ASN MS Atualização
Compartilhe

Rota Gastronômica Pantaneira impulsiona turismo gastronômico em Mato Grosso do Sul

Sabores típicos do Pantanal ganham destaque com projeto que contemplou 10 empreendimentos nas regiões de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá
Por Nayara Tiago e Natália Moraes
ASN MS Atualização
Compartilhe

Com pratos tradicionais preparados no fogão a lenha junto à influência dos peões que saem em comitiva conduzindo o gado pelas áreas alagadas do Pantanal, a gastronomia produzida na região é resultado de uma cultura única. Enxergando o potencial do turismo gastronômico aliado ao bioma, o Sebrae/MS, via programa Pró Pantanal, e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, se uniram para apoiar a realização da Rota Gastronômica Pantaneira, um itinerário para turistas que querem conhecer a região pantaneira do estado e provar os seus sabores.

O roteiro do itinerário foi pensado e desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de Gastronomia e chef sergipano, Moacir Sobral. O projeto, lançado em dezembro de 2022, contemplou importantes regiões do Pantanal, como Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá. A rota oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e também influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.

Chef Paulo Machado (no Centro) é um dos idealizadores da Rota, que leva em consideração a vivência e sabores do dia a dia dos pantaneiros

Na primeira edição do projeto, foram selecionados 10 empreendimentos destas regiões, que em comum, preservam suas origens rurais. Eles receberam visitas técnicas da equipe, com treinamentos e aulas-show. Após, foram eleitos, em cada um dos estabelecimentos participantes, um prato carro-chefe. O resultado é uma imersão na culinária do bioma, levando em conta a vivência e sabores do dia a dia dos pantaneiros. E, junto à gastronomia, é possível ter uma experiência completa no Pantanal, com outros atrativos, como cavalgadas, caminhadas na mata, passeios de barco e observação da vida silvestre.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Kátia Muller, o projeto tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região pantaneira, valorizando os sabores típicos e promovendo o turismo gastronômico. “Com essa iniciativa, estamos destacando a culinária do Pantanal como um atrativo turístico, gerando benefícios para a comunidade local”, destacou a analista, reforçando que a Rota Gastronômica Pantaneira é a oportunidade de o turista degustar pratos únicos e conhecer a história por trás de cada um deles.

Com o sucesso do projeto, novos empreendimentos serão convidados a participar de uma nova edição em 2023. O chef Paulo Machado, um dos idealizadores da Rota Gastronômica Pantaneira, menciona que a segunda fase do projeto se chamará “Etapa das Águas”. Nela, serão selecionados outros 10 empreendimentos para participar do projeto, com foco nos negócios localizados próximos aos rios do Pantanal sul-mato-grossense.

Rota Gastronômica Pantaneira
Junto à gastronomia dos estabelecimentos, é possível ter uma experiência completa no Pantanal, com outros atrativos, como cavalgadas e observação da natureza

“Desta vez será a chance para mostrarmos todo o potente cenário do turismo pantaneiro ligado ao universo das águas. Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas pesqueiras, as cidades que nascem as margens do Rio Paraguai como Porto Murtinho e Corumbá, serão o alvo desta segunda edição da Rota Gastronômica que traz de forma pioneira a gastronomia local como motriz para o turismo”, enfatizou o chef.

Conforme ele, o projeto trouxe diversos benefícios para o estado, como a valorização da cultura local, a geração de emprego e renda para os profissionais envolvidos na cadeia produtiva da gastronomia, a atração de turistas interessados em conhecer a culinária pantaneira, e a divulgação da região em âmbito nacional e internacional.

Conheça os pratos da Rota Gastronômica Pantaneira

Dentre as receitas apresentadas durante a Rota Gastronômica Pantaneira, destacam-se pratos típicos como a carne seca de sol, o arroz carreteiro, a paçoca de carne seca, a sopa paraguaia, o caldo de piranha, o puchero, entre outros. Além disso, foram realizados eventos gastronômicos e ações de divulgação em feiras e eventos regionais e nacionais. “O intuito de criar a rota é para que o turista que visita o Pantanal possa ter a chance de vivenciar e provar as experiências gastronômicas mais autênticas do bioma pantaneiro”, destacou o chef Paulo.

Entre os estabelecimentos que participaram da Rota Gastronômica Pantaneira, destaca-se o Terroir Pantanal Wine & Beer, em Aquidauana, com o prato “Mini Torre Pantaneira”, uma combinação de carne oreada, coalhada seca, chips de banana da terra e paçoca pantaneira. Já a Pousada Pioneiro, localizada às margens da BR 262 entre Aquidauana e Miranda, ofereceu o “Macarrão de Comitiva” como prato assinatura.

Refúgio da Ilha Ecolodge, situado na região do Delta do Rio Salobra, em Miranda, ofereceu como prato assinatura a Delícia do Refúgio, com purê de abóbora, mandioca e carne oreada

Outro estabelecimento participante foi o Pantanal Experiência, localizado em Miranda, com o filé de pintado com creme de cumbaru. O Refúgio da Ilha Ecolodge, situado na região do Delta do Rio Salobra, também em Miranda, ofereceu como prato assinatura a Delícia do Refúgio, que consiste em um purê de abóbora, mandioca e carne oreada. A Fazenda San Francisco, no Pantanal do Rio Miranda, apresentou o mousseline de mandioca, ragu de puchero, ora-pro-nóbis e queijo de búfala como prato assinatura.

O Pantanal Jungle Lodge, localizado às margens do Rio Miranda, apresentou o Caldo de Piranha como prato assinatura, enquanto a Pousada Pequi, em Aquidauana, serviu a Sopa Paraguaia. A Pousada Aguapé, situada em uma área rica em vegetação típica do Pantanal em Aquidauana, apresentou o Requeijão de Corte como prato assinatura. O Recanto Vale do Sol, em Corumbá, ofereceu a Paçoca de Carne de Sol com Banana da Terra. Por fim, o Hotel Fazenda Baía das Pedras, localizado no município de Aquidauana, apresentou o Sarrabulho como prato assinatura.

Conheça os estabelecimentos e seus pratos no canal do Youtube da Rota Gastronômica Pantaneira.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

  • Pró Pantanal
  • Rota Gastronômica Pantaneira