ASN MS Atualização
Compartilhe

Encontro no Sebrae/MS promove fortalecimento do trade turístico do Estado

Evento, realizado nesta sexta-feira, reuniu prefeituras, fundações e setor privado para planejar ações dentro das Instâncias de Governanças Regionais
Por Rodolfo César
ASN MS Atualização
Compartilhe

Evento, realizado nesta sexta-feira (16), em Campo Grande, reuniu prefeituras, fundações e setor privado para planejar ações dentro das Instâncias de Governança Regional

Representantes de prefeituras, de fundações de turismo municipais, turismólogos, funcionários e proprietários de empresas de turismo, técnicos da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e do Sebrae/MS reuniram-se nesta sexta-feira (16), em Campo Grande, para a realização do I Encontro das Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s) do Turismo em Mato Grosso do Sul. O evento, que aconteceu durante todo o dia, foi uma realização da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) e do Sebrae/MS, por meio do Pró Pantanal.

A função desse primeiro encontro foi de apresentar tendências no desenvolvimento do turismo no Mato Grosso do Sul a partir de uma construção coletiva, além de promover ações de cooperação entre as microrregiões a fim de encontrar soluções para os desafios e apresentar ferramentas de mercado que permitem monitoramento. Esse trabalho conjunto ainda favoreceu o planejamento estratégico para ações de turismo.

O diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, participou da abertura e indicou que as ações conjuntas permitem fortalecimento do trade turístico no Estado e possibilita que tanto o Pantanal como outras regiões alinhem medidas de desenvolvimento para o setor. O trabalho regionalizado para o turismo é também uma política pública definida pelo governo federal e em implantação pelo governo do Estado.

“Trabalhamos para fazer parte de uma política de governo do Ministério do Turismo, que preconiza hoje afunilar a informação. Para que nosso Estado possa, cada vez mais, fortalecer e se desenvolver é importante que as instâncias de governança conheçam as ações que estão sendo desenvolvidas pela Fundação do Turismo, pelo Sebrae, e reconheçam a possibilidade de unir sinergias. É uma reunião de alinhamento, de proposições, discussões e de encaminhamentos para gente poder fortalecer o turismo a partir de uma política pública e com o apoio do Sebrae no desenvolvimento dos pequenos negócios atuantes nessa cadeia”, explicou Tito Estanqueiro.

O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, explicou que a política pública de descentralização e regionalização é o modelo vigente e que o governo do Estado está dando suporte para que o estágio de governança dessas IGR’s possa evoluir para aumentar a capacidade de proposta de projetos e captação de recursos. Conforme ele, Mato Grosso do Sul tem uma das rotas turísticas de ecoturismo mais consistentes do mundo e por isso precisa profissionalizar-se cada vez mais.

“Precisamos profissionalizar a gestão, ajudar na captação de recursos. Aqui temos algo inédito no país que é executivos contratados pelo Estado que estão à disposição das IGR’s para demandarem ações. As IGR’s precisam gerar independência financeira. O Estado precisa estar bem próximo para dar sustentação. As regiões podem receber recursos para ações que são indicação das IGR’s. Essa é uma política de descentralização de recursos que veio para ficar. E temos a rota Pantanal-Bonito, que integrada é o produto internacional de ecoturismo mais poderoso do mundo”, apontou.

turismo regional mato grosso do sul
Diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, durante o I Encontro das Instâncias de Governança Regional (IGR’s) do Turismo, no Sebrae/MS

O Sebrae/MS é parceiro da FundturMS e possui diferentes ações voltadas para o trade turístico. Um deles é o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, que foi criado para fomentar atividades econômicas e está com atividades ligadas à gastronomia e consultorias para negócios instalados nos municípios de Aquidauana, Miranda, Corumbá, Corguinho, Rio Verde de MT, Coxim e Sonora.

Ainda tem ações dentro do programa Cidade Empreendedora voltada para empresas do setor em 11 municípios, sendo eles Amambai, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Rio Verde de MT, Selvíria, Porto Murtinho e Terenos. A entidade ainda possui o Polo Sebrae de Ecoturismo, que é um centro de referência para o turismo sustentável no País, localizado em Bonito. Dentre os principais objetivos do centro de referência, estão: aumento da competitividade dos pequenos negócios, com inovação e sustentabilidade.

Durante o encontro ocorreram palestras com a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Turismo do Senac/MS, Camila Fernandes; palestra sobre tendências do desenvolvimento do turismo no MS e atividade em grupo com representantes das microrregiões do Estado.

Sobre as IGR’s

Dentro dessas instâncias de governança regional que participaram do encontro atuam organizações governamentais e privadas. A criação das IGR’s é fator determinante para que as regiões turísticas possam estar inclusas no Mapa do Turismo Brasileiro.

Conforme classificação estadual, Mato Grosso do Sul possui as seguintes regiões turísticas: Caminho dos Ipês (Campo Grande, Corguinho, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos); Vale das Águas (Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu); Pantanal (Aquidauana, Corumbá, Ladário e Miranda); Cerrado Pantanal (Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de MT, Sonora), Grande Dourados (Caarapó, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Ponta Porã); Costa Leste (Aparecida do Taboado, Bataguassu, Cassilândia, Paranaíba, Três Lagoas); Caminhos da Natureza Conesul (Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Naviraí); Bonito-Serra da Bodoquena (Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho).

Atualmente, são 48 municípios cadastrados no Programa de Classificação Turística e esse programa do governo do Estado objetiva induzir e monitorar o desenvolvimento da atividade turística nessas cidades com levantamento da infraestrutura turística, da gestão pública e governança, sustentabilidade e mercado.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

  • Cidade Empreendedora
  • polo sebrae de ecoturismo
  • Pró Pantanal
  • turismo regional