ASN MS Atualização
Compartilhe

Sebrae e Inpasa assinam convênio para desenvolver cadeias produtivas na região Sul de MS

Parceria com empresa âncora, localizada em Dourados, visa promover ações de desenvolvimento de fornecedores locais
Por Natália Moraes
ASN MS Atualização
Compartilhe

Parceria com empresa âncora, localizada em Dourados, visa promover ações de desenvolvimento de fornecedores locais

Durante o Dia da Oportunidade, ocorrido no Centro de Convenções de Dourados nesta terça-feira (14), o Sebrae/MS e a Inpasa Brasil – indústria de Etanol de Milho e derivados – assinaram um termo de parceria técnica, que visa desenvolver as cadeias produtivas da região Sul do Estado. Com isso, serão realizados estudos e ações para aumentar a competitividade de fornecedores locais, para que possam atender às demandas de serviços e produtos de grandes empreendimentos.

A partir da assinatura, a Inpasa, que é a maior produtora de combustível limpo e renovável à base de milho da América Latina, será o primeiro empreendimento a integrar um Grupo de Trabalho (GT) de Encadeamento Produtivo da Região Sul de Mato Grosso do Sul. A empresa inaugurou em maio uma unidade em Dourados, sendo a terceira do Grupo no País.

O GT abrangerá as chamadas “empresas âncoras” – ou seja, grandes empresas, da região Sul do Estado, com o intuito de qualificar pequenos negócios fornecedores. Neste trabalho, o Sebrae irá estudar as demandas apresentadas pelas âncoras, para incorporá-las em capacitações e consultorias específicas voltadas às micro e pequenas empresas. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, a expectativa é que a iniciativa promova o desenvolvimento de toda a região.

“O Sebrae aqui em Mato Grosso do Sul trabalha com a estratégia Conexões Corporativas, que é o encontro da grande empresa que chega em um território, com a micro e pequena empresa que está lá e que pode vir a fornecer produtos para essa empresa, que nós chamamos de âncora. O papel do Sebrae é aproximar a grande da micro e da pequena e além disso, capacitar realmente os pequenos negócios para que eles atuem em conjunto com a empresa âncora no território e juntos promovam o desenvolvimento dessa região”, disse a diretora.

A encarregada administrativa da Inpasa, Daniele Rodrigues, também presente na assinatura, reforça que a entidade entende a importância de fomentar os fornecedores. “Nós entendemos realmente a importância de fomentar a região. A Inpasa veio com o seu segmento para a região justamente para contribuir com a economia do Estado e consideramos válida a parceria com o Sebrae, pelo trabalho que o Sebrae faz. Que consigamos executar um bom trabalho e ter essas parcerias com os nossos fornecedores”, destacou.

O supervisor de suprimentos da Inpasa, Thiago Mattos, entende que o trabalho conjunto irá apoiar o comércio local. “Temos, sim, uma lacuna que pode ser melhorada no comércio local, como a oferta de mão de obra, tanto da parte de serviços especializados, como também no fornecimento de materiais. Então, a gente vê hoje essa parceria com o Sebrae, como realmente um alavancador de negócios junto à cidade, apoiando a indústria, que visa desenvolver ainda mais a região e o mercado fornecedor local”, pontuou.

Ainda durante o Dia da Oportunidade realizado em Dourados, a sessão de negócios contou com a participação da Inpasa, compondo o rol de empresas âncoras em busca de fornecedores locais.

Encadeamento produtivo

A parceria com a Inpasa Brasil integra o projeto Conexões Corporativas, uma estratégia do Sebrae que conecta grandes empresas aos pequenos negócios. Em todo o país, o Sebrae possui mais de 14 anos de experiência no encadeamento produtivo, sendo referência das melhores práticas de qualificação de fornecedores.

Além disso, as ações de encadeamento produtivo em Mato Grosso do Sul também são apoiadas por meio de outra iniciativa do Sebrae/MS: o programa Propeq Dinamiza – uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) que possui o objetivo de acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas em MS.

  • Conexões Corporativas
  • Encadeamento Produtivo
  • Propeq Dinamiza