ASN MS Atualização
Compartilhe

Municípios do Consórcio CIDEMA assinam termo para criação de Serviço de Inspeção Municipal integrado

Apoiada pelo Sebrae/MS, ação visa fazer com que produtores rurais de municípios consorciados comercializem seus produtos entre o grupo
Por Natália Moraes
ASN MS Atualização
Compartilhe

Apoiada pelo Sebrae/MS, ação visa fazer com que produtores rurais de municípios consorciados comercializem seus produtos entre o grupo

Os 11 municípios vinculados ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (CIDEMA) assinaram, na última quinta-feira (19), o termo de compromisso para a unificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM). A solenidade foi realizada na Unidade Regional do Sebrae/MS em Bonito e contou com a presença de prefeitos, secretários e demais representantes das cidades.

A partir da assinatura, foi criado um único selo válido em todas as cidades que fazem parte do CIDEMA. O objetivo, com a ação, é que o produtor rural que for realizar a inscrição em qualquer um dos municípios consorciados poderá comercializar seu produto também nos demais integrantes do Consórcio. A implantação do selo beneficiará a população dos 11 municípios, sendo eles: Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Na ocasião, a coordenadora do grupo de inspeção do SIM CIDEMA, Luíza Valcione, disse que o selo é uma exigência legal para a produção e comercialização de qualquer tipo de produto de origem animal. “A medida é válida para desde o mercadinho da vila, a grandes redes. Inclui também abatedouros, assentamentos que trabalham na produção de derivados do leite, do próprio laticínio, do pescado, mel, entre outros”.

Em 2021, o Sebrae/MS firmou parceria com o CIDEMA, para a prestação de consultoria especializada em consórcios públicos. O propósito foi fomentar e proporcionar condições aos agentes públicos uma maior consistência e efetividade nas decisões sobre políticas públicas que beneficiem o empreendedorismo como vetor de desenvolvimento, e, por consequência, a criação de ambiente favorável aos pequenos negócios na região.

“O Sebrae busca colaborar ativamente na construção de uma visão de desenvolvimento regional, por entender que é imprescindível implementar ações para melhorar o ambiente de negócios”, explica o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira.

Buscando ampliar a abrangência dessas ações, o Sebrae/MS atua junto aos consórcios públicos para fomentar as políticas públicas voltadas aos microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE), além de viabilizar e facilitar o acesso a mercados.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

  • consórcios públicos