Inspirados pela palavra “raízes”, desenvolvedores, artistas, professores e apaixonados por games se reúnem em grupos para a criação de jogos físicos e virtuais, no maior evento do mundo na área, a Global Game Jam (GGJ), sediada no Living Lab – laboratório vivo de inovação do Sebrae/MS. Iniciadas nessa quarta-feira (1), os participantes têm até o dia 3 de fevereiro para entregar uma primeira versão das suas produções.
A iniciativa tem como objetivo estimular a inovação e experimentação, além de aproximar a comunidade gamer. A cada ano, é escolhida uma temática e os participantes devem produzir os games seguindo essa abordagem. Segundo Flavio Domeniche, analista de inovação do Sebrae/MS, a maratona também é uma oportunidade de despertar a curiosidade nos jovens e identificar futuros talentos. “Não é uma competição, é um evento colaborativo, que dá a oportunidade de ter esse primeiro contato com a criação de jogos”, afirma.
Além disso, o evento ainda proporciona uma troca de conhecimentos enriquecedora. De acordo com Bianca Ávalos, desenvolvedora júnior e uma das participantes do evento, o encontro de diferentes áreas é importante para que os grupos consigam unir a técnica e a criatividade essenciais para o processo de desenvolvimento. “Enquanto os outros integrantes têm várias ideias, muitas vezes cabe a mim dizer o que é viável ou não, porque já tenho a noção da programação e quanto tempo leva para implementar cada coisa”, declara.
O grupo, composto por seis jovens, pretende entregar ao final do evento duas versões do mesmo jogo, que tem uma interpretação bastante particular da temática: raízes enquanto evolução humana. A primeira versão proposta é um tabuleiro, que será impresso a partir da impressora 3D fornecida pelo Laboratório de Prototipagem do Living Lab, o LabMaker, e a outra digital.
Ao final do evento, uma versão piloto dos jogos deve ser apresentada pelas equipes participantes, mas nada impede os grupos que tiverem interesse em continuarem desenvolvendo a ideia posteriormente.
Sobre a Global Game Jam
A iniciativa desenvolvida em São Francisco, em 2008, hoje conta com mais de dois mil voluntários ao redor do mundo e acontece anualmente em quase 100 países diferentes. No Mato Grosso do Sul essa é a quinta edição do evento, que já explorou temas como a dualidade, reparos, entre outros. Para mais informações sobre a Global Game Jam, acesse: www.livinglabms.com.br/global-game-jam-ms.
O evento no estado conta com o apoio do Living Lab, laboratório de inovação iniciado pelo Sebrae/MS junto a instituições públicas e privadas. O espaço fica na Rua Brasil, 205, em Campo Grande (MS).