultados práticos no dia a dia de quem deseja empreender e reforçam o compromisso do município com o desenvolvimento econômico sustentável. O programa Cidade Empreendedora é realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e com a administração municipal.

Nesse contexto, dentro do eixo Simplificação, Tacuru validou o Plano Municipal de Simplificação, estruturou o Grupo de Trabalho responsável pela agenda desburocratizante, iniciou a elaboração da minuta da Lei da Liberdade Econômica, com decreto de grau de risco, e promoveu capacitações no Sistema Integrar. Entre os principais resultados, destaca-se a eliminação do passivo de empresas que aguardavam análise, a retomada dos licenciamentos sanitários de forma on-line e a redução expressiva no tempo de resposta das consultas de viabilidade, que caiu de cerca de 54 horas para aproximadamente duas horas em determinadas etapas do processo.

Na avaliação da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Mancini, as ações refletem o esforço conjunto para tornar Tacuru mais atrativa aos investidores. “Essas iniciativas refletem um compromisso conjunto entre parceiros da administração municipal, como o Governo do Estado, que buscam criar ambientes favoráveis ao empreendedorismo, com menos entraves burocráticos e mais oportunidades de crescimento num contexto mais amplo, fomentando ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos, com novas empresas abertas, graças à modernização dos processos de registro e à simplificação administrativa”, pontua.

Para o analista técnico do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva, as mudanças representam um passo estratégico para o fortalecimento da economia local. Segundo ele, a simplificação dos processos contribui diretamente para atrair investimentos, reduzir a informalidade e ampliar a geração de emprego e renda. “Agilizar a abertura de empresas em Tacuru é estratégico para transformar o município em um polo de investimentos. A eliminação de entraves burocráticos projeta segurança jurídica, eficiência administrativa e cria um ambiente de negócios mais dinâmico, capaz de atrair novos empreendimentos e reter talentos na região”, destaca.

A consultora do Sebrae/MS, Lívia Borges, explica que os avanços são resultado de um trabalho estruturado junto à gestão municipal. De acordo com ela, após os treinamentos realizados em novembro, o município conseguiu concluir todos os processos de abertura e alteração de empresas que estavam pendentes ao longo de 2025. “O empresário hoje consegue realizar todo o processo pelo integrador estadual, sem a necessidade de deslocamentos presenciais. Ao mesmo tempo, a prefeitura passa a ter uma gestão completa e atualizada das empresas constituídas no município, com informações organizadas e acessíveis”, afirma. Ela também ressalta que o tempo médio de resposta das consultas de viabilidade caiu de 23 para cerca de 12 horas, ficando abaixo da média estadual.

Robert Lima destaca que o impacto no setor de arrecadação é significativo

No setor de arrecadação, os impactos também são evidentes. O chefe do Departamento de Arrecadação e Cadastro, Robert Barcelos Lima, destaca que a integração dos sistemas trouxe ganhos significativos para o controle e a atualização do cadastro econômico municipal. “Hoje trabalhamos com informações mais organizadas e padronizadas, o que reduz falhas manuais e retrabalho. A integração permite identificar com mais agilidade a abertura, alteração e baixa de empresas, garantindo o lançamento correto dos tributos e reduzindo o passivo tributário”, explica. Ele também reforça que a conclusão dos processos pendentes e a redução no tempo de resposta das viabilidades trouxeram mais eficiência administrativa e segurança tanto para o município quanto para os empreendedores.

A Vigilância Sanitária também passou a utilizar o sistema de forma mais integrada. A coordenadora do departamento, Flávia Santos de Azevedo, relata que, após a capacitação, o licenciamento sanitário on-line se tornou uma realidade no município. “O sistema permite consultar dados cadastrais, viabilidade locacional e a situação atual das empresas, o que agiliza o licenciamento, a verificação das atividades e se as obrigações das empresas estão regularizadas. A capacitação otimizou nossos processos e deu mais autonomia à equipe, reduzindo consultas manuais. Logo vamos sentir esse impacto positivo, porque a maioria dos alvarás vence em 20 de fevereiro, então a demanda das empresas vai aumentar”, afirma.

Cidade Empreendedora

Desde 2018, o programa Cidade Empreendedora já atendeu 45 municípios em Mato Grosso do Sul, com foco no desenvolvimento econômico sustentável por meio da melhoria da gestão pública, do ambiente de negócios e do fomento ao empreendedorismo. Atualmente, 36 cidades participam da iniciativa, distribuídas nos pacotes Transforma, Avança e Excelência, conforme as necessidades locais.

Tacuru ingressou no programa pela primeira vez, por meio do pacote “Transforma”, voltado a municípios com baixo índice Firjan e que recebem maior volume de investimentos do Governo do Estado, responsável por 85% do custo da iniciativa. Ao longo de 18 meses, são desenvolvidas ações de desburocratização, eficiência da gestão pública, qualificação dos pequenos negócios, estímulo às compras públicas, fomento à cultura empreendedora nas escolas e inclusão socioprodutiva.

Para acompanhar as ações do Cidade Empreendedora, acesse: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

  • Cidade Empreendedora
  • Rio Brilhante