Em diferentes âmbitos, programas Cidade Empreendedora, Pró Pantanal e Propeq Dinamiza contribuem para fortalecer pequenos negócios sul-mato-grossenses
No dia 11 de outubro de 1977 foi assinada a Lei Complementar nº 31, responsável por dividir Mato Grosso e criar o estado de Mato Grosso do Sul. Em 2022, a unidade federativa completa 45 anos, possuindo 79 municípios. O Sistema Sebrae, que completa cinco décadas neste ano, faz parte desta história, tendo contribuído para o desenvolvimento econômico do estado por meio da inclusão e do fortalecimento dos pequenos negócios.
Atualmente, em MS, de um total de 293.107 empresas ativas, 258.541 são micro e pequenas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), segundo dados da Receita Federal consultados em outubro. Ou seja, os pequenos negócios respondem por quase 90% dos empreendimentos no estado, evidenciando a importância de ações voltadas a este segmento. Por isso, o Sebrae atua capacitando diretamente os empresários, além do trabalho enquanto articulador junto ao poder público para tornar o ambiente de negócios mais fácil para quem quer empreender.
“O Sebrae dá a orientação e provoca o empresário para inovar, para melhorar a gestão do seu negócio, para ter um controle mais efetivo sobre os números de sua empresa para poder se reposicionar o mais rapidamente frente a uma variação da atividade econômica. Tudo isso são situações que o Sebrae atua, além de promover ações de mercado, ampliar as compras públicas para os pequenos negócios, entre tantas outras ações que visam fortalecer a atividade no estado”, afirma o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
Entre tantas iniciativas voltadas aos pequenos negócios, atualmente, três projetos de destaque do Sebrae/MS junto a parceiros estão em execução, promovendo melhorias na realidade local e o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul: Cidade Empreendedora, Pró Pantanal e Propeq Dinamiza. Confira mais informações abaixo:
Cidade Empreendedora e a transformação nos municípios
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Além do fortalecimento do comércio da região, o programa também trabalha algumas vertentes, como melhorias na agricultura familiar, fomento à educação empreendedora e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas.
São várias capacitações promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores possam melhorar o desempenho dos negócios. Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Atualmente, o programa está em execução em 32 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.
Pantanal: um ativo para a população do estado
Como um importante ativo para Mato Grosso do Sul, o Pantanal oferece diferentes oportunidades na inovação e desenvolvimento sustentável. Porém, os incêndios florestais de 2020 e a pandemia causaram diferentes impactos nessa realidade. Para auxiliar na recuperação desse ativo e dar suporte aos atores que dependem economicamente dele, o Sebrae/MT e Sebrae/MS implantaram o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal em 2021 e as atividades prosseguem até 2023.
Em MS, as ações geram repercussão direta em 12 municípios: Corumbá, Ladário, Miranda, Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Rio Negro, Corguinho, Rio Verde de MT, Coxim, Sonora e Porto Murtinho, além de cidades próximas. Os eixos do Turismo, da Economia Criativa e do Agronegócio direcionam as principais atividades, que incluem, por exemplo, apoio para empresários participarem de rodadas de negócios; suporte para ampliar a pecuária com gado orgânico e sustentável; capacitações na piscicultura e apicultura; valorização dos produtos pantaneiros com o selo Made in Pantanal, entre outras. Os negócios existentes já apresentam recuperação e novas oportunidades estão surgindo.
Para atender essa complexidade de cenários que o Pantanal sul-mato-grossense apresenta e haver resultados diretos para o estado, o Sebrae/MS tem o apoio da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para realizar o Pró Pantanal. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda dá suporte para as ações. Parcerias com o Sistema Famasul e outras instituições também viabilizam esse trabalho.
Integração produtiva de territórios com o Propeq Dinamiza
Fomentar as potencialidades de Mato Grosso do Sul, por meio da integração produtiva dos territórios e fortalecimento de governanças para a dinamização econômica dos municípios sul-mato-grossenses. Esta é a proposta do Programa Estadual dos Pequenos Negócios – Propeq Dinamiza, iniciativa conjunta do Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
O Termo de Cooperação do programa foi assinado em dezembro de 2021 e ele segue até outubro de 2022, tendo como público-alvo os pequenos negócios, grandes e médias empresas e a comunidade local. O programa está dividido em quatro eixos: Dinamização econômica dos municípios; Impulsionamento da governança territorial para melhoria do ambiente de negócios; Promoção Comercial dos Produtos Regionais e Apoio a iniciativas locais de inclusão produtiva.
Uma das ações de destaque é o estabelecimento de parcerias com grandes empresas – também chamadas de “âncoras” –, visando aumentar a competitividade de pequenos negócios locais para que possam atender às demandas de serviços e produtos de grandes empreendimentos. “O papel do Sebrae é aproximar a grande empresa da pequena. Além disso, capacitamos os pequenos negócios para que atuem em conjunto com a empresa âncora no território e juntos promovam o desenvolvimento dessa região”, finaliza o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
Para mais informações sobre as ações executadas pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul, entre em contato pelo 0800 570 0800 ou acesse o portal da instituição.