ASN MS Atualização
Compartilhe

Fashion Lab inicia jornada de capacitação para fortalecer negócios de moda em MS

Com o foco em inovação, gestão e estratégias para o crescimento do setor, iniciativa visa promover diálogos com empresários do segmento
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Empresários do segmento de moda participaram, na noite dessa quinta-feira (12), do Fashion Lab, iniciativa promovida pelo Sebrae/MS com o objetivo de estimular a troca de experiências, promover o diálogo sobre desafios do setor, além de apoiar o desenvolvimento dos negócios locais. Realizada no Living Lab – Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS, a ação marca o início de seis encontros voltados para esse público e, nesse primeiro momento, a temática abordada foi “produção e eficiência”, com o diálogo sobre práticas de fabricação digital aplicadas à moda.

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Penélope Herradon, o Fashion Lab foi estruturado para criar um ambiente colaborativo de aprendizado contínuo. “Trata-se de uma roda de conversas pensada para conectar e inspirar empresários do setor de moda, além de abrir espaço para discutir diferentes vertentes do segmento, como fabricação digital, experiência no ponto de venda e outros temas estratégicos para o desenvolvimento dos negócios. A ideia é promover encontros que estimulem a troca de experiências e ampliem a visão dos empreendedores sobre as transformações do mercado. Ao longo das seis edições, esperamos aproximar esses empresários e apoiá-los para que melhorem os negócios”, pontuou.

Durante o primeiro encontro, os participantes tiveram contato com conceitos e aplicações práticas da fabricação digital, incluindo digitalização de moldes, prototipagem, corte e encaixe, além de estratégias para redução de desperdícios e custos produtivos. A proposta foi apresentar uma visão de futuro para a indústria da moda, demonstrando como a tecnologia pode contribuir para processos mais ágeis, sustentáveis e competitivos.

O conteúdo foi apresentado durante uma roda de conversa mediada pela consultora do Sebrae/MS e responsável pela comunidade de gestão, moda e beleza, Lidiane Campos. “As rodas de conversa são uma forma de aproximar os empreendedores das soluções que o mercado oferece e mostrar possibilidades de inovação dentro dos negócios. A proposta é justamente promover o crescimento das empresas por meio da troca de experiências e do contato direto entre os participantes. O Sebrae tem investido continuamente no desenvolvimento do setor da moda por meio de diversas ações. São soluções práticas que o empresário pode aplicar no dia a dia, contribuindo para o fortalecimento e o crescimento dos negócios no Estado”, complementou.

Encontro promoveu roda de conversa entre os empreendedores do segmento

Troca de experiências e novas conexões

Uma das empresárias convidadas para a roda de conversa foi Emília Leal, que tem uma marca que leva o seu nome. “Com o meu trabalho com acessórios e design de estamparia, percebi a importância de aperfeiçoar o desenho, buscar novas técnicas e conhecer equipamentos que ajudam a desenvolver melhor os produtos. Esse contato com novas ferramentas e conhecimentos contribui para aprimorar o processo de criação, desde a produção de protótipos até a apresentação dos mostruários”, afirma a empreendedora.

Daniela Félix da Val Uniformes também compartilhou a sua experiência. “Nós fomos convidadas para participar dessa roda de conversa após uma experiência muito positiva que tivemos com o Living Lab durante um processo de consultoria do Sebrae. Procuramos o laboratório para desenvolver uma peça específica para a nossa máquina de bordado, que acabou trazendo um ganho significativo de produtividade para a empresa. Antes utilizávamos uma peça improvisada, que não atendia bem à nossa demanda. Com esse apoio, conseguimos desenvolver um encaixe adequado para a máquina, o que reduziu o tempo de produção. Em uma indústria, cada minuto faz diferença, então esse ganho de eficiência impacta diretamente no resultado do trabalho”, destacou.

Quem participou do evento como Luciene Lopes Teixeira, proprietária da marca Lu Lopes Artelier, aprovou a iniciativa e destacou como o Sebrae faz parte da jornada que percorre como empreendedora. “Eu já conto com o apoio do Sebrae há muitos anos, desde a época em que morava em Corumbá. Depois que vim para Campo Grande, há cerca de 15 anos, continuei buscando esse suporte para desenvolver o meu negócio e dar mais visibilidade aos meus produtos. Agora, com o apoio do Living Lab, tenho conseguido desenvolver carimbos e moldes que utilizo nas minhas peças, além de criar desenhos e protótipos que ajudam a valorizar ainda mais o trabalho artesanal. Participar dessa roda de conversa também é importante porque tem tudo a ver com o meu trabalho, que envolve moda, inovação e criação”, destacou.

Jornada estratégica para o setor

O Fashion Lab seguirá com mais cinco encontros, abordando temas como posicionamento de marca e gestão financeira, planejamento de coleção, experiência do cliente, sustentabilidade e estratégias de crescimento. A expectativa é que, ao final da jornada, os empresários participantes tenham maior clareza estratégica, aprimorem processos produtivos e ampliem a competitividade das marcas sul-mato-grossenses no mercado.

Mais informações sobre as ações do Sebrae/MS relacionadas ao segmento de moda podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento da instituição no número 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.