Durante o Dia da Oportunidade, ocorrido em Porto Murtinho nesta terça-feira (22), o Sebrae/MS, a Prefeitura Municipal e as empresas ETM Vicari e FV Cereais assinaram um termo de parceria técnica, que visa desenvolver as cadeias produtivas do município. Com isso, serão realizadas ações para aumentar a competividade de fornecedores locais, para que possam atender às demandas de serviços e produtos dos grandes empreendimentos locais.
A partir da assinatura, as instituições passarão a integrar um Grupo de Trabalho (GT) de Encadeamento Produtivo de Porto Murtinho. Este GT será o responsável por organizar e promover ações de desenvolvimento de fornecedores – ou seja, micro e pequenas empresas, localizadas no município. Na outra ponta, o Sebrae irá estudar as demandas apresentadas pelas empresas “âncoras”, para incorporá-las em capacitações voltadas aos pequenos negócios, qualificando-os para atenderem às necessidades elencadas.
Segundo o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a iniciativa irá aumentar a competitividade das pequenas empresas. “Iremos identificar as necessidades de fornecimento que essas grandes empresas têm, para inserirmos os pequenos negócios de Porto Murtinho nessa cadeia de fornecimento. Isso vai possibilitar que esses pequenos negócios se desenvolvam. É uma oportunidade que trazemos para o município, junto com esses dois grandes grupos que estão aqui. Precisamos que as empresas locais acreditem nessa oportunidade e busquem se integrar nesse processo”, disse.
Para o prefeito Nelson Cintra, a assinatura do termo fomentará o desenvolvimento do município. “Nossa preocupação com a chegada desse crescimento, que a região terá com a construção do corredor da Rota Bioceânica, é a falta de capacitação da população para atender a necessidade das empresas que estão aqui e que ainda virão. Quando profissionalizamos a mão de obra da nossa comunidade, permitimos que esta renda gire no município e fomente o desenvolvimento local. Firmar parcerias como essa, é fundamental para fazer o futuro chegar e com qualidade de vida para nossa sociedade”, afirmou o gestor municipal.
Para os donos das grandes empresas, a parceria técnica trará benefícios. Conforme o sócio proprietário e diretor da ETM Vicari, Neodi Vicari, é necessário a adequação dos pequenos empresários, para que possam se tornar fornecedores. “O ideal para nós, é conseguir comprar o máximo de produtos e serviços aqui da cidade. Isso facilita a logística, reduz custos, não se perde tanta qualidade dos produtos… Então, o trabalho que está sendo feito é espetacular para nós, para que esses empresários se organizem, tanto na parte técnica, como na produção, com quantidade e qualidade, e na parte fiscal”, reforçou.
Representando a FV Cereais, o gerente de Operações Portuárias da empresa, Genivaldo dos Santos, destacou que o trabalho conjunto trará resultados “Acredito na parceria justamente por conta desenvolvimento da cidade. Como receptor de serviços e comprador de peças e materiais, sinto dificuldade, porque tenho que trazer tudo de grandes centros, mas, com o Sebrae envolvido, a Prefeitura também dando apoio, vamos conseguir melhorar as questões técnicas e prestação de serviços e materiais no município. A gente fazendo esse trabalho em conjunto, o desenvolvimento vai ser bastante proveitoso”, pontuou.
Também estiveram presentes, acompanhando a assinatura, os conselheiros do Sebrae/MS: Alfredo Zamlutti, presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) e Fernando Ribeiro Martins, presidente da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS).
A parceria técnica com as empresas ETM Vicari e FV Cereais integra o programa Propeq Dinamiza, iniciativa do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) para acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas em Mato Grosso do Sul.
Agora, os próximos passos serão a coleta das demandas das empresas âncoras e, posteriormente, a elaboração do Mapa de Oportunidades de Porto Murtinho, bem como a implementação do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) do Sebrae no município.