ASN MS Atualização
Compartilhe

Associação de comunidade no Passo do Lontra inova no mercado para gerar renda

Grupo de moradores saiu do zero, aprendeu técnicas no artesanato e fechou negócio com hotel na Nhecolândia após consultorias dentro do Pró Pantanal
Por Rodolfo César
ASN MS Atualização
Compartilhe

Grupo de moradores saiu do zero, aprendeu técnicas no artesanato e fechou negócio com hotel na Nhecolândia após consultorias dentro do Pró Pantanal

Às margens do rio Miranda e com acesso via Estrada Parque (MS-184), grupo de moradores do Passo do Lontra, no município de Corumbá, está descobrindo com o empreendedorismo e ações de governança meios para diversificar a geração de renda e valorizar a localidade por meio da economia criativa. Havia demanda por artesanato personalizado nessa região, e os moradores conseguiram aprender técnicas, formatar produto e colocá-lo no mercado no período de menos de um ano. A comunidade está no Pantanal da Nhecolândia, distante 130 km de Corumbá, e recebe consultorias do Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae.

Por conta das belezas naturais, a região do Passo do Lontra possui atividades ligadas ao turismo, além da pesca como meio de produção de renda. Há também uma base de estudos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que contribui para movimentar o território.

Para agregar novas formas de promover o desenvolvimento local, neste ano, a comunidade criou a Associação das Marias Bonitas do Lontra para contribuir em ações de fomento ao empreendedorismo. Essa estruturação de governança foi um dos pilares que houve apoio do Sebrae. A partir dessa entidade, foram realizados cursos de formação na área de corte e costura, artesanato e apicultura. A proposta envolveu consolidar atividades que podem ser desenvolvidas pelos moradores e ainda atender demandas regionalizadas, que surgem por conta dos hotéis e turistas.

pró pantanal economia criativa
Mascote pintado pela Associação das Marias Bonitos do Lontra, um dos produtos comercializados pela comunidade

O grupo ligado ao artesanato conseguiu capacitar-se neste primeiro semestre de 2022, formatou produtos com assinatura personalizada e consolidou as primeiras vendas no começo deste segundo semestre. Esse negócio focou no nicho de turistas estrangeiros que visitam atrativos no Passo do Lontra, mas não encontravam recordação dessa região do Pantanal.

A presidente da Associação das Marias Bonitas do Lontra, Servarina Pedroza Louveira, também conhecida como dona Sossô, reconhece que o trabalho desenvolvido localmente representa em uma mudança grande de mentalidade e que, aos poucos, vai contagiando mais moradores. “A gente decolou, entregamos algumas remessas e estamos atendendo novos pedidos, e assim vamos seguir.”

Dona Sossô explica que há desafios a serem superados na comunidade que reúne em torno de 40 famílias e indica que a governança aprimorada pode permitir conglomerar as pessoas para que caminhos sejam trilhados em torno de capacitações técnicas, demandas de políticas públicas e favorecer o empreendedorismo. “Muitos podem pensar que a gente nem existia, estávamos esquecidos por aqui. A gente não tinha um registro em cartório de uma atividade nossa, um produto local. Agora, temos a Associação das Marias Bonitas do Lontra e isso está dando um andamento grande para gente”, ressalta.

pró pantanal economia criativa
Rosana Pedraza, do Jungle Lodge, e a apresentadora Eliana, que recebeu onça da Associação das Marias Bonitas do Lontra

As primeiras encomendas de artesanato foram vendidas e entregues para o Pantanal Jungle Lodge. Além de compor a mala de volta de dezenas de turistas nacionais e estrangeiros, o grupo de empreendedoras na economia criativa recebeu doses grandes de incentivo. Entre os clientes indiretos que foram atendidos está a apresentadora de TV Eliana, que fez visita à região com sua equipe agora em outubro. “No começo, não acreditava que poderia dar tanta repercussão. Mais recentemente, a Eliana, que é do SBT, veio aqui no hotel perto e um produto nosso, que é uma oncinha, foi dada de presente a ela. Saiu em rede social e tudo. Já tivemos também professores da UFMS procurando a gente para parceria, pesquisa sobre os ribeirinhos”, revela dona Sossô.

Rosana Pedraza, do Pantanal Jungle Lodge, acrescenta que a região tem histórias que os turistas valorizam e uma demanda que existia era de fornecer artesanato de qualidade para agregar valor à visitação. “Nós estávamos precisando de artesanatos com qualidade como esses. Além do capricho, existe uma história das Marias Bonitas. Elas são esforçadas, competentes e estavam precisando desse incentivo do Sebrae. Para nosso hotel está sendo maravilhoso, os turistas ficam surpresos quando encontram um artesanato da região com essa qualidade.”

A empresária pontua que a atuação de negócios já consolidados com empreendedores da comunidade fortalece o setor de turismo e cria uma maior identificação com os clientes. “É gratificante para nós unirmos o útil ao agradável”, comemora.

“A gente que não pode deixar faltar e a procura está acontecendo. Já fizemos pedidos de novas peças para podermos produzir a pintura e entregar para o hotel”, projeta dona Sossô, que trabalha nessa área do artesanato como mais cinco mulheres.

pró pantanal economia criativa
Cachepot finalizado por grupo da Associação das Marias Bonitas do Lontra e comercializado para turistas na região da Nhecolândia

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

  • economia criativa
  • passo do lontra
  • Pró Pantanal
  • turismo no pantanal