ASN MS Atualização
Compartilhe

Em Amambai, prato “Farofa do prefeito” vence etapa municipal do 2º Desafio das Merendeiras

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho feito nas escolas e fortalecer a agricultura
Por Natalie Malulei
ASN MS Atualização
Compartilhe

Com a receita “Farofa do prefeito”, a merendeira Fabiana Ferreira Cruz conquistou o primeiro lugar na etapa municipal de Amambai do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a competição visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, incentivando o uso de produtos mais saudáveis.

A etapa municipal do desafio foi realizada em Amambai durante dois dias: na quarta-feira (4), as merendeiras inscritas participaram de um workshop sobre manipulação e preparação de alimentos, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Já no dia posterior, quinta-feira (5), as receitas inscritas pelas participantes foram avaliadas por um corpo de jurados que reconheceu os cinco melhores pratos.

Segundo o vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, a ação é relevante para valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas e fortalecer a agricultura familiar. “A ideia desse desafio é fantástica para proporcionar o crescimento das nossas merendeiras e evidenciar a importância do trabalho que elas desenvolvem. Além disso, elas contribuíram ainda mais para a melhoria da alimentação que nós oferecemos para os nossos estudantes quando trouxeram nas receitas itens da agricultura familiar e ajudaram a melhorar também a vida das pessoas que vivem no campo e produzem esses alimentos para ter o seu sustento”, expôs o vice-prefeito.

Para a secretária municipal de Educação, Zita Centenaro, o desafio estimulou as merendeiras a adotarem boas práticas e se dedicarem para que pudessem evoluir enquanto profissionais. “Ano passado também participamos da competição e, de lá para cá, percebemos as merendeiras mais engajadas com o preparo, colocando em prática as orientações que elas receberam do chefe e adaptando os alimentos para melhor consumo dos alunos, então, ganhamos muito com essa iniciativa. Sem falar que com o apoio que os produtores estão recebendo do Sebrae, a qualidade dos alimentos que chegam para nós também está maior”, destacou a secretária.

Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, o objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.

“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.

A merendeira vencedora da competição em âmbito municipal pontua como a iniciativa fez a diferença para o município e contribuiu para a formação das profissionais. “Faz 12 anos que sou concursada e hoje estou na Cozinha Central, posso dizer que, em relação a merenda, o município de Amambai está de parabéns. Nós recebemos produtos que são de alta qualidade, então, isso ajuda a gente a oferecer para os nossos alunos uma comida saborosa e nutritiva feita com muito carinho. Amo cozinhar, tenho amor pela minha profissão e só tenho a agradecer, pois desde o ano passado evolui muito, tanto que inscrevi a mesma receita do desafio anterior, a aprimorei e isso me fez vencer o desafio”, comentou Fabiana.

Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 25 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si. Além de Amambai também participam da disputa os municípios de Água Clara, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Amambai:

1° lugar: Fabiana Ferreira Cruz, da Cozinha Central, com o prato “Farofa do prefeito”.

2° lugar: Terezinha de Rosa Menos, do CEI Deborah Almeida Barros Quinzani, com o prato “Risoto de Frango”.

3° lugar: Regina Souza Silva, do CEI Pequeno aprendiz, com a receita “Omelete de frango e salada de folhas”.

4° lugar: Adelaide Adão, da Cozinha Central, com o prato “Guizado de Dê com arroz colorido”.

5° lugar: Matilde Ortiz Lopez, CEI Nosso Lar, com o prato “Sopa sabor e nutrição”.

Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.