ASN MS Atualização
Compartilhe

1º Festival de Empreendedorismo do MS: Empreendedoras recebem Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

As vencedoras foram premiadas entre três categorias: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural
Por Camila Mortari e Kawhã Rodrigues
ASN MS Atualização
Compartilhe

Nesta quinta-feira (05), o palco da Arena Business do EmpreendFest: 1º Festival de Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, foi animado pelo apresentador e comediante Márcio Ballas, no Bosque Expo, em Campo Grande. Foi ele também quem anunciou as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Ao todo, 97 empreendedoras se inscreveram entre três categorias: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural. O objetivo é valorizar o empreendedorismo feminino premiando histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. O evento contou com a participação da primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, da vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e conselheira do Sebrae/MS, Camila Ítavo, da diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, entre outras autoridades.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios existe desde 2004, e visa também unir a rede de mulheres empreendedoras através do contato e visibilidade. De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o Sebrae tem papel fundamental na vida dessas empresárias, e a premiação tem o objetivo de reconhecer as habilidades e talentos de mulheres que já estão empreendendo ou que querem abrir um negócio.

“O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma forma de reconhecer o esforço, a coragem, a luta das mulheres que conseguem, e que decidem empreender. Não é fácil ser uma empreendedora, muitas são responsáveis pelos filhos, pelos pais e encontram no empreendedorismo uma forma de sustento, de meio de vida sem sair de casa. Outras mais arrojadas já veem isso como uma grande oportunidade e se lançam em mercados bem competitivos. Desta forma, o Sebrae com este prêmio encoraja para que cada vez tenhamos mais mulheres empreendendo, mais mulheres desbravando esse mercado tão competitivo”, destaca a diretora-técnica.

Para a gestora de empreendedorismo feminino do Sebrae/MS, Maristela França, o prêmio é um reconhecimento do esforço feminino que causa um impacto além do econômico. “A maioria das mulheres empreendem por um propósito de vida, o empreendimento feminino tem um impacto que vai muito além do econômico, é social, é educativo, é para segurança, qualidade de vida e bem-estar. A participação da mulher na economia é um ganho para todos”, reforça a gestora.

Conheça as vencedoras

Na categoria Produtora Rural, o 1º lugar ficou com a empresária da Vaca que Ri, Lúcia Maria Oliveira Monteiro, do município de Anastácio. Ela conta que o Sebrae/MS foi um divisor de águas e diz que se sente agradecida pelo reconhecimento que o programa deu a ela. “Depois de passar pelo programa Rota Rural, e participar do curso de queijos artesanais a minha vida mudou. Hoje o programa Sebrae Delas e o Made In Pantanal, mudaram a minha vida, a minha visão de negócios e a minha gestão”, declara a vencedora da categoria.

Na categoria Microempreendedora Individual, a empresária do Mato Fértil, Camila da Silva Brito, de Campo Grande, recebeu o troféu de primeiro lugar. “A minha jornada no Sebrae começou este ano, pelo programa Sebrae Delas, foi transformadora com palestras, com a troca, com aprendizado”, comenta a vencedora Camila.

A empresa Angí Chocolates, de Campo Grande, ficou em 1º lugar na última categoria, Pequenos Negócios. Representando a empresária Beatriz Branco, a mãe e sócia, Beth Branco, se emocionou ao destacar a união das mulheres. “O sentimento é misto, onde a gente demonstra que tudo o que nós mulheres queremos a gente consegue fazer. E com o Sebrae estando ao nosso lado, principalmente, aí nós vencemos todas as nossas dificuldades e limitações. É o sentimento que contempla todas as mulheres do Sebrae Delas, porque o Angí vencendo, todas nós vencemos e demonstramos para toda mulher que tem um pequeno negócio, que ela consegue sim”, declarou.

Amanhã, 06, a programação continua com palestras magnas de Diego Ribas, comentarista e ex-futebolista brasileiro pelos maiores clubes de futebol; Natalia Beauty, uma das mulheres mais influentes do mercado de beleza, fundadora do Natalia Beauty Group, presente em mais de 10 países, com faturamento de R$ 30 milhões; e Douglas Viegas “Ninja”, ex-jogador de basquete no Brasil e Estados Unidos, e atualmente influenciador; além de atrações culturais e jogos interativos. E, para conhecer mais sobre o trabalho de empreendedoras do estado é possível visitar o espaço Expositores no local.

Serviço – EmpreendeFest – 1º Festival de Empreendedorismo do MS

Data: 5 e 6 de outubro

Hora: 14h às 22h

Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês – Campo Grande/MS

Investimento: Gratuito