ASN MS Atualização
Compartilhe

Potenciais de MS no setor de celulose são apresentados em feira voltada ao segmento

Governo do Estado, por meio da Semagro, e com o apoio do Sebrae, pelo programa Propeq Dinamiza, marca presença em 54° Congresso de Celulose e Papel, em SP
Por Natália Moraes com Semagro
ASN MS Atualização
Compartilhe

Governo do Estado, por meio da Semagro, e com o apoio do Sebrae, pelo programa Propeq Dinamiza, marca presença em 54° Congresso de Celulose e Papel, em SP

Por meio do Programa Estadual dos Pequenos Negócios (Propeq Dinamiza), uma parceria entre Governo do Estado e Sebrae/MS, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) participa, entre os dias 04 e 06 de outubro, com um estande no maior evento de tecnologias para o setor de celulose: o 54° Congresso Internacional de Celulose e Papel – ABTCP, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

De acordo com o secretário de estado de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que também é vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, o objetivo com a participação da feira é mostrar o potencial e a força da cadeia da celulose e papel do Estado. No evento, serão debatidos temas como sociedade, meio ambiente e governança.

“Temos a maior parte dos investimentos previstos para o setor no próximo ano. Neste momento temos a Suzano que está avançando com a construção de uma nova fábrica de celulose no município de Ribas do Rio Pardo. E mais recentemente recebemos a informação de que a Arauco vai construir uma outra planta em Inocência”, salientou o secretário.

Secretário de Estado Jaime Verruck, também vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, acompanha evento

Em evidência no cenário nacional com projetos robustos na indústria, Mato Grosso do Sul é destaque como Vale da Celulose, com uma cadeia florestal competitiva e maior exportador do país. Atualmente, são três fábricas de celulose instaladas e em operação no município de Três Lagoas: uma da Eldorado Brasil, com capacidade de produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano; e duas da Suzano, que produzem 3,25 milhões de toneladas por ano.

Segundo levantamento da Semagro, o setor florestal do Estado é responsável pela geração de 27,2 mil empregos, sendo 14,9 mil diretos. Em 2021, o segmento gerou 6.266 vagas a mais em relação a 2020. Esse crescimento de postos de trabalho deve continuar nos próximos anos, com os investimentos já em curso, como o da nova fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, no valor de R$19 bilhões.

Na ocasião, além de informações sobre este cenário, o estande apresenta detalhes do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas de Mato Grosso do Sul (PROFLORESTA), que segundo Jaime Verruck, contribui para a expansão da base florestal do Estado. “O programa busca diversificar a produção, fortalecer o encadeamento produtivo, ampliar a base florestal de eucalipto, pinus e seringueira, aprimorar os incentivos fiscais, entre outros objetivos”, pontuou o secretário.

Sobre o Propeq Dinamiza

O Propeq Dinamiza é uma ação do Sebrae em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semagro, que possui o objetivo de acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas em Mato Grosso do Sul.

Uma das ações executadas pela iniciativa é o apoio, neste ano, à realização do Semear – Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores, uma realização da empresa Suzano, em parceria com o Sebrae, que capacita gratuitamente mais de 170 micro e pequenas empresas de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

Com o Semear, o objetivo é que os empresários possam se qualificar para fornecer bens e serviços para grandes empresas instaladas na região, a exemplo da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. As capacitações tiveram início em julho, com duração de seis a oito meses. Desta forma, Governo do Estado, Suzano e Sebrae contribuem para preparar os pequenos negócios para aproveitarem o cenário de investimentos trazidos pelos grandes empreendimentos.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.

  • Propeq Dinamiza