Especialistas, empreendedores e representantes dos setores público e privado participaram, nessa terça-feira (2) e quarta-feira (3), do 1º Fórum MS Sustentável, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Promovida pela Du Bem Sustentável, startup dedicada à transformação de resíduos em soluções, o evento contou com o apoio do Sebrae/MS e promoveu diálogos sobre práticas inovadoras, economia verde e soluções que unam desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental.
Ao destacar o papel do Sebrae/MS na promoção da sustentabilidade, o conselheiro da instituição e secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, destacou que o evento é uma oportunidade de desmistificar conceitos e aproximar teoria e prática no universo empresarial. “O Sebrae/MS tem um papel fundamental nesse processo, pois consegue fazer muito bem a conexão entre o mundo teórico e a realidade das empresas e dos negócios. Esse fórum é uma excelente oportunidade para traduzir conceitos e tangibilizar como os empresários podem aplicá-los em suas empresas, gerando impactos positivos tanto para os negócios quanto para a sociedade”, ressaltou.
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e conselheira do Sebrae/MS, Camila Ítavo, também reforçou a relevância do evento ao alinhar sustentabilidade à educação e aos negócios. “Eu fico muito feliz de estarmos presentes em um evento que tem a cara e o DNA das nossas instituições. Cada vez mais não podemos pensar em negócios ou em educação sem esse caráter intensivo e inseparável da sustentabilidade, que reforça nosso compromisso com o mundo atual e com as gerações futuras”, afirmou.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, atualmente, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência e se tornou essencial para a competitividade e a sobrevivência dos pequenos negócios. “A sustentabilidade é uma prioridade mundial, e a participação do Sebrae/MS é justamente para dar acesso a capacitações, conhecimento, melhores práticas e consultorias que possam ser aplicadas no dia a dia do negócio, trazendo esse conceito para a realidade das empresas. Apoiamos o Fórum com várias atividades, para que os empreendedores conheçam caminhos que os tornem cada vez mais sustentáveis e competitivos”, pontuou.
Para a organizadora e idealizadora da iniciativa, Ana Cristina Franzoloso, proprietária da Du Bem Sustentável, também cliente do Sebrae/MS, o evento busca promover conhecimento em diferentes áreas e incentivar atitudes que gerem impacto coletivo. “A proposta do Fórum é justamente trazer informação sobre sustentabilidade em diferentes eixos — Meio Ambiente, Negócios, Saúde, Educação e Cultura — e mostrar que, a partir da informação e de atitudes individuais, como o descarte correto, mudanças significativas podem acontecer. Precisamos falar sobre pautas relacionadas a Ambiental, Social e Governança (ESG), energia, carbono, bioeconomia e educação voltada para esse futuro. Nosso objetivo é contribuir para um mundo melhor e para a qualidade de vida, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destacou Ana.
Conhecimento para quem empreende
Durante os dois dias de evento, o Fórum MS Sustentável trouxe ampla programação composta por debates, painéis temáticos, mesas-redondas e apresentações de cases de sucesso sobre sustentabilidade, bioeconomia e economia criativa. Dentro do cronograma, o Sebrae/MS marcou presença levando conhecimento por meio de painéis, consultorias e apresentação de projetos. Nessa terça-feira (2), a instituição participou do diálogo no Eixo Turismo e Negócios Sustentáveis, com o painel “O empreendedorismo no fomento da Bioeconomia: incentivo e oportunidade”, conduzido pela gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello.
“Há muita oportunidade para o empreendedorismo sustentável em Mato Grosso do Sul. Um exemplo é a bioeconomia, que transforma nossos recursos naturais em negócios e atividades econômicas sustentáveis. Quando olhamos para os conceitos da sustentabilidade e para as reflexões que ela traz, identificamos também outras oportunidades, como prestação de serviços que auxiliem as empresas a serem mais sustentáveis e gerem serviços ambientais. O empresário que consegue se atentar aos conceitos de sustentabilidade e às demandas atuais do mundo, com certeza, encontra muitas oportunidades”, expôs.
O evento também foi palco para a apresentação do programa Pró Catadores que incentiva práticas de economia circular e inclusão social. Segundo o consultor do Sebrae/MS, Saulo Menegueti, a iniciativa atende dez grupos em cidades diferentes de Mato Grosso do Sul que trabalham com reciclagem, sendo sete cooperativas e três associações. “Nosso objetivo principal é promover a melhoria socioeconômica sustentável dos catadores e catadoras, ao mesmo tempo em que geramos benefícios para as prefeituras, que têm como obrigação a gestão dos resíduos sólidos. A expectativa é que o projeto tenha continuidade em 2026 e 2027, devido às inúmeras ações de melhorias que já foram implementadas dentro das organizações e junto às prefeituras”, declarou.
Durante o evento, o Sebrae/MS também ofereceu atendimento para os empreendedores que desejam tornar a empresa mais sustentável com a implementação de boas práticas. Para mais informações sobre as ações do Sebrae e parceiros em prol da sustentabilidade, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou acesse: ms.sebrae.com.br.

