ASN MS Atualização
Compartilhe

Sebrae/MS promove oficina de inovação para fortalecer decisões estratégicas na gestão pública de Três Lagoas

Capacitação reuniu lideranças municipais para discutir inovação aberta, modernização dos serviços prestados e construção colaborativa de soluções voltadas às demandas da população
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Secretários municipais, diretores, assessores e equipes técnicas da Prefeitura de Três Lagoas participaram, nessa quarta-feira (27), da oficina “Inovação: resolver problemas públicos com o que já funciona”, promovida pelo Sebrae/MS na sede regional da instituição. A ação integra as iniciativas previstas dentro do programa Cidade Empreendedora e reforça estratégias estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM).

Com formato executivo, prático e orientado à tomada de decisão, a oficina teve como proposta aproximar a gestão pública de soluções inovadoras já aplicadas em outros municípios brasileiros, estimulando a identificação de gargalos internos e a construção de estratégias mais eficientes para atender às demandas da população.

Durante a programação, os participantes acompanharam apresentação de casos reais, diagnóstico guiado, priorização de problemas e direcionamento para ações práticas, em uma dinâmica voltada à troca de experiências e à construção colaborativa de soluções aplicáveis à realidade local.

A analista técnica do Sebrae/MS, Caroline Canassa, explicou que a oficina foi estruturada justamente para apresentar experiências e metodologias já utilizadas com sucesso em outras localidades. “Além de conhecerem soluções e metodologias já aplicadas em outras cidades, os participantes também trabalharam na identificação de pontos prioritários dentro de cada secretaria, construindo planos de ação voltados à melhoria dos processos e dos serviços prestados à população. Dentro do Cidade Empreendedora, o eixo de inovação é muito importante porque existem muitas oportunidades para tornar a gestão mais ágil, eficiente e moderna”, destacou.

A oficina também trouxe conceitos ligados à inovação aberta e ao novo modelo de Compra Pública de Solução Inovadora (CPSI), previsto na legislação atual e voltado ao desenvolvimento de soluções construídas de forma colaborativa entre poder público, instituições e sociedade.

Para a facilitadora do Sebrae/MS, Érica Jacob, este encontro ampliou a visão sobre inovação dentro da administração pública municipal. “A gestão pública vive um novo momento, em que não se fala apenas em adquirir soluções prontas, mas em compreender profundamente os problemas enfrentados pela população e construir soluções de forma colaborativa. A proposta da oficina foi justamente trabalhar essa visão de inovação aberta, entendendo as dores reais da sociedade para, a partir disso, desenvolver soluções mais eficientes e conectadas à realidade do município. A CPSI traz justamente essa possibilidade de cocriação, permitindo que as soluções sejam construídas de forma estratégica, olhando para as necessidades da população, que é quem mais sente os impactos da gestão pública”, ressaltou.

O diretor de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura de Três Lagoas, Frank Morais, ressaltou que a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da modernização administrativa no município. “Hoje, ferramentas ligadas à inovação e à inteligência artificial já fazem parte desse processo de modernização e ajudam a otimizar tarefas, melhorar processos e tornar os serviços públicos mais eficientes. Esse movimento está alinhado ao compromisso da gestão municipal em buscar soluções modernas que tragam resultados mais rápidos e com mais qualidade para a população”, afirmou.

Entre os participantes, o servidor público municipal Clécius Abrahão, da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), destacou que o contato com novas tecnologias ampliou as possibilidades de aprimoramento dos serviços públicos. “A inteligência artificial já faz parte da nossa realidade e esse tipo de oficina ajuda os servidores a entenderem melhor como utilizar essas ferramentas dentro da administração pública. Isso contribuirá para aprimorar análises, agilizar processos, otimizar tempo e melhorar o desenvolvimento de projetos e atendimentos”, disse. “Mas é importante destacar que a tecnologia precisa vir acompanhada do conhecimento técnico do servidor, porque a ferramenta auxilia na análise e na organização das informações, mas a construção do comando e a avaliação crítica continuam sendo fundamentais”, completou Clécius.

Três Lagoas integra o Programa Cidade Empreendedora

O município de Três Lagoas participa pela primeira vez do programa Cidade Empreendedora, ingressando no pacote Excelência — o mais completo e extenso entre as modalidades ofertadas às prefeituras.

O acompanhamento segue até 2028, contemplando os oito eixos do programa, com ações voltadas à eficiência da gestão pública, melhoria do ambiente de negócios, fortalecimento do empreendedorismo e promoção do desenvolvimento econômico a partir das vocações e potencialidades do município.

Mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, podem ser obtidas pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800, ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br