ASN MS Atualização
Compartilhe

Café Sebrae fortalece redes de articulação e apresenta soluções para empreendedoras em Dourados

Evento destacou programas e agenda de ações locais para 2026 voltadas ao protagonismo feminino
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Com a participação de mais de 120 empreendedoras de Dourados, o Café Sebrae – Empreendedorismo Feminino em Foco apresentou soluções, programas e uma agenda de iniciativas que irão apoiar o desenvolvimento dos negócios liderados por mulheres ao longo de 2026, na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). Com foco no fortalecimento do empreendedorismo feminino, o encontro promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a ACED Mulher, proporcionou um ambiente de conexão, troca de experiências e apresentação de oportunidades para o crescimento dos negócios locais.

Durante o evento, a analista-técnica do Sebrae/MS, Paula Shimonishi, anunciou a programação prevista para 2026 em Dourados. A primeira ação será a caravana para o Delas Day, que levará empreendedoras do município para o maior evento voltado às mulheres de Mato Grosso do Sul, nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Campo Grande. O Delas Day nasceu da união de instituições que acreditam na força do protagonismo feminino e promove dois dias de experiências e conexões em temas como liderança, empreendedorismo, inclusão, ciência e tecnologia.

Na sequência, o calendário inclui o Chá das Mulheres, marcado para 13 de março, e, no mês de agosto, a 3ª edição do Talk de Moda e Beleza, além de uma trilha voltada ao segmento de moda, que contará com desfile e atividades práticas.

Ao avaliar o impacto do encontro, Paula destacou que o evento foi estruturado para ampliar oportunidades e aproximar as empreendedoras das soluções oferecidas pela instituição. “O evento promoveu conexão e apresentou programas e soluções do Sebrae que podem auxiliar essas mulheres em seus negócios durante 2026. Também convidamos grupos de empreendedorismo feminino para compartilharem suas propostas, fortalecendo a união e o propósito de fazer os negócios prosperarem”, afirmou.

Entre as soluções apresentadas, esteve o Sebrae Delas, programa que potencializa o empreendedorismo feminino em Mato Grosso do Sul por meio de capacitações, oficinas, consultorias e mentorias. As participantes podem escolher entre as Jornadas Essencial, Premium e Global, de acordo com o estágio de maturidade do negócio.

Representando a ACED Mulher, a diretora executiva da ACED, Eliane Britez Paim Rodrigues, ressaltou a importância da articulação entre as instituições para fortalecer o empreendedorismo feminino no município. Ela destacou que a parceria com o Sebrae possibilitou reunir diferentes grupos e ampliar a representatividade das empresárias locais. “Conectar mulheres gera força no empreendedorismo feminino. Esse foi um momento importante para aproximar empresárias, fortalecer ações e abrir espaço para novas oportunidades. Estamos aqui na ACED para incentivar cada mulher empresária a participar e contribuir com as iniciativas desenvolvidas para elas”, declarou.

Café Sebrae propiciou espaço para networking entre empresárias, fomentando as redes de empreendedorismo feminino existentes no Estado

Conexão que fortalece

Para fortalecer a rede local de apoio às mulheres empreendedoras, o encontro reuniu representantes de grupos como ACED Mulher, Programa Delas, BPW, MIPE, REME e Mulheres em Ação, ampliando o diálogo e incentivando parcerias entre as lideranças femininas do município.

Idealizadora do projeto “Mulheres em Ação”, Regina Yamashita Prause apresentou o contexto de criação da iniciativa, que nasceu com foco na realização de feiras criativas e já soma mais de 13 edições, além de diversas capacitações. Ela também anunciou um novo avanço do movimento: a criação da Associação Rede Criativa de Mulheres. Segundo Regina, a feira cumpre um papel que vai além da comercialização de produtos, ao se consolidar como espaço de fortalecimento e autonomia feminina. “Mais do que uma feira: somos o ponto de encontro da paixão, do empreendedorismo e da autonomia. Aqui, celebramos a força da rede feminina que transforma talento em independência”, afirmou.

Representando a BPW, a diretora Elizabeth Salomão destacou a trajetória da organização e o diferencial do núcleo local, que desenvolve ações assistenciais, inclusive em parceria com o Hospital do Amor. “Não apoiamos apenas o negócio das mulheres, mas também sua presença nos espaços de decisão. É inspirador estar entre mulheres com histórias tão ricas. No grupo, fazemos negócios, criamos conexões e, principalmente, construímos amizades. O afeto e o carinho nos fortalecem na correria do dia a dia. Nós, mulheres, temos a capacidade de transformar o mundo com afeto, e isso faz toda a diferença”, declarou.

Evento contou com a participação de instituições parcerias e que fomentam o empreendedorismo feminino, a exemplo da BPW

Empreendedorismo que inspira

Empreendedoras de diferentes segmentos destacaram a importância do evento para ampliar conexões, acessar informações estratégicas e fortalecer seus negócios. A empresária Amanda Maria Menegati Gebara, que deixou o emprego público em Campo Grande para fundar a Menegati Joias e Semijóias em Dourados, ressaltou a relevância do encontro para ampliar o acesso à informação e às oportunidades. Segundo ela, o evento possibilitou conhecer melhor as soluções oferecidas pelas instituições parceiras. “Foi muito importante para entendermos o que o Sebrae pode oferecer às empreendedoras. Muitas vezes não temos acesso às informações e aqui descobrimos caminhos, apoio e, principalmente, conexões que podem gerar parcerias e novas oportunidades”, afirmou.

Já a produtora cultural Mariane Rodrigues destacou o evento como uma ponte para expansão profissional e capacitação. Recém-formada, ela atua no meio artístico e cultural e se prepara para lançar sua própria marca com produtos autorais, como poesias, quadros e colagens. De acordo com Mariane, o encontro trouxe conhecimento e abriu novas perspectivas. “Eventos assim são uma ponte para quem quer expandir os seus negócios, ou para quem quer começar empreender poder também se capacitar e conseguir atingir os seus objetivos”, declarou.

A empreendedora Vanessa Miranda, proprietária de um estúdio de beleza, aproveitou o momento para divulgar seus serviços e fortalecer contatos, entregando seu cartão para diversas participantes. Ela destacou que o evento apresentou caminhos tanto para quem está começando quanto para quem busca aprimorar o negócio. “Conhecemos grupos de mulheres que se apoiam e isso faz diferença. Já passei por várias fases no meu negócio e hoje estou em um novo momento de adaptação. Participar desse café foi muito válido para enxergar novas possibilidades”, ressaltou.

Para a terapeuta integrativa Paula Aguilera, o encontro foi produtivo ao demonstrar a força da união feminina nos negócios. Segundo ela, a troca de experiências contribui para o crescimento coletivo. “Aprendemos que, quando nos conectamos, conseguimos agregar conhecimento e fortalecer nossos empreendimentos. Foi um momento muito importante e inspirador”, avaliou.

Patrícia Maas, proprietária da Bon Dodo Sleep Wear e da Bon Dodôo Pet de Luxo, enfatizou o ambiente de aprendizado e incentivo proporcionado pelo Sebrae e pela Associação Comercial. Ela destacou a importância de buscar capacitação contínua. “Foi um evento incrível, de muita conexão e aprendizado. Eu recomendo que outras mulheres participem das ações do Sebrae, especialmente do Sebrae Delas, que faz toda a diferença para quem quer evoluir no empreendedorismo”, concluiu.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal ms.sebrae.com.br.