O fomento ao empreendedorismo feminino e a um comportamento empreendedor dentro da comunidade acadêmica é um dos focos de edital lançado nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O edital “Mentorias para o desenvolvimento pessoal e profissional” é uma parceria com o Sebrae/MS com a instituição de ensino, voltada às universitárias e servidoras para garantir capacitações em competências emocionais e gestão, por exemplo.
Por meio da parceria, o Sebrae/MS, no âmbito do programa Sebrae Delas – programa de aceleração que apoia negócios comandados por mulheres –, disponibilizará 1.800 vagas para as universitárias na Jornada Essencial, que contempla capacitações totalmente on-line e gratuitas sobre competências socioemocionais e de gestão e inovação, com acesso em plataforma educacional. Posteriormente, cem delas serão escolhidas para o projeto “Travessia” da UFMS, no qual cada uma participará de mentoria individual.
Além disso, a cooperação entre as entidades garante desconto de 50% para as servidoras interessadas em se inscrever na Jornada Delas. Nesta outra modalidade deste ciclo do programa Sebrae Delas, estão inclusos workshops, palestras e consultorias on-line, para que as participantes tracem um plano de negócios, organizem o tempo, preparem finanças, entre outros.
Segundo a conselheira do Sebrae/MS e reitora em exercício da UFMS, Camila Ítavo, a parceria entre as instituições é fundamental. “Estamos em um ambiente de formação de recursos humanos para o desenvolvimento do nosso município, do nosso estado, do nosso país. Agradeço em nome da UFMS, em nome do nosso reitor e à equipe do Sebrae pelo apoio que temos, porque realizamos muitas ações e este apoio é primordial, e também auxiliamos o Sebrae a ter um maior alcance dessa nossa organização”, disse.
Durante o lançamento do edital, a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou a importância do programa Sebrae Delas, que já apoiou mais de 14 mil empreendedoras em Mato Grosso do Sul. “A mulher tem necessidades singulares, e com o Sebrae Delas, nós optamos por dar mais atenção às soft-skills, ao acolhimento que uma empreendedora precisa ter no momento de uma decisão tão importante, que é a de investir e montar o seu próprio negócio”, destacou Amarilha.
Ações pelas mulheres
Além do edital “Mentorias para o desenvolvimento pessoal e profissional”, a UFMS também lançou, nesta quarta-feira (8), outros dois editais no âmbito do programa Sou Mulher: “Saúde da mulher” e “Mulheres na Ciência”. O programa teve início em 2021 reunindo as políticas, práticas e ações direcionadas às mulheres da Universidade: acadêmicas, servidoras e colaboradoras terceirizadas. Para mais informações sobre o Programa Sou Mulher UFMS clique aqui.
Já o Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso –, é um programa de aceleração que tem ações para aumentar a probabilidade de êxito de ideias e negócios liderados por mulheres. É a principal ação do Sebrae/MS voltada ao público feminino, sendo desenvolvido pela instituição há cerca de 10 anos.
Comprovadamente, o programa proporcionou às participantes aumento de faturamento, além de outras vantagens, como acesso a ferramentas inovadoras e networking em uma rede de empresárias. Em 2022, foram atendidas mais de 2 mil mulheres e outras 410 foram capacitadas diretamente. Além disso, no ano passado, foram 140 negócios formalizados e um aumento de 5,4% em empreendimentos formalizados como microempresas (ME), um porte de pequena empresa que possui faturamento anual de até R$ 360 mil.
Em 2023, estão abertas as inscrições para um novo ciclo do programa Sebrae Delas, até o dia 15 de março. As empreendedoras devem se inscrever no portal do Sebrae/MS (www.sebrae.com.br/sebraedelasms) e poderão escolher entre as jornadas Essencial, Delas, Premium e Premium Duo, com investimento gratuito e pago. Mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.