Evento, de 6 a 20/11, tem rodada de negócios e promoção do turismo, gastronomia, agronegócio e economia criativa em Rio Verde de MT
A diversidade que a cultura pantaneira tem e todo o seu potencial para gerar negócios e fomentar a renda para empreendedores nos municípios localizados no Pantanal estarão presentes no Festival da Cultura Pantaneira, que acontece de 6 a 20 de novembro em Rio Verde de Mato Grosso. As atividades vão ainda dar força para celebrar o dia 12 de novembro, quando se comemora o Dia do Pantanal. O Sebrae/MS apoia o evento, por meio do Pró Pantanal, e a realização é da Prefeitura de Rio Verde. O Sistema Fiems, o Sistema Famasul e a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul são outros parceiros.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, pontua que eventos como o festival possibilitam a geração de oportunidades em diferentes áreas. Além disso, contribui para potencializar os negócios inseridos no bioma Pantanal, pelo fato de a região encontrar-se sob holofotes.
“O Pantanal está em evidência e o Sebrae é parceiro dos pequenos negócios da região. Temos levado ações por meio do Pró Pantanal e aqui em Rio Verde também temos o programa Cidade Empreendedora. São ações para o empresário poder crescer, melhorar a sua empresa e garantir o sustento da sua família. Então, a Semana Pantaneira é mais uma iniciativa que tem esse propósito e irá gerar oportunidades em áreas como turismo, agronegócio e artesanato, movimentando a economia, fortalecendo a identidade cultural da região e promovendo o desenvolvimento”, analisou o diretor-superintendente do Sebrae/MS.
A abertura está marcada para 6 de novembro (domingo), a partir das 19h, na praça das Américas (avenida Barão do Rio Branco, s/n). Além de show musical, a gastronomia pantaneira vai estar em evidência com o restaurante comitiva pantaneira.
Até dia 20 vão acontecer ainda ações nas escolas municipais, Black Friday com Jeito Pantaneiro no comércio local, 2ª Feira Cidade Empreendedora, 29º Encontro Estadual de Laço Comprido, leilões e festival de churrasco pantaneiro, Comitiva Empreendedora com ações para fomentar negócios ao longo de todo o dia, encontro de prefeitos do Pantanal de MS e MT, entre outras atividades.
O prefeito de Rio Verde, Réus Fonari, enfatiza que o Festival da Cultura Pantaneira é um trabalho de construção para que a região tenha um evento de forte identidade, tal qual já ocorre o Festival de Bonito. “Será um evento grandioso que cria dezenas de oportunidades com desenvolvimento e conhecimento do que nos interessa que é o turismo, o respeito e o cuidado que temos que ter com um espaço maravilhoso que é o Pantanal. Vamos aproveitar o potencial que temos e trabalhar isso. Mas isso só acontece com a participação da população de Rio Verde. Isso é fundamental”, destaca o chefe do Executivo rio-verdense.
Programação
As atividades previstas na programação montada pela Prefeitura de Rio Verde envolvem eventos gratuitos durante todos os 14 dias de programação. Na parte cultural, os shows acontecem na praça das Américas nos dias 6 (Munhoz & Mariano) e 19 (Marcelo Loureiro); e no Centro de Tradições Pantaneiras (rua Jardim Vaticano, no Jardim dos Estados), no dia 12, com Paula Mattos. Nessa área ainda tem exposição de arte do SESC entre 16 e 19 de novembro e exposição Pantaneira SESC entre os dias 17 e 19.
A promoção de negócios acontece praticamente durante todo o festival, com destaque para o dia 16 de novembro. As ações no Salão Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora (rua José Bonifácio, s/n, Centro, Rio Verde de MT) começam às 8h, com abertura oficial, e se estendem ao longo do dia.
Será feito o Encontro de Mulheres Pantaneiras, das 8h às 12h; palestra Indústria Sustentável, das 11h às 12h; rodada de negócios sobre o turismo e cultura pantaneira com a Integração de Turismo no MS; oficina de Design Cultural do Made in Pantanal (13h30 às 15h30), além de diálogos sobre o Pantanal e sustentabilidade para abordar o turismo de experiência, as boas práticas na produção de carne sustentável e critérios para os econegócios e mesa redonda Valorização dos Costumes de um Povo Pantaneiro, das 14h às 15h30. Veja detalhamento:
Comitiva Empreendedora – 16/11
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora (Rua José Bonifácio, s/n)
Talk show Mulheres Empreendedoras do Pantanal
🕒Horário: 9h
Rodada de negócios – Turismo e cultura pantaneira
🕒Horário: 9h às 11h
Palestra Indústria Sustentável
Na Comitiva Empreendedora do Sebrae/MS, realizada durante o Festival da Cultura Pantaneira em Rio Verde, a responsável pelo Núcleo de Sustentabilidade e ESG da Federação das Indústrias do estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Claudia Moreira Borges, estará presente para falar sobre Indústria Sustentável.
🕒Horário: 11h às 12h
Integração do Turismo no MS
A palestra vai reunir os municípios da região Norte, lideranças locais, secretários municipais de Turismo e associados da ACEPAN (Associação Cerrado Pantanal)-IGR (Instância de Governança Regional) para apresentar o Plano de Ação da IGR e os recursos disponíveis pela FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) para trabalhar o segmento.
🕒Horário: 13h30 às 15h30
Oficina de Design Cultural Made In Pantanal
O consultor Fábio Lapuente conduz a oficina para falar um pouco sobre modelagem e prototipagem de produtos da economia criativa com artesãos e atores importantes da cultura pantaneira na região.
🕒Horário: 13h30 às 15h30
Apresentação do case Turismo de Experiência no Pantanal – Travessia da Serra do Amolar
🕒Horário: 15h
Apresentação do case Pecuária Sustentável no Pantanal – Carne com Indicação Geográfica
🕒Horário: 16h30
Palestra – O Empreendedorismo que Transforma Pessoas e Comunidades
O empreendedorismo tem a força de mudar uma comunidade inteira e a Luciana Balbino é a prova disso pelo que fez na comunidade rural Chã Jardim, em Areira (PA). Eleita uma das 100 mulheres mais poderosas do agro pela revista Forbes e palestrante renomada, ela estará em Rio Verde com o Sebrae/MS durante a Comitiva Empreendedora do Festival da Cultura Pantaneira.
🕒Horário: 19h30 às 20h30
Toda essa programação prossegue depois do dia 16 e um dos eventos importantes é a mesa redonda Valorização dos Costumes de um Povo Pantaneiro, marcado para acontecer no dia 18, das 14h às 15h30, no Salão Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora (rua José Bonifácio, s/n, Centro). Essa mesa redonda envolve o Sebrae/MS, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), e a ACEPAN-IGR. O bate-papo terá as presenças de Fernando José Bachi; Beto Roque, presidente da ACEPAN-IGR; José Francisco Ferrari (Zito), da Fundação de Cultura; e Cristina Moreira, do Complexo Turístico Pioneiro.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.
Serviço
Data: 6 a 20 de novembro
Local: Rio Verde de MT (praça das Américas, Salão Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora, Centro de Tradições Pantaneiras)
Programação: Site Prefeitura de Rio Verde de MT e No link oficial do evento, clique aqui
Eventos gratuitos