Durante o Bata Fest Rodeio, realizado pela Prefeitura Municipal de 5 a 7 de dezembro em Bataguassu, os artesãos do distrito de Nova Porto XV alcançaram um marco importante para expandir e promover seus negócios: o lançamento de um catálogo comercial que apresenta as peças criadas por eles ao longo dos últimos dois anos. A iniciativa ocorreu durante uma Feira de Empreendedorismo promovida pelo Sebrae/MS, parte da programação oficial do evento no Parque da Juventude “Fernando Barbosa da Silva”.
Em comum, esses artesãos são acompanhados pelo projeto “Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda”, do Sebrae em parceria com a Suzano. “Hoje celebramos um grande momento, uma oportunidade para impulsionar vendas e crescimento, não só para Bataguassu, mas com potencial de alcançar o Brasil e o mundo. Temos 45 artesãos da Nova Porto XV que passaram por um programa completo, com consultorias em áreas como precificação, vendas, marketing e gestão. Esse trabalho culminou na criação de uma associação de artesãos, que representa um avanço significativo para o fortalecimento desse setor. Entendemos que apoiar e desenvolver o artesanato é uma forma poderosa de gerar impacto na economia local e melhorar a qualidade de vida na região”, afirma a gerente regional do Sebrae/MS, Josi Signori.
Na ocasião, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, considerou o catálogo um “presente” para o município, que completará 71 anos de emancipação político-administrativa na próxima quarta-feira, 11 de dezembro. “A cidade está em festa juntamente com os artesãos. Somos muito gratos por este projeto que vem mudando muitas vidas, trazendo oportunidades e gerando renda”, destacou o chefe do Executivo.
Durante a feira, os artesãos puderam comercializar seus produtos com um público diversificado, fortalecendo a presença no mercado e conquistando clientes. A Feira de Empreendedorismo trouxe uma rica diversidade de artesanatos, destacando o talento e a criatividade dos participantes. Entre as peças expostas, estavam animais esculpidos em argila, cestos trançados com materiais naturais, acessórios feitos à mão e uma variedade de produtos que refletem a cultura e a identidade local.
Para os artesãos, o lançamento do catálogo e a participação na feira representam grandes conquistas. Fabiana Batista, da Saboaria Fabi Esser, disse que foi gratificante participar e ainda ter a mãe, Alzira Esser, homenageada. “Minha mãe recebeu o catálogo em nome de todos os artesãos de Nova Porto XV, porque foi pioneira e visionária. Ela me inspirou a seguir com o meu sonho. Essa visibilidade conquistada por todos nós traz a confiança para crescermos juntos e conquistar cada vez mais clientes”, declara.
Rosemeire Machado da Silva, que produz peças com fibras naturais como palha e bananeira, disse que o sonho de “viver apenas do artesanato” está mais próximo agora. “Eu quero fazer do artesanato minha principal fonte de renda. Os cursos foram fundamentais, ajudaram demais todos nós. Antes, as vendas ficavam restritas aos vizinhos, mas hoje conseguimos vender para qualquer pessoa, de qualquer lugar. Mudou tudo na minha vida e no meu negócio”, reforça.
Outro artesão que também aprovou a iniciativa foi Euclides Alves dos Santos. Pioneiro em Nova Porto XV, ele conta que receber o catálogo em mãos foi o maior presente deste ano. E já sonha com novas conquistas. “Agora eu quero meu forno, para produzir as peças com mais qualidade. Sou eternamente grato ao Sebrae e à Suzano por reconhecerem o meu valor. Eu ganhei prêmios, tenho meu trabalho reconhecido pelos clientes e hoje vendo tudo o que produzo”.
Sobre o projeto Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda
O projeto leva conhecimento técnico e apoio estratégico aos artesãos de Nova Porto XV, capacitando-os para ampliarem as vendas e alcançarem a independência financeira por meio da arte. Cerca de 45 profissionais são acompanhados pela iniciativa desde o ano passado e passaram a contar com a expertise do renomado designer e tecelão Renato Imbroisi para a criação de uma coleção exclusiva e a confecção de um catálogo profissional, com a proposta de trazer mais visibilidade e alavancar a comercialização das peças.
Com expertise na área, Renato já realizou mais de 140 projetos no Brasil e em países como Moçambique, Angola, Itália, e Chile, voltados, principalmente, para artesãos locais com uma abordagem que vai além da criação artística, estabelecendo vínculos de longo prazo com as comunidades para garantir uma inserção mais eficaz no mercado e maior geração de renda.
Reconhecida pela diversidade e beleza das peças artesanais, a região de Bataguassu, que inclui o distrito de Nova Porto XV, reúne, há décadas, dezenas de profissionais que fazem desta atividade o principal meio de subsistência familiar. Para muitos artesãos, a oportunidade de ingressar no projeto foi fundamental para consolidar o trabalho e garantir mais qualidade de vida para o grupo.
A feira de empreendedorismo no Bata Fest Rodeio é mais uma das ações promovidas para consolidar esses avanços e criar oportunidades de geração de renda para os participantes.
Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae/MS podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.ms.sebrae.com.br.