Iniciativa do Sebrae e rede de parceiros fomenta atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal
Promoção da recuperação econômica do bioma e o apoio aos pequenos negócios da região, por meio dos eixos Agronegócio, Economia Criativa e Turismo. Esses são os pilares que vêm norteando o programa Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae junto a uma rede de parceiros em execução no Mato Grosso do Sul desde julho de 2021, nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro e Sonora. Em 2022, o projeto resultou em ações que capacitaram mais de duas mil pessoas.
O programa também abrange o bioma Pantanal localizado no Mato Grosso, e para tanto, nos dois estados, conta com parceria do Sebrae Nacional, Sebrae/MT e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em Mato Grosso do Sul, ele tem apoio da Universidade Federal de MS (UFMS), Federação das Associações Empresariais de MS (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
“Temos uma enorme rede de parceiros, inclusive de entidades que já estão no bioma atuando junto às comunidades locais. O papel do Sebrae é somar esforços e levar um trabalho direcionado à recuperação econômica dos pequenos negócios do território, proporcionando novas oportunidades de geração de renda. O Pantanal possui um potencial enorme, como na bioeconomia, e queremos fazer a inclusão produtiva dos pequenos negócios localizados nesse bioma”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Fomento ao Agronegócio
Dentro do eixo do agronegócio, o programa reuniu ferramentas e instrumentos que valorizassem a cultura pantaneira e o empreendedor que atua dentro do Pantanal, como forma de ressaltar as oportunidades que existem de crescimento sustentável. Uma das ações desenvolvidas foi o trabalho realizado em parceria com a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), além de outras entidades e associações ligadas à pecuária em MS, para que em 2023, consigam ampliar a produção de gado sustentável e lançar a carne orgânica com Indicação Geográfica (IG) do Pantanal.
Outro destaque do agronegócio foram as ações voltadas para a cadeia do mel na região, que recebeu reforço para fortalecer os negócios que atuam no Pantanal com a estruturação da governança da Cofenal, que hoje é denominada Associação dos Apicultores Mel do Pantanal – essa entidade atua na concessão da Identidade Geográfica do Mel do Pantanal. Essa medida apoia a estruturação da cadeia do mel no bioma e ainda auxilia no processo de agregar valor e abertura de novos mercados para criadores de abelhas dessa região.
A sede da Cofenal fica em Aquidauana, mas seu alcance abrange toda a região do Pantanal, tanto em Mato Grosso do Sul, como em Mato Grosso. O atual presidente da organização, Gilberto Adão dos Santos, detalha que a entidade estava paralisada desde 2012 e a retomada envolveu diferentes esforços. “O Sebrae foi decisivo para conseguir regularizar toda a situação. Foram três meses de trabalho para conseguir a reativação. Estamos em uma etapa de reconstrução, que não é fácil, mas olhamos para o médio prazo, acredito com resultados daqui a seis ou sete meses. O IG vai dar nome e valor ao produto”, disse.
Capacitações e reconhecimento no Turismo
No eixo do turismo, o programa acompanhou empresas da cadeia com consultorias visando a inovação e estruturação de produtos turísticos. Este trabalho também se estende a comunidades localizadas no bioma. No caso da “Passo do Lontra”, no município de Corumbá, são realizadas ações para diversificar a geração de renda e valorizar a localidade, por meio de sua estilização e fortalecimento da governança, para atrair visitantes no futuro.
Além disso, para destacar e valorizar empresas e produtos com ligação direta com o Pantanal, o Sebrae/MS desenvolveu e lançou em 2022 o selo Made in Pantanal, que conta ainda com um site onde é possível conferir os empreendedores que receberam a marca. Esse registro de procedência contribui diretamente para ressaltar a cultura do povo pantaneiro e se soma ao trabalho desses pequenos negócios para que haja desenvolvimento econômico sustentável no bioma. A página do Made in Pantanal pode ser acessada neste link.
Outro trabalho realizado foi a aplicação da metodologia TURES (Turismo Evolução e Sustentabilidade) para apoiar a inovação e desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos do Pantanal. Foram formados grupos de empreendimentos que receberam consultoria e oficinas durante um período de nove meses para inovar seus atrativos. Essas empresas ainda receberam atendimentos para implementação de ações de Trilha ESG (Ambiental, Social e Governança, sigla em inglês) e Selo de Sustentabilidade para pequenos negócios.
Ainda no turismo, destaca-se a Rota Gastronômica Pantaneira, em que o conceituado chef Paulo Machado desenvolveu um prato para cada uma das pousadas pantaneiras participantes para que o turista possa vivenciar a gastronomia pantaneira, além da experiência da cultura e do dia a dia da fazenda.
Abertura de mercados na Economia Criativa
Mais um ponto importante no desenvolvimento do programa foi o apoio aos moradores das comunidades do Passo do Lontra e Salobra, que descobriram com o empreendedorismo e ações de governança meios para diversificar a geração de renda e valorizar a localidade por meio da economia criativa. Essa estruturação de governança foi um dos pilares que contou com o apoio do Sebrae/MS e, por meio do programa Pró Pantanal, recebeu diversos cursos de formação na área de corte e costura, artesanato e apicultura, no intuito de consolidar atividades que podem ser desenvolvidas pelos moradores. Nas duas comunidades, foi iniciada a produção de produtos sapicuás e artesanato em cerâmica.
Nesse contexto de incentivar a produção regional e envolver o público com a arte, gastronomia e cultura do estado, o Pró Pantanal desenvolveu ações na “Semana Pantaneira”, durante os dias 18 a 22 de outubro, como parte das atividades paralelas da mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Durante a programação, estiveram presentes empreendedores do setor da economia criativa que atuam a partir de cidades localizadas no Pantanal, como Corumbá, Ladário, Rio Verde de MT, que apresentaram seus produtos e ensinaram técnicas de produção para o público participante.
Outra grande ação foi realizada em novembro, quando aconteceu o Festival da Cultura Pantaneira, evento organizado pela Prefeitura de Rio Verde de Mato Grosso. A iniciativa contou com o apoio do Sebrae/MS, por meio do Pró Pantanal e do programa Cidade Empreendedora. O festival movimentou negócios nas áreas do turismo, agronegócio, indústria, comércio e economia criativa existentes no Pantanal e durou 14 dias no total. Por meio da gastronomia e tradições pantaneiras, a iniciativa mostrou a diversidade que a cultura local tem e todo o seu potencial para gerar negócios e fomentar a renda para empreendedores nos municípios localizados no Pantanal.
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.